Manual MDF-e | Praxio - AvaWiki



Manual MDF-e

   O que é ?
O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais transportados na unidade de carga utilizada, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pelo Ambiente Autorizador.
   Quando utilizar ?
O MDF-e deverá ser emitido por empresas prestadoras de serviços de transporte para prestações com conhecimento de transporte ou pelas demais empresas nas operações, cujo transporte seja realizado em veículos próprios, arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas, com emissão de nota fiscal.
   Como fazer ?

Índice:

1. Pré Requisitos para Gerar MDF-e

2. Parâmetros

3. Emissão

3.1. Transferência

3.2. Carregamento

3.3. Coleta e Distribuição

4. Dúvidas Frequentes

4.1. Como buscar MDF-e que se encontra em aberto há mais de 30 dias 

4.2. Como informar número de CIOT manualmente no manifesto

Pré-Requisitos para gerar MDF-e

Para o correto funcionamento deste processo, o EDIWS deve estar atualizado a partir da versão 13.7.1.

  • Cadastrar o tipo de rodado no cadastro de tipo de veículo
  • Cadastrar o tipo de carroceria no cadastro de carroceria de veículos.
  • Cadastrar os trajetos que os veículos irão percorrer. Clique aqui para cadastrar os trajetos
  • Cadastrar os percursos dos trajetos.
Parâmetros
1. Para começar, é necessário realizar algumas configurações. Para isso, acesse o módulo Cadastros Básicos selecionando Estrutura da Holding/ Filial/ Manutenção:

Módulo de Cadastros Básicos.

Módulo de Cadastros Básicos.

1.1. Na tela Filiais clique com o botão direito sobre a filial emissora do MDF-e e selecione a opção Configurações/ Alterar:

Alterando configurações da filial.

Alterando configurações da filial.

1.2. Ao abrir a tela Alterando Configuração da Filial, vá até a aba 2-Continuação. Nesta tela, preencha o campo Tipo de emitente MDF-e com uma das opções: Prestador de serviço de transporte: deve ser informado quando a filial é prestadora de serviço de transporte, transporta cargas de terceiros, só gera MDF-e de conhecimentos. • Não prestador de serviço de transporte: deve ser informado quando a filial não é prestadora de serviço de transporte, transporta carga própria, só gera MDF-e de notas fiscais de saída. Clique em Confirmar para concluir as alterações:

Alterando configuração da filial.

Alterando configuração da filial.

O SEFAZ não aceita emissão de MDF-e compostos por conhecimentos e notas fiscais de saída, se no manifesto existir em sua composição os dois tipos de documentos ao gerar um MDF-e o mesmo será composto de acordo com o parâmetro do Tipo de emitente MDF-e.

2. Antes de iniciar o processo, é necessário efetuar uma configuração no veículo que será utilizando no MDF-e. Para isso, acesse o módulo Cadastros Básicos e selecione a opção Veículos/Manutenção:

Módulo Cadastros Básicos.

Módulo Cadastros Básicos.

2.1. Busque o veículo a ser utilizado e clique com o botão direito selecionando a opção Alterar, ou então, clique no botão Alterar na parte inferior da tela:

Alterando veículo.

Alterando veículo.

2.2. No veículo devem ser alterados dois campos: Tipo de Veículo e Carroceria:

Alterando veículo.

Alterando veículo.

2.3. Altere os campos conforme os passos abaixo: 2.3.1. Na tela Tipos de Veículo, selecione o tipo utilizado e clique com o botão direito selecionando a opção Alterar, ou então, clique no botão Alterar na parte inferior da tela:

Alterando tipo de veículo.

Alterando tipo de veículo.

2.3.2. Ao abrir a tela Alterando Tipo de Veículo vá para a aba Parâmetros Dinâmicos e selecione no campo Tipos de Rodados o tipo desejado:

Alterando tipo de veículo,

Alterando tipo de veículo.

2.3.3. Na tela Carrocerias de Veículo selecione a carroceria do veículo e clique com o botão direito selecionando a opção Altera, ou então, clique no botão Alterar na parte inferior da tela:

Alterando a carroceria do veículo.

Alterando a carroceria do veículo.

2.3.4. Na tela Alterando Carroceria do Veículo vá para a aba Parâmetros Dinâmicos e selecione no campo Tipo de Carroceria a carroceria desejada:

Alterando a carroceria do veículo.

