Manual Pagamento Eletrônico de Frete – (PEF) | Praxio - AvaWiki



Manual Pagamento Eletrônico de Frete – (PEF)

   O que é?

A Lei 12.249/10 acrescentou o artigo 5º-A e seis parágrafos à Lei 11.442/07, que disciplina o transporte rodoviário de cargas. A Resolução ANTT nº 3.658, de abril de 2011, veio regulamentar os comandos legais dispostos no art. 5º-A. Por meio da resolução, a agência criou a figura da Administradora de Meio de Pagamento Eletrônico de Frete, buscando a transparência na relação das empresas contratantes de fretes de terceiros, sejam elas transportadoras ou embarcadores, com os caminhoneiros autônomos.

Ao promover um ambiente regulado e delegar à Administradora as funções de controle definidas na resolução, a ANTT pretendeu garantir, de forma eficaz, a proteção à parte hipossuficiente na relação, que é o caminhoneiro. Outra consequência de se ter um ambiente regulado é o fato da ANTT estar recebendo dados e informações estatísticos que possam servir de base para políticas públicas de desenvolvimento humano, social, econômico e técnico do setor de transporte.

   Quando utilizar?

De acordo com a regulamentação passou a existir um contrato de trabalho entre a empresa e o caminhoneiro para cada viagem contratada e cada uma delas será identificada com um código que vincula o RNTRC (Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas) da empresa contratante ao RNTRC do caminhoneiro contratado. Caberá à Administradora de Meio de Pagamento Eletrônico de Frete processar essas operações on-line. Além de receber as informações do transporte incluindo os dados do contratante, contratado, da mercadoria e do frete, a Administradora é responsável por fornecer em tempo real o CIOT (Código Identificador da Operação de Transporte); zelar pelo cumprimento do contrato de frete e fomentar a aceitação dos meios de pagamento de fretes em estabelecimentos comerciais. Cabe ainda à Administradora suspender o uso do meio de pagamento sempre que identificar indícios de uso irregular ou fraude e denunciar as ocorrências à ANTT.

   Como fazer?

PANCARY
Pré requisitos

Solicite à sua equipe de Infraestrutura para fazer a liberação do FireWall para acessar os endereços abaixo:

Em Homologação:

  • Abrir chamado e enviar as informações abaixo em anexo no chamado.
    • Informar o Banco, conta e a agência vinculadas a administradora de PEF.
    • Endereço de acesso ao ambiente de homologação da Pancary
    • Usuário de acesso ao ambiente de homologação
    • Senha de acesso ao ambiente de homologação
    • Cnpj da Pancary que será utilizado na integração (devera estar cadastrado no Avacorp)

Em Produção:

  • Abrir chamado e enviar as informações abaixo em anexo no chamado.
    • Informar o Banco, conta e a agência vinculadas a administradora de PEF.
    •  Endereço de acesso ao ambiente de produção da Pancary
    •  Usuário de acesso ao ambiente de produção
    • Senha de acesso ao ambiente de produção
    • Cnpj da Pancary que será utilizado na integração (deverá estar cadastrado no Avacorp)
Configurações e Parâmetros
Autorizações especiais - PEF

Para que não funcione as validações abaixo, essa opção deve estar disponível para o usuário de emissão do PEF, essa autorização deve ser autorizada pela direção da empresa.

as

Autorização

1. Acesse o módulo Operacional/PEF/Manutenção,  para verificar as validação caso o usuário não tenha a autorização especial.

Manutenção

Manutenção

1.1. Ao abrir a tela de Pagamento Eletrônico de Frete(PEF), clique com o botão direito e selecione a opção Valores, Modificar ou adicionais, (a validação foi feita para as duas opções).

PEF

PEF

1.2. Aparecerá a validação abaixo para que solicite o login e a senha do master ou root para que autorize essa operação.

Mensagem

Mensagem

1.3.  Caso não tenha o acesso aparecerá a seguinte mensagem abaixo.

Validação

Validação

Processo Realizado pelo manisfesto.

1.  Acesse o módulo Operacional/Manifesto/Manutenção, para realizar o mesmo processo pela tela de manifesto.

Manutenção

Manutenção

1.1. Após abrir a tela de manifesto clique com o botão direito e selecione a opção PEF/Manutenção.

PEF

PEF/Manutenção

1.2.  Abrirá a tela de PEF, clique com  o botão direito e selecione a opção Valores, Modificar ou adicionar.

asda

Modificar/Adicionais

1.3.  Ao clicar em uma das opções, ele irá fazer a validação, se tem autorização ou não, se não houver a validação ele pedirá o login e senha do usuário master ou root.

sdadsa

Master

1.4. Logo após aparecerá a mensagem abaixo.

xzdsad

Validação

Configurando o Pagamento eletrônico de Frete - PEF

1. Antes de configurar a emissão do PEF, alguns cadastros devem ser realizados. Para isso, vá até o módulo Operacional e selecione Cadastros Básicos/Administradoras/Manutenção.

Módulo Operacional.

Módulo Operacional.

1.1. Ao abrir a tela Administradoras, clique com o botão direito sobre a administradora desejada e selecione a opção Tipos de Favorecidos:

Tela de Administradoras.

Tela de Administradoras.

1.2. Ao abrir a tela Cadastro de Tipos de Favorecidos, clique com o botão direito, selecionando a opção Incluir ou então, clique no botão Incluir na parte inferior da tela:

Incluindo tipo de favorecido.

Incluindo tipo de favorecido.

1.3. Para a inclusão, preencha os campos Código Descrição com o conteúdo que você desejar. Selecione também uma opção no campo Código Interno na aba 1-Principal. Este código interno serve para informar à administradora quem é o favorecido do Pef entre ContratadoSub Contratante ou Motorista. Confirme a inclusão clicando no botão Confirmar.

Incluindo Tipo de Favorecido.

Incluindo Tipo de Favorecido.

1.4. Após realizar o cadastro de Tipo de Favorecido, volte à tela das Administradoras e clique com o botão direito sobre a tela selecionando a opção Tipos de Parcelas:

Tela de Administradoras.

Tela de Administradoras.

1.5. Ao abrir a tela Tipos de Parcelas, clique com o botão direito selecionando a opção Incluir ou então, clique no botão Incluir na parte inferior da tela:

Incluindo tipos de parcela.

Incluindo tipos de parcela.

1.6. Para incluir o tipo de parcela, preencha os campos Código Descrição com o conteúdo que você desejar. Na aba 1-Principal, preencha o campo Código Interno com uma das opções entre:  Adiantamento, Intermediