Manual Manifesto | Praxio - AvaWiki



Manual Manifesto

      O que é?

Processo que disponibiliza a geração de Manifesto.

      Como fazer?

Autorizações Especiais

Lembrando que para realizar esse processo abaixo deverá ter o usuário MASTER do sistema junto para que seja realizado o Login de autorização para liberar as autorizações especiais.

 1. Para liberar uma autorização especial no manifesto acesse o Módulo Operacional. Após Aperte as teclas ALT + F8. Será exibida uma tela solicitando os dados de Login e Senha do usuário MASTER, após o login será exibida o menu que habilita a opções do módulo.  Após se direcione ao menu onde se encontra a autorização especial e clique com o botão direito na mesma. Será exibido o PopUp e clique em "Autorizar". 

Liberando Autorização Especial

Liberando Autorização Especial

Ao ser autorizado podemos ver que foi adicionado automaticamente ao menu do usuário solicitante da autorização. Logo após feche o módulo do Master e realize o processo que estava sendo impedido pela fata da autorização especial.

Autorização liberada

Autorização liberada

Configurações
Parâmetros da Empresa

1. Preencha os campos conforme o necessário:

  • Permitir alterar a data de emissão: Neste campo pode ser informado se será possível ou não alterar a data de emissão do Manifesto.
  • Utilizar redes de distribuição: Neste campo é possível informar se será utilizado ou não o processo de rede de distribuição.
  • Obrigatório conferente: Neste campo é possível informar se será obrigatório ou não informar um conferente.
  • Bloquear troca de destino com data da chegada: Neste campo é possível informar se será possível ou não bloquear a alteração de destino quando já houver uma cada de chegada informada.
  • Detalhar impostos do afretamento no custo: Neste campo é possível informar se os impostos do afretamento serão detalhados nos custos dos documentos da composição.

No agrupamento Desconto:

  • Tipo de custo padrão: Neste campo pode ser informar um tipo de custo que será utilizado como padrão.

No agrupamento Aplicar Desconto Nos Tipos de Manifesto De:

  • Transferências: Neste campo é possível informar se quando for realizado um Manifesto do tipo transferência, se será aplicado ou não os descontos.
  • Coleta e distribuição: Neste campo é possível informar se quando for realizado um Manifesto do tipo coleta e distribuição, se será aplicado ou não os descontos.
  • Carregamento: Neste campo é possível informar se quando for realizado um Manifesto do tipo carregamento, se será aplicado ou não os descontos.

No agrupamento Rateio de custos do Manifesto:

  • Bloquear impressão com valores divergentes: Neste campo é possível informar se será ou não bloqueada a impressão do manifesto quando o valor do rateio dos custos do manifesto estiver diferente. *Este campo foi publicado na patch 224 dia 06/09/2017
  • Diferença máxima permitida: Neste campo é possível informar um valor máximo de divergência no rateio dos custos para permitir a impressão do manifesto. *Este campo foi publicado na patch 224 dia 06/09/2017
Parâmetros da Empresa.

Parâmetros da Empresa.

2. Preencha os campos conforme o necessário:

  • Incluir ocorrência de cancelamento nos documentos da composição do manifesto: Quando utilizado a opção Sim, ao cancelar o manifesto, caso possua CT-e em sua composição, será incluso uma ocorrência padrão de cancelamento configurada nos parâmetros do conhecimento.
Parâmetros da Empresa.

Parâmetros da Empresa.

Parâmetros da Unidade

1. Preencha os campos conforme o necessário:

  • Preencher observação para subcontratação: Permite informar se será criada ou não automaticamente as observações de Subcontratação quando o freteiro fornece Nota Fiscal de Serviço.

2. Para concluir a parametrização, clique em Confirmar.

Emissões
Manifesto de Carregamento com Afretamento

Neste  será mostrado como incluir um manifesto de carregamento com o Afretamento dentro do mesmo.

1. Acesse o módulo Operacional > Manifesto > Manutenção.

a

Módulo Operacional

1.1 Na tela principal do Manifesto, clique no botão Incluir para realizar a inclusão de um novo Manifesto.

a

Incluindo um novo manifesto.

1.2 Na tela principal do Manifesto, no campo Manifesto, deixe selecionado a opção Carregamento, informe a Origem, Destino e o Trajeto. Para que seja habilitada a aba "4 - Afretamento" é necessário informar um veículo com o tipo de frota Terceiro, demais campo preencha conforme o necessário:

a

Informando os dados do manifesto.

1.3 Na aba "3 - Composição" informe o documento que será manifestado. Neste exemplo iremos informar um Conhecimento(CT-e) como composição, portanto clique com o botão direito e selecione a opção Inserir por Seleção.

a

Informando uma composição.

1.3.1 Ao abrir o filtro, no campo Documento informe o documento que será buscado e no campo Período, informe o intervalo de datas que deverá trazer o documento.

a

Filtrando os documentos.

1.3.2 Ao abrir a tela de seleção, marque os documentos que serão vinculado como composição do Manifesto e clique no botão Confirmar.

a

Selecionando a composição do manifesto.

1.4 Na aba "4 - Afretamento" sub aba "A- Principal" informe um valor no campo Frete Contratado e clique no botão Calcular para que seja realizado o calculo do Afretamento, logo após pode ser confirmado o Manifesto clicando  no botão Confirmar.

a

Calculando o Afretamento.

1.5 Após confirmar o manifesto, clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção Impressão|Imprimir Manifesto para que o mesmo troque de númeração e seja realizado a impressão do documento.

a

Imprimindo o Manifesto.

1.5.1 Será aberta a tela de impressão, nela contém o número atual do Manifesto e o número definitivo do Manifesto e do Afretamento. Clique no botão Confirmar para realizar a impressão.

a

Imprimindo.

1.6 Após a impressão o Manifesto e o Afretamento irão aparecer na tela principal com seus números definitivos.

Para saber como emitir MDF-e clique no link Como emitir o MDF-e?

a

Manifesto e afretamento impresso.

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados


Top