Como emitir uma Carta de Correção Eletrônica de CT-e? | Praxio - AvaWiki



Como emitir uma Carta de Correção Eletrônica de CT-e?

   O que é ?

A carta de correção eletrônica é a correção de erros verificados após a emissão do CT-e que não seja possível realizar o cancelamento.

   Quando utilizar ?

Deve-se utilizar este processo quando for necessário informar correções em Conhecimentos já emitidos, onde não possa ser feito o cancelamento.

   Como fazer ?

Para o correto funcionamento do processo de emissão do CT-e versão 2.0, o EDIWS deve estar atualizado a partir da versão 14.5.0, disponível na patch 035 e o AvaCorpVirtual deve estar atualizado a partir da versão 14.4.1 disponivel na patch 033 ambos da versão 11.3. 

Antes de emitir uma Carta de Correção Eletrônica de CT-e verifique se o processo descrito no manual Como Emitir CT-e na Versão 2.0? foi realizado, sem isso não é possível emitir uma CC-e de CT-e.

1. Para começar acesse o módulo Operacional/ Cartas de Correção/ Manutenção:

Módulo Operacional.

Módulo Operacional.

 1.1. Na tela Cartas de Correção clique com o botão direito selecionando a opção Parâmetros/ Unidade/ Alterar.

Tela de cartas de correção.

Tela de cartas de correção.

1.2. Ao abrir a tela Alterando Parâmetros de Unidade clique na aba 3 – CC-e, selecione o tipo de documento Conhecimento e clique com o botão direito selecionando a opção Alterar, ou então clique no botão Alterar na parte inferior da tela.

Alterando parâmetros de unidade.

Alterando parâmetros de unidade.

1.3. Na tela Alterando Parâmetros de CC-e, preencha os campos conforme orientado abaixo:

Emitir: para emissão de CC-e de CT-e este campo deve esta preenchido com uma das opções de emissão eletrônica que são, Produção, Homologação ou Homologação paralelo papel.

• Correção por campo:  este campo é preenchido automaticamente, quando o campo Tipo de documento é = 6 (Conhecimento) e o campo Emitir é = Produção, Homologação ou Homologação paralelo papel o campo Correção por campo será = Sim, quando os campos Tipo de documento e Emitir forem diferentes do citado anteriormente o campo Correção por campo será = Não.

Quantidade de Documentos por lote (emissão normal): devido a CC-e de CT-e utilizar envio de evento a quantidade máxima de CC-e por lotes preenchido neste campo deve ser “1”.

Confirme as alterações clicando no botão Confirmar.

Alterando parâmetro do CC-e.

Alterando parâmetro do CC-e.

2. Após efetuar a configuração, retorne a tela de Cartas de Correção e clique com o botão direito selecionando a opção Incluir, ou então, clique no botão Incluir na parte inferior da tela.

Tela de cartas de correção.

Tela de cartas de correção.

2.1. Ao incluir a carta de correção, preencha o campo Tipo de documento com a opção “Conhecimento” e em seguida busque o documento no campo Número clicando duas vezes no mesmo, ou clicando no botão Botao_lockup ao seu lado.

Incluindo carta de correção.

Incluindo carta de correção.

2.2. Ao abrir a tela Conhecimentos busque o documento, selecione-o e clique no botão Selecionar na parte inferior da tela.

O Conhecimento deve estar impresso, autorizado e não cancelado para ser utilizado na carta de correção eletrônica de CT-e.

Tela de Conhecimentos.

Tela de Conhecimentos.

2.3. Após selecionar o documento siga para a aba 2-Itens. Nela clique com o botão direito selecionando a opção Incluir, ou então, clique no botão Incluir na parte inferior da tela.

Incluindo carta de correção.

Incluindo carta de correção.

2.4. Ao incluir o item, preencha o campo Correção, para isso clique duas vezes no campo ou selecione o botão Botao_lockup ao lado do campo.

Incluindo item na carta de correção.

Incluindo item na carta de correção.

O processo a seguir é obrigatório para o CT-e 2.0, o Sefaz obriga a seleção da TAG que esta sendo realizada a correção pelo CC-e.

2.5. A tela Tipo de Correção será aberta, nela deve ser selecionada a tag que será corrigida pela carta de correção eletrônica do CT-e 2.0.

Ex: se a correção pretendida é no Bairro do remetente, deve-se selecionar o registro de Bairro do grupo enderReme ao qual o campo de alteração será o xBairro, em resumo deve-se selecionar o registro (tag) correspondente a correção desejada.

seleção de registro (tag) de correção.

seleção de registro (tag) de correção.

Somente as tags que o campo Permite Alterar é = Sim podem ser corrigidas na CC-e, as que não são permitidas estão como inativas e o campo Permite Alterar esta como Não.

 2.6. Selecionado o campo Correção de acordo com o exemplo, os campos Grupo campo e Campo serão preenchidos com os dados do item de correção, o campo Descrição será habilitado, nele deve ser informado o nome do bairro do endereço do remetente para correção, após clique no botão Confirmar.

Incluindo item na carta de correção.

Incluindo item na carta de correção.

Alguns campos da tela Incluindo Item da carta de correção são habilitados de acordo com o campo Tipo Campo do Item selecionado no campo Correção, pegando como exemplo o item que utilizamos anteriormente, voltando a tela Tipos de Correção na coluna Tipo Campo o valor do registro selecionado é Alfanumérico, quando este campo é Alfanumérico o campo Descrição da tela Incluindo Item é habilitado.

Valor Tipo Campo do registro.

Valor Tipo Campo do registro.

