Averbação de Seguro Eletrônico – Avacorp I | Praxio - AvaWiki



Averbação de Seguro Eletrônico – Avacorp I

   Conceito

A averbação de cargas é um procedimento obrigatório segundo a legislação vigente, através do qual o responsável pela contratação do seguro da carga deve informar eletronicamente à administradora seguradora  detalhes do frete e da mercadoria que vais transportar, para que em caso de ocorrência de um sinistro com a carga, a mesma tenha a cobertura contratada na apólice de seguro.

   Quando utilizar ?

A averbação é o ato de informar à administradora seguradora os dados referentes às notas fiscais e as características das mercadorias que foram embarcadas para transporte, para que tenham a devida cobertura em caso de sinistro. Dessa forma, deve-se utilizar quando envolve transporte de mercadorias.

.

   Como fazer ?

Como Parametrizar a Administradora/Seguradora

1.  Acesse Módulo Operacional > Cadastros Básicos > Administradoras > Manutenção.

1

1.1. Selecione a administradora e clique com o botão direito e selecione a opção Configuração. Caso já possua uma configuração clique em Alterar, caso ainda não possua uma configurações clique em Incluir.

2

1.2. Na aba "3 – Seguradora"  faça o preenchimento de todos os campos.

  • ID do cliente na seguradora: Neste campo deve ser informado o seu código de cliente com a administradora.
  • Serviço averbação de seguro: Neste campo informe qual serviço de administradora será utilizado para realizar a transmissão dos dados. Podendo optar por AT&M, lembrando que se sua seguradora não possuir vinculo com nenhuma destas duas administradoras, você deve utilizar a averbação manual.
  • Usuário:Informe o usuário de integração com a administradora.
  • Senha: Informe a senha de integração com a administradora
  • Averbar CT-e / Nota Fiscal de Serviço/Coleta/CRT/Recibo: Nestes campos você poderá selecionar quais documentos irá averbar.
  • Declarar MDF-e: Neste campo é possível definir se ao gerar um MDF-e o mesmo será averbado. Lembrando que é necessário configurar o  serviço Ava-e para este tipo de averbação.
  • Quantidade de dias após emissão para averbar: Neste campo é possível informar quantos dias após a emissão é possível realizar a averbação.
  • Gravar log de tentativa de envio: Neste campo é possível ativar o log das tentativas de envio da averbação.

AVERBA

2. Após ter realizando a configuração da administradora, acesse o módulo Cadastros Básicos > Clientes, Fornecedores, etc.. > Manutenção.

4

2.1 Procure o cadastro da seguradora que será utilizada para averbar, clique com o botão direito e selecione a opção Vínculos.

5

2.2 Sobre o vínculo Administradora, clique com o botão direito e selecione a opção Configuração de Parâmetros. Caso não possua este vínculo, faça a inclusão do mesmo clicando no botão Incluir.

6

2.3 Na aba "3 - Seguradora" faça o preenchimento dos campos corretamente.

  • Código administradora: Neste campo deve ser informado o código da administradora configurado anteriormente.
  • Ambiente: Neste campos deve ser informado se as informações serão enviadas em Homologação(sem validade fiscal) ou em Produção(com validade fiscal).

7

Emissões no Avacorp I

Existem três formas distintas para gerar a Averbação Eletrônica: Averbação pelo Seguro Eletrônico, Averbação pela Impressão do Manifesto e Averbação pela Impressão do Conhecimento.

Com a Seguradora de utilização já parametrizada e aplicada na Unidade pelo qual ocorre as emissões dos documentos. Veremos nos próximos itens a aplicação da averbação no Sistema Avacorp I.

1.Os documentos que podem ser averbados são: Conhecimento, Conhecimento internacional, Nota Fiscal de Serviço, Recibo, Manifesto eletrônico (MDF-e) e Coleta.

1.1. Para averbação automática, pela Impressão do Conhecimento, acesse o caminho: Avacorp I > Operacional > Parâmetros > tela Parâmetros do Conhecimento, realize a parametrização da averbação: Emitir Averbação Direto do Conhecimento e Transmitir Averbação na Impressão, selecione a opção: Sim.

O processo abaixo é referente a quem não utiliza a configuração da emissão da averbação na impressão do Conhecimento, visto que o processo realizado abaixo foi realizado automaticamente pelo sistema no momento da impressão.

2. poderá se direcionar ao caminho: Operacional > Averbação de Seguro Eletrônico > Averbação de Seguro Eletrônico.

2.1. Para averbar um documento acesse clique no botão Incluir.

2.2. Será aberta uma nova tela, para inclusão da averbação.

2.4. Campos:

  • Cód. Administradora: Informe o código da administradora da averbação do seguro.
  • Evento: selecione a opção desejada entre Averbação ou Cancelamento.
  • Tipo: selecione o tipo de documento que será averbado.
  • Filial: será preenchido automaticamente ao selecionar o documento no campo Número.
  • Unidade: será preenchido automaticamente ao selecionar o documento no campo Número.
  • Diferenciador nº: será preenchido automaticamente ao selecionar o documento no campo Número.
  • Série: será preenchido automaticamente ao selecionar o documento no campo Número.
  • Número: informe o número do documento que contém a mercadoria.

2.5. Após preencher os campos clique em Confirmar para gravar a inclusão.

2.6. Após confirmar a transmissão dos dados, visualizará tela principal onde constará o registro da averbação. Caso esteja tudo correto, o mesmo ficará com semáforo verde de averbado.

Averbação gerada com erro

1. Em caso de erro na averbação do documento poderá se direcionar ao caminho: Operacional > Averbação de Seguro Eletrônico > Averbação de Seguro Eletrônico. A averbação com erro estará com o semáforo em vermelho.

2. Estará disponível para alterar ou excluir, para realizar a averbação do documento com erro, temos duas opções: Alterar, através do botão Alterar, poderá modificar a administradora e o evento e após poderá clicar no botão Confirmar para que o evento de averbação ocorra novamente. Ou poderá selecionar o documento desejado, e clicar no botão Transmitir, disponível nas ações.

3. após as ações descritas anteriormente, poderá visualizar o evento da averbação do documento na tela anterior.

Cancelamento da averbação

1. Poderá se direcionar ao caminho: Operacional > Averbação de Seguro Eletrônico > Averbação de Seguro Eletrônico. 

2. Clique no botão Incluir, selecione o evento de Cancelamento, após informe o documento desejado.

3. Após clique em confirmar para realizar o evento de cancelamento da averbação.

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados

  • Averbação de Documentos – AT&M e Porto Seguro

  • Top