Tabela de frete Orientada – Modelo 8 | Praxio - AvaWiki



Tabela de frete Orientada – Modelo 8

   O que é?

Realizar os rateios de frete de remetentes diversos para um único destinatário, permitindo eliminar processos manuais de cálculos de frete.

   Quando utilizar?

As tabelas podem ser configuradas de inúmeras maneiras; devem ser ajustadas de acordo com o tipo de negócio da empresa. Tabelas de fretes ORIENTADAS, utilizamos somente em casos muito especiais, indicado somente para cargas completas e de regra muito variada. As tabelas automáticas funcionam 100% sem a intervenção do usuário, este tipo de tabela o usuário emissor do CTe nem fica sabendo na hora de emitir o CTe, simplesmente o sistema calcula tudo AUTOMATICAMENTE.

   Como fazer?

1. Para criar a tabela, acesse: Módulo Comercial/ Tabela de Frete/ Manutenção.

1

2. Clique com o botão direito do mouse e acesse Incluir, abrirá a tela de inclusão de tabela, onde usuário além de incluir uma nova tabela de frete, também poderá realizar toda a manutenção das tabelas de fretes, reajustes, etc.

2

2.1. Definições dos campos da aba 1-Principal.

Filial: Código da filial. O sistema sugere a filial inicializada na abertura do sistema pela Ficha de Login. Se a Tabela se referir a uma outra Filial, esta pode ser alterada utilizando o Botão de Busca à direita do campo, ou mediante um duplo clique com o botão esquerdo do mouse no campo Filial.
Unidade: Código da Unidade. O sistema sugere a unidade inicializada na abertura do sistema pela Ficha de Login. Se a tabela se referir a uma unidade diferente da atual, pode ser escolhida uma nova unidade pelo Botão de busca ou por um duplo clique no campo Unidade deste formulário.
Código: Código da Tabela de Frete. Código automaticamente numerado pelo Sistema com base nos registros já cadastrados no Banco de Dados.
Versão: Identificador de controle das diversas Tabelas de Fretes, permitindo executar uma seleção por versão no momento do cálculo ou da parametrização do cálculo do frete.
Vigência: Campo no formato data que determina o início de vigência desta tabela, subentendendo-se que podemos conviver com diversas tabelas com vigências diferenciadas.
Tabela: Escolha pelo controle Drop Combo ente as opções Automática e Orientada.
Uma tabela Automática busca automaticamente nas cidades de Origem e Destino, as opções de peso, valores por tonelada e demais componentes do cálculo do frete. Todos os valores que irão compor o cálculo de fretes serão carregados automaticamente com base nas cidades de origem e destino, levando-se em conta inclusive Cidades satélite, quando for o caso.Já uma tabela Orientada abre uma janela para que as opções sejam configuradas conforme as necessidades do usuário no momento da digitação.

3

2.2. Abaixo  temos a aba 2-Origem/Destino aonde iremos cadastras a origem destino da tabela. Clique no botão Incluir para incluir uma nova origem x destino.

4

2.2.1. Abaixo temos um exemplo de tabela onde a Origem é por UF e Destino por UF.

6

2.2.2. Para incluir ou alterar uma nova faixa selecione a aba 4-Faixas e depois clique no botão Incluir para incluir uma nova faixa ou Alterar para alterar uma faixa existente.

7

2.2.2.1. Na aba 1-Principal temos um exemplo de uma tabela.

Calcular por: Usamos como padrão para cálculo do frete valor fixo.
Tipo faixa: Usamos como padrão para cálculo do frete quantidade.
Valor Frete: Usaremos o valor de R$ 6.000,00 para realizar o rateio entre os cte emitidos

8,

 

2.3. Após confirmar e retornar a tela de inclusão da tabela de frete, acesse a aba 6 – Regras Especiais,  a regra abaixo poder ser configurada de acordo com o exemplo na imagem para ratear o valor do frete pelo valor da mercadoria entre os ctes emitido.

tf
3. Após a confirmação e vinculação da tabela com o cliente/fornecedor…. Ao incluir o cte e clicar na opção calcular o sistema identifica que existe tabela de frete e calcula os valores utilizando a tabela. Após o calculo muda a opção de utilizar rateio pra SIM, veja destaques na imagem.

9 

3.1. Após emitir os CT-es que serão utilizados no rateio, clique com o botão direito do mouse em cima de algum deles e selecione a opção Ratear Conhecimentos.

10

3.2. No exemplo abaixo foi realizado o rateio do frete no valor de R$6.000.00 pelo valor da mercadoria de duas notas com valores diferentes. Após selecionar os CTes que serão usados no rateio, clique no botão Processar.

11

3.3. Após o sistema executar o rateio o valor fica rateado por CT-e.

12

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados


Top