Abaixo relação de campos habilitados de acordo com o valor do campo Tipo Campo da tela Tipos de Correção:

Tipo Campo = Numérico: habilita campo Valor da tela Incluindo Item;

Tipo Campo = Alfanumérico: habilita campo Descrição da tela Incluindo Item;

Tipo Campo = Data: habilita campo Data da tela Incluindo Item;

Tipo Campo = Horário: habilita campo Hora da tela Incluindo Item;

Tipo Campo = Data e Hora: habilita os campos Data e Hora da tela Incluindo Item;

O preenchimento dos campos citados acima, quando habilitados, é obrigatório para emissão de CC-e do CT-e 2.0.

Alguns grupos de campos do schema XML se repetem na emissão, um exemplo é o Grupo Campo infNF, que é responsável pelo envio das informações das notas da composição do conhecimento, digamos que em um conhecimento existe 3 notas fiscais em sua composição, na emissão do XML para o Sefaz é criado o Campo Grupo infNF 3 vezes, cada uma com os dados de uma nota fiscal, como neste grupo existem vários campos vamos pegar como exemplo o Campo nDoc.

Seleção de registro (tag) correção.

Seleção de registro (tag) correção.

Quando o item de correção do Campo nDoc do Grupo Campo infNF for selecionado para correção será aberta a tela Visualizador de XML, nesta tela clique no registro a ser corrigido e com o botão direito clique na opção Selecionar.

Seleção de valor para correção.

Seleção de valor para correção.

Ao selecionar o valor a ser alterado note que o campo Sequência na lista é preenchido com a sequencia do valor selecionado do schema XML, este valor é iniciado em “0”, no caso do nosso exemplo selecionamos o 2º registro da tela Visualizador de XML, como inicia em “0” o nosso registro é a sequência “1”.

O campo Conteúdo de emissão deve apresentar o valor do registro selecionado na tela Visualizador XML.

O campo Conteúdo CC-e deve apresentar o valor da ultima carta de correção emitida para o mesmo documento, Grupo Campo, Campo e Sequência da lista.

Os campos Sequência na lista, Conteúdo de emissão e Conteúdo CC-e serão habilitados somente quando o registro (tag) a ser corrigido esteja em um Grupo Campo que possa ter mais de um registro de acordo com o schema XML.

Vistos os passos acima, informe o valor de correção, no nosso exemplo preencha o campo Descrição e clique no botão Confirmar.

Incluindo item na carta de correção.

Incluindo item na carta de correção.

2.7. Confirme a inclusão da carta de correção eletrônica clicando no botão Confirmar.

Incluindo carta de correção.

Incluindo carta de correção.

3. Agora retorne a tela Cartas de Correção, clique com o botão direito sobre a carta inclusa anteriormente e selecione a opção Impressão/Imprimir.

Imprimindo carta de correção.

Imprimindo carta de correção.

 3.1. Na tela Imprimir Carta de Correção informe o numero inicial e final se necessário e clique no botão Confirmar.

Imprimindo carta de correção.

Imprimindo carta de correção.

3.2. Aguarde a impressão do relatório, o processamento da carta de correção eletrônica do CT-e irá ocorrer automaticamente na impressão da mesma.

4. Ao finalizar o processo de impressão e processamento de carta de correção eletrônica do CT-e , a mesma será atualizada para a situação Autorizada (cor Verde).

CC-e de CT-e autorizada.

CC-e de CT-e autorizada.

 4.1. Para consultar a situação da emissão da CC-e de CT-e clique com o botão direito  sobre a mesma selecionando a opção Consultar ou então clique no botão Consultar.

Consultando carta de correção eletrônica de CT-e.

Consultando carta de correção eletrônica de CT-e.

4.2. Para verificar se a carta de correção eletrônica de CT-e foi processada consulte o documento e selecione a aba 3 – CC-e.

Consultando lote de carta de correção.

Consultando lote de carta de correção.

5. O evento da CC-e de CT-e pode ser consultado no conhecimento, para isso selecione menu Vendas/ Menu Privado/ Conhecimento/ Manutenção.

Módulo Vendas.

Módulo Vendas.

5.1. Na tela Conhecimentos selecione o documento que foi emitido a CC-e de CT-e e com o botão direito do mouse selecione a opção CTe/ Eventos/ Manutenção.

Consultando evento de carta de correção.

Consultando evento de carta de correção.

Na tela de Eventos podem ser visualizados todos os eventos de carta de correção e cancelamento do CT-e selecionado.

Consultando evento de CT-e.

Consultando evento de CT-e.

6. Para consultar a situação da CC-e clique com o botão direito na tela Cartas de Correção e selecione a opção Legenda/ Situação CC-e.

Verificando legenda de situação da CC-e.

Verificando legenda de situação da CC-e.

7. Em caso de alteração do schema XML por parte do Sefaz, existe a possibilidade de importar as tag’s novamente realizando a atualização das mesmas, para isso acesse o módulo Operacional/ Menu Privado/ Cadastros Básicos/ Tipos de Correção/ Manutenção.

Módulo Operacional.

Módulo Operacional.

7.1. Na tela Tipos de Correção selecione com o botão direito a opção Importar Campo.

Importando campos de tipo de correção.

Importando campos de tipo de correção.

7.2. Na tela Importar Campos,  no campo Selecionar Documento informe Conhecimento e confirme.

Importando campos de tipo de correção.

Importando campos de tipo de correção.

Aguarde a mensagem abaixo que confirma o termino da importação e pronto as tag’s de tipo de correção estão atualizadas.

Importação concluída.

Importação concluída.

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados


Top