Alterando a carroceria do veículo.

3. Agora acesse o módulo Operacional e selecione Manifestos/ MDF-e / Manutenção:

Módulo Operacional MDF-e

Módulo Operacional MDF-e

3.1. Na tela Manifestos Eletrônicos (MDF-e) clique com o botão direito selecionando a opção Parâmetros / Empresa / Incluir:

Parâmetros Empresa MDF-e.

Parâmetros Empresa MDF-e.

3.2. Na tela Incluindo Parâmetros de Empresa preencha os campos conforme abaixo: Evento Encerramento com a opção "110112-Encerramento"; EventoCancelamento com a opção "110111-Cancelamento"; Após clique em Confirmar na tela Incluindo Parâmetros de Empresa.

Incluindo parâmetro da empresa MDF-e.

Incluindo parâmetro da empresa MDF-e.

3.3. Agora na tela Manifestos Eletrônicos (MDF-e) clique com o botão direito selecionando a opção Parâmetros / Unidade / Incluir:

Parâmetro Empresa MDF-e.

Parâmetro Empresa MDF-e.

3.4. Na tela Incluindo Parâmetros de Unidade preencha os campos conforme abaixo: Filtro por data com a opção "Emissão";  Intervalo dias, informe o quantidade de dias para apresentação dos documentos na tela Manifestos Eletrônicos (MDF-e);  Diferenciador, informe o diferenciador para emissão de MDF-e;  Série, informe a série para emissão da MDF-e;  Número do MDF-e, informe o numero inicial e o número final para emissão da MDF-e;

Incluindo parâmetro da unidade MDF-e.

Incluindo parâmetro da unidade MDF-e.

3.4.1. Ainda na tela Incluindo Parâmetros de Unidade, clique na Aba 2-Continuação e preencha os campos conforme abaixo: Emitir Eletronicamente:  Produção, deve ser selecionado quando a unidade emitir MDF-e em produção.  Homologação, deve ser selecionado quando a unidade emitir MDF-e em homologação(Não tem validade fiscal). – Não Emite, deve ser selecionado quando a unidade não emite MDF-e.  Contingência, esta opção esta fixa como "NÃO" e não pode ser alterada pelo usuário, no momento o sistema não emite MDF-e em contingência;  Quantidade de documentos por lote (emissão normal) e Quantidade de documentos por lote (emissão contingência), para estes campos deve ser informado sempre "1", devido a restrição do SEFAZ na emissão do MDF-e só é permitido o envio de um documento por lote, se houver tentativa de envio de mais de um documento por lote o mesmo será rejeitado pelo SEFAZ;  Nome do formulário, campo do agrupamento Configuração para impressão da DAMDFE, deve ser informado o caminho e o formulário a ser utilizado nas impressões em Produção e Homologação, a imagem abaixo mostra o nome do formulário padrão;  Nome do formulário, campo do agrupamento Configuração para impressão em Contingência, deve ser informado o caminho e o formulário a ser utilizado nas impressões em Produção e Homologação quando a emissão do MDF-e estiver em contingência, a opção de emissão em contingência não esta disponível atualmente como já foi mencionado anteriormente, a imagem abaixo mostra o nome do formulário padrão; Após clique em Confirmar na tela Incluindo Parâmetros de Unidade.

Incluindo parâmetro da unidade MDF-e.

Incluindo parâmetro da unidade MDF-e.

4. Agora, acesse o módulo Operacional e selecione Manifestos/ Manutenção:

Módulo Operacional.

Módulo Operacional.

4.1. Na tela Manifestos clique com o botão direito selecionando a opção Parâmetros Manifesto/ Empresa / Alterar:

Parâmetro do manifesto.

Parâmetro do manifesto.

4.2. Na tela Alterando Parâmetros de Empresa vá até a aba 3-Continuação. Nesta tela, na parte inferior, preencha os campos do agrupamento MDF-e: • O campo Gerar possui quatro opções, sendo 3 para gerar automaticamente e 1 manualmente. • O campo Transmitir possui as opções Manualmente e Automaticamente. • O campo Encerrar na chegada possui quatro opções, sendo 3 para gerar automaticamente e 1 manualmente. 4.3. Primeiramente vamos começar parametrizando a opção que a seta está apontando, Permitir alterar composição de manifesto com MDF-E esse campo tem que está selecionada a opção não, para que não deixe alterar composição de manifesto com MDF-E.

