Manual Manifesto | Praxio - AvaWiki



Manual Manifesto

      O que é?

Processo que disponibiliza a geração de Manifesto.

      Como fazer?

Autorizações Especiais

Lembrando que para realizar esse processo abaixo deverá ter o usuário MASTER do sistema junto para que seja realizado o Login de autorização para liberar as autorizações especiais.

 1. Para liberar uma autorização especial no manifesto acesse o Módulo Operacional. Após Aperte as teclas ALT + F8. Será exibida uma tela solicitando os dados de Login e Senha do usuário MASTER, após o login será exibida o menu que habilita a opções do módulo.  Após se direcione ao menu onde se encontra a autorização especial e clique com o botão direito na mesma. Será exibido o PopUp e clique em "Autorizar". 

Liberando Autorização Especial

Liberando Autorização Especial

Ao ser autorizado podemos ver que foi adicionado automaticamente ao menu do usuário solicitante da autorização. Logo após feche o módulo do Master e realize o processo que estava sendo impedido pela fata da autorização especial.

Autorização liberada

Autorização liberada

Configurações
Parâmetros Empresa

1. Preencha os campos conforme o necessário:

  • Permitir alterar a data de emissão: Neste campo pode ser informado se será possível ou não alterar a data de emissão do Manifesto.
  • Utilizar redes de distribuição: Neste campo é possível informar se será utilizado ou não o processo de rede de distribuição.
  • Obrigatório conferente: Neste campo é possível informar se será obrigatório ou não informar um conferente.
  • Bloquear troca de destino com data da chegada: Neste campo é possível informar se será possível ou não bloquear a alteração de destino quando já houver uma cada de chegada informada.
  • Detalhar impostos do afretamento no custo: Neste campo é possível informar se os impostos do afretamento serão detalhados nos custos dos documentos da composição.

No agrupamento Desconto:

  • Tipo de custo padrão: Neste campo pode ser informar um tipo de custo que será utilizado como padrão.

No agrupamento Aplicar Desconto Nos Tipos de Manifesto De:

  • Transferências: Neste campo é possível informar se quando for realizado um Manifesto do tipo transferência, se será aplicado ou não os descontos.
  • Coleta e distribuição: Neste campo é possível informar se quando for realizado um Manifesto do tipo coleta e distribuição, se será aplicado ou não os descontos.
  • Carregamento: Neste campo é possível informar se quando for realizado um Manifesto do tipo carregamento, se será aplicado ou não os descontos.

No agrupamento Rateio de custos do Manifesto:

  • Bloquear impressão com valores divergentes: Neste campo é possível informar se será ou não bloqueada a impressão do manifesto quando o valor do rateio dos custos do manifesto estiver diferente. *Este campo foi publicado na patch 224 dia 06/09/2017
  • Diferença máxima permitida: Neste campo é possível informar um valor máximo de divergência no rateio dos custos para permitir a impressão do manifesto. *Este campo foi publicado na patch 224 dia 06/09/2017
Parâmetros da Empresa.

Parâmetros da Empresa.

2. Preencha os campos conforme o necessário:

  • Incluir ocorrência de cancelamento nos documentos da composição do manifesto: Quando utilizado a opção Sim, ao cancelar o manifesto, caso possua CT-e em sua composição, será incluso uma ocorrência padrão de cancelamento configurada nos parâmetros do conhecimento.
Parâmetros da Empresa.

Parâmetros da Empresa.

Emissões
Manifesto de Carregamento com Afretamento

Neste  será mostrado como incluir um manifesto de carregamento com o Afretamento dentro do mesmo.

1. Acesse o módulo Operacional > Manifesto > Manutenção.

a

Módulo Operacional

1.1 Na tela principal do Manifesto, clique no botão Incluir para realizar a inclusão de um novo Manifesto.

a

Incluindo um novo manifesto.

1.2 Na tela principal do Manifesto, no campo Manifesto, deixe selecionado a opção Carregamento, informe a Origem, Destino e o Trajeto. Para que seja habilitada a aba "4 - Afretamento" é necessário informar um veículo com o tipo de frota Terceiro, demais campo preencha conforme o necessário:

a

Informando os dados do manifesto.

1.3 Na aba "3 - Composição" informe o documento que será manifestado. Neste exemplo iremos informar um Conhecimento(CT-e) como composição, portanto clique com o botão direito e selecione a opção Inserir por Seleção.

a

Informando uma composição.

1.3.1 Ao abrir o filtro, no campo Documento informe o documento que será buscado e no campo Período, informe o intervalo de datas que deverá trazer o documento.

a

Filtrando os documentos.

1.3.2 Ao abrir a tela de seleção, marque os documentos que serão vinculado como composição do Manifesto e clique no botão Confirmar.

a

Selecionando a composição do manifesto.

1.4 Na aba "4 - Afretamento" sub aba "A- Principal" informe um valor no campo Frete Contratado e clique no botão Calcular para que seja realizado o calculo do Afretamento, logo após pode ser confirmado o Manifesto clicando  no botão Confirmar.

a

Calculando o Afretamento.

1.5 Após confirmar o manifesto, clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção Impressão|Imprimir Manifesto para que o mesmo troque de númeração e seja realizado a impressão do documento.

a

Imprimindo o Manifesto.

1.5.1 Será aberta a tela de impressão, nela contém o número atual do Manifesto e o número definitivo do Manifesto e do Afretamento. Clique no botão Confirmar para realizar a impressão.

a

Imprimindo.

1.6 Após a impressão o Manifesto e o Afretamento irão aparecer na tela principal com seus números definitivos.

Para saber como emitir MDF-e clique no link Como emitir o MDF-e?

a

Manifesto e afretamento impresso.

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados


Top