Ao Estar em Homologação ou produção esse parâmetro deve estar setado com a opção NÂO. Para que não deixe alterar a composição de um manifesto com MDF-E.

Alterando parâmetros da empresa.

Alterando parâmetros da empresa.

4.3.1. Após isso na aba 3 - Continuação, identifique o Grupo MDF-e. Ao encontrar o Grupo MDF-e selecione as opções desejadas nos campos:

  • Gerar: Selecione este campo para definir como desejas gerar o MDF-e. Podem ser as opções:
    • Manualmente: Ao selecionar está opção estará dizendo que terá que emitir MDF-e manualmente para todos os manifestos impressos.
    • Automaticamente, em todas as opções: Ao selecionar está opção estará dizendo que o MDF-e será gerado em todas as opções.
    • Automaticamente nas Saídas: Ao selecionar está opção estará dizendo que sempre que realizado uma saída será emitido um MDF-e.
    • Automaticamente nas trocas de dados: Ao selecionar está opção estará dizendo que sempre será emitido um MDF-e ao trocar dados de um Manifesto impresso.
  • Transmitir: Essa opção será preenchida automaticamente quando preenchido o campo de cima.
  • Encerrar na chegada: Informe se desejas encerrar o MDF-e em alguma das opções abaixo:
    • Manualmente: Ao selecionar está opção estará dizendo que irá encerrar o MDF-e  manualmente.
    • Automaticamente, todas as operações: Ao selecionar essa opção estará dizendo que irá encerrar em todas operações.
    • Automaticamente nas chegadas: Ao selecionar essa opção estará dizendo que irá encerrar os MDF-e quando forem dados as chegadas.
    • Automaticamente nas trocas de dados: Ao selecionar essa opção estará dizendo que irá encerrar o MDF-e quando realizado a troca de dados.
  • Obrigatório CIOT no MDF-e: Informe se deseja obrigar o CIOT no MDF-e, caso sim informe as opções:
    • Para terceiros e Agregados: Ao selecionar essa informação estará dizendo que sempre irá obrigar a ter número de CIOT quando os veículos que estão tentando emitir o MDF-e forem Terceiros ou Agregados.
    • Não: Ao selecionar está opção não estará obrigando a informação do número de CIOT.
    • Conforme configuração do sistema: Ao selecionar está opção o sistema irá olhar os parâmetros da empresa do parâmetro do PEF. Caso estejam para emitir PEF para veículos Terceiros e Agregados o sistema irá obrigar o número de CIOT na emissão do MDF-e.

Logo Após troque para aba 4 - Continuação.

aaaa

Alterando parâmetros da Empresa

4.3.1.1. Na aba 4 - Continuação, Selecione a opção desejada no campo Permitir remanifestar documentos. Após isso clique no botão Confirmar para finalizar a parametrização da empresa.

Alterando parâmetros empresa.

Alterando parâmetros empresa.

Emissão
Transferência

4.3.2. Retorne a tela Manifestos e clique com o botão direito selecionando a opção Incluir. Pode-se incluir um manifesto clicando no botão Incluir na parte inferior da tela:

Incluindo manifesto.

Incluindo manifesto.

4.3.3. Ao incluir o manifesto, preencha todos os campos da aba 1-Principal conforme necessário. Lembrando que o manifesto deverá sempre ter um trajeto, portanto deve ser preenchido também o campo Trajeto.

Incluindo manifesto.

Incluindo manifesto.

Para emissão de MDF-e é obrigatório informar um trajeto, para MDF-e com destino diferente do estado de origem de emissão é obrigatório que este trajeto contenha no mínimo uma cidade de cada estado/país que o trajeto vai cruzar, exemplo: em uma MDF-e com origem no Rio Grande do Sul e destino São Paulo, o percurso do trajeto deve conter uma cidade no RS, SC, PR e SP, pois a informação dos estados que o MDF-e esta cruzando devem ser fornecidas no XML de emissão. Para mais Informações sobre trajeto clique aqui .

4.3.4. Siga para a aba 3-Composição. Componha o manifesto conforme necessário. Após efetuar a sua composição, clique em Confirmar para concluir a inclusão do manifesto:

Compondo manifesto.

Compondo manifesto.

4.3.5. Se alterarmos novamente o parâmetro da empresa para emitir o MDF-e automaticamente, conforme a seguinte imagem, o manifesto será gerado automaticamente durante a sua saída. No campo Encerrar na chegada se for preenchido com "Automaticamente, em todas as operações", ao dar a chegada do manifesto o mesmo será encerrado automaticamente:

Alterando parâmetros da empresa.

Alterando parâmetros da empresa.

4.3.6. Crie um manifesto conforme os passos anteriores, lembrando que o manifesto deve possuir no mínimo dois documentos em sua composição. Após, clique com o botão direito e selecione a opção Impressão/ Imprimir Manifesto:

Imprimindo manifesto.

Imprimindo manifesto.

4.3.7. Após imprimir o manifesto, dê a saída do documento.Para dar a saída do manifesto, clique com o botão direito e selecione a opção "Marcador e Datas de Saída/Chegada - Saída por veículo (trajeto)":

A emissão automática do documento durante a saída ocorre tanto na saída normal como por veículo/trajeto.

Saída do manifesto por veículo.

Saída do manifesto por veículo.

4.3.8. Preencha os campos necessário para dar a saída por veículo dos manifestos e clique em Confirmar:

Ao dar a saída por veículo/trajeto são agrupados todos os manifestos do veículo selecionado que ainda não possuem data de saída.

Saída por veículo do manifesto.

Saída por veículo do manifesto.

4.3.9. Aguarde o processamento do documento eletrônico:

Aguardando processamento do documento eletrônico.

Aguardando processamento do documento eletrônico.

4.3.10. No momento em que o veículo chegar ao seu destino, poderá ser dada a chegada dos manifestos. Ao clicar com o botão direito na tela Manifestos (módulo Operacional), selecione a opção "Marcador e Datas de Saída/Chegada - Chegada por veículo (trajeto).

Chegada por veículo dos manifestos.

Chegada por veículo dos manifestos.

4.3.11. Confirme a chegada do veículo em seu destino, conforme a imagem a seguir:

Chegada do manifesto.

Chegada do manifesto.

4.3.12. Acesse o módulo Operacional selecionando Manifestos/ MDF-e/ Manutenção:

Módulo Operacional.

Módulo Operacional.

4.3.13. Na tela Manifestos Eletrônicos (MDF-e) pode ser verificada a situação do documento:

Verificando situação do documento eletrônico.

Verificando situação do documento eletrônico.

5. Para cancelar um MDF-e, acesse a tela Manifestos Eletrônicos e clique com o botão direito sobre o documento desejado selecionando a opção Cancelar:

Só é possível cancelar um MDF-e até 24 horas após a sua autorização para uso.

cancelando manifesto eletrônico.

cancelando manifesto eletrônico.

5.1. Na tela Cancelar MDF-e,  preencha o campo Observação e clique em Confirmar para cancelar o documento:

Cancelando documento eletrônico.

Cancelando documento eletrônico.

5.2. Note que a legenda do documento estará como Cancelado:

Verificando situação do documento.

Verificando situação do documento.

Carregamento

4.3.2. Retorne a tela Manifestos e clique com o botão direito selecionando a opção Incluir. Pode-se incluir um manifesto clicando no botão Incluir na parte inferior da tela:

Incluindo manifesto.

Incluindo manifesto.

4.3.3. Ao incluir o manifesto, preencha todos os campos da aba 1-Principal conforme necessário. Lembrando que o manifesto deverá sempre ter um trajeto, portanto deve ser preenchido também o campo Trajeto.

Tipo carregamento

Tipo carregamento

Para emissão de MDF-e é obrigatório informar um trajeto, para MDF-e com destino diferente do estado de origem de emissão é obrigatório que este trajeto contenha no mínimo uma cidade de cada estado/país que o trajeto vai cruzar, exemplo: em uma MDF-e com origem no Rio Grande do Sul e destino São Paulo, o percurso do trajeto deve conter uma cidade no RS, SC, PR e SP, pois a informação dos estados que o MDF-e esta cruzando devem ser fornecidas no XML de emissão. Para mais Informações sobre trajeto clique aqui .

4.3.4. Siga para a aba 3-Composição. Componha o manifesto conforme necessário. Após efetuar a sua composição, clique em Confirmar para concluir a inclusão do manifesto:

Compondo manifesto.

Compondo manifesto.

4.3.5. Com o parâmetro da empresa para emitir o MDF-e automaticamente, conforme a seguinte imagem, o manifesto será gerado automaticamente durante a sua saída. No campo Encerrar na chegada se for preenchido com "Automaticamente, em todas as operações", ao dar a chegada do manifesto o mesmo será encerrado automaticamente:

Alterando parâmetros da empresa.

Alterando parâmetros da empresa.

4.3.6. Crie um manifesto conforme os passos anteriores, lembrando que o manifesto deve possuir no mínimo dois documentos em sua composição. Após, clique com o botão direito e selecione a opção Impressão/ Imprimir Manifesto:

Imprimindo manifesto.

Imprimindo manifesto.

4.3.7. Após imprimir o manifesto, dê a saída do documento.Para dar a saída do manifesto, clique com o botão direito e selecione a opção "Marcador e Datas de Saída/Chegada - Saída por veículo (trajeto)":

A emissão automática do documento durante a saída ocorre tanto na saída normal como por veículo/trajeto.

Saída do manifesto por veículo.

Saída do manifesto por veículo.

4.3.8. Preencha os campos necessário para dar a saída por veículo dos manifestos e clique em Confirmar:

Ao dar a saída por veículo/trajeto são agrupados todos os manifestos do veículo selecionado que ainda não possuem data de saída.

Saída por veículo do manifesto.

Saída por veículo do manifesto.

4.3.9. Aguarde o processamento do documento eletrônico:

Aguardando processamento do documento eletrônico.

Aguardando processamento do documento eletrônico.

4.3.10. No momento em que o veículo chegar ao seu destino, poderá ser dada a chegada dos manifestos. Ao clicar com o botão direito na tela Manifestos (módulo Operacional), selecione a opção "Marcador e Datas de Saída/Chegada - Chegada por veículo (trajeto).

Chegada por veículo dos manifestos.

Chegada por veículo dos manifestos.

4.3.11. Confirme a chegada do veículo em seu destino, conforme a imagem a seguir:

Chegada do manifesto.

Chegada do manifesto.

4.3.12. Acesse o módulo Operacional selecionando Manifestos/ MDF-e/ Manutenção:

Módulo Operacional.

Módulo Operacional.

4.3.13. Na tela Manifestos Eletrônicos (MDF-e) pode ser verificada a situação do documento:

Verificando situação do documento eletrônico.

Verificando situação do documento eletrônico.

4.3.13.1 Para realizar a reimpressão da DAMDFE, clicar com o botão direito na tela Manifestos Eletrônicos, selecione a opção "Imprissão>Reimprimir DAMDFE".

5. Para cancelar um MDF-e, acesse a tela Manifestos Eletrônicos e clique com o botão direito sobre o documento desejado selecionando a opção Cancelar:

Só é possível cancelar um MDF-e até 24 horas após a sua autorização para uso.

cancelando manifesto eletrônico.

cancelando manifesto eletrônico.

5.1. Na tela Cancelar MDF-e,  preencha o campo Observação e clique em Confirmar para cancelar o documento:

Cancelando documento eletrônico.

Cancelando documento eletrônico.

5.2. Note que a legenda do documento estará como Cancelado:

Verificando situação do documento.

Verificando situação do documento.

Coleta e Distribuição

4.3.2. Retorne a tela Manifestos e clique com o botão direito selecionando a opção Incluir. Pode-se incluir um manifesto clicando no botão Incluir na parte inferior da tela:

Incluindo manifesto.

Incluindo manifesto.

4.3.3. Ao incluir o manifesto, preencha todos os campos da aba 1-Principal conforme necessário. Lembrando que o manifesto deverá sempre ter um trajeto, portanto deve ser preenchido também o campo Trajeto.

Tipo Coleta e Distribuição

Tipo Coleta e Distribuição

Para emissão de MDF-e é obrigatório informar um trajeto, para MDF-e com destino diferente do estado de origem de emissão é obrigatório que este trajeto contenha no mínimo uma cidade de cada estado/país que o trajeto vai cruzar, exemplo: em uma MDF-e com origem no Rio Grande do Sul e destino São Paulo, o percurso do trajeto deve conter uma cidade no RS, SC, PR e SP, pois a informação dos estados que o MDF-e esta cruzando devem ser fornecidas no XML de emissão. Para mais Informações sobre trajeto clique aqui .

4.3.4. Siga para a aba 3-Composição. Componha o manifesto conforme necessário. Após efetuar a sua composição, clique em Confirmar para concluir a inclusão do manifesto:

Composição

Composição

4.3.5. Se alterarmos novamente o parâmetro da empresa para emitir o MDF-e automaticamente, conforme a seguinte imagem, o manifesto será gerado automaticamente durante a sua saída. No campo Encerrar na chegada se for preenchido com "Automaticamente, em todas as operações", ao dar a chegada do manifesto o mesmo será encerrado automaticamente:

Alterando parâmetros da empresa.

Alterando parâmetros da empresa.

4.3.6. Crie um manifesto conforme os passos anteriores, lembrando que o manifesto deve possuir no mínimo dois documentos em sua composição. Após, clique com o botão direito e selecione a opção Impressão/ Imprimir Manifesto:

Imprimindo manifesto.

Imprimindo manifesto.

4.3.7. Após imprimir o manifesto, dê a saída do documento.Para dar a saída do manifesto, clique com o botão direito e selecione a opção "Marcador e Datas de Saída/Chegada - Saída por veículo (trajeto)":

A emissão automática do documento durante a saída ocorre tanto na saída normal como por veículo/trajeto.

Saída do manifesto por veículo.

Saída do manifesto por veículo.

4.3.8. Preencha os campos necessário para dar a saída por veículo dos manifestos e clique em Confirmar:

Ao dar a saída por veículo/trajeto são agrupados todos os manifestos do veículo selecionado que ainda não possuem data de saída.

Saída por veículo do manifesto.

Saída por veículo do manifesto.

4.3.9. Aguarde o processamento do documento eletrônico:

Aguardando processamento do documento eletrônico.

Aguardando processamento do documento eletrônico.

4.3.10. No momento em que o veículo chegar ao seu destino, poderá ser dada a chegada dos manifestos. Ao clicar com o botão direito na tela Manifestos (módulo Operacional), selecione a opção "Marcador e Datas de Saída/Chegada - Chegada por veículo (trajeto).

Chegada por veículo dos manifestos.

Chegada por veículo dos manifestos.

4.3.11. Confirme a chegada do veículo em seu destino, conforme a imagem a seguir:

Chegada do manifesto.

Chegada do manifesto.

4.3.12. Acesse o módulo Operacional selecionando Manifestos/ MDF-e/ Manutenção:

Módulo Operacional.

Módulo Operacional.

4.3.13. Na tela Manifestos Eletrônicos (MDF-e) pode ser verificada a situação do documento:

Verificando situação do documento eletrônico.

Verificando situação do documento eletrônico.

5. Para cancelar um MDF-e, acesse a tela Manifestos Eletrônicos e clique com o botão direito sobre o documento desejado selecionando a opção Cancelar:

Só é possível cancelar um MDF-e até 24 horas após a sua autorização para uso.

cancelando manifesto eletrônico.

cancelando manifesto eletrônico.

5.1. Na tela Cancelar MDF-e,  preencha o campo Observação e clique em Confirmar para cancelar o documento:

Cancelando documento eletrônico.

Cancelando documento eletrônico.

5.2. Note que a legenda do documento estará como Cancelado:

Verificando situação do documento.

Verificando situação do documento.

Dúvidas Frequentes
Como buscar MDF-e que se encontra em aberto há mais de 30 dias
Como informar número de CIOT manualmente no manifesto

Lembrando que esse processo só servirá para quando o CIOT for informado manualmente. Caso contrário não será necessário realizar esse processo. 

Caso o número de CIOT seja informado manualmente por dentro do manifesto, será necessário seguir o processo abaixo também para que seja informado a administradora responsável. 

 1. Acesse a tela de Manifesto, clique com o botão direito e selecione a opção  Outras informações > Observação  Interna e Bloqueio Desconto, Tipos, Operação e Carga. 

Opção PopUp

Outras informações > Observação Interna e Bloqueio desconto, Tipos, Operação e Carga.

1.1. Será exibida a tela de  Alterar Informações do Manifesto. Na informe os campos Número CIOT e Administradora. Lembrando que a administradora deve possuir cadastro no sistema Avacorp.

Aaa

Alterar Informação do Manifesto

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados

  • Manual Importação do XML do MDF-e
  • Manual MDF-e – Encerramento Automático
  • Manual MDFE versão 3.00
  • Cálculo de frete compra para fornecedor no manifesto de carregamento
  • Como parametrizar manifesto para calcular custo de viagem pelo maior peso?

  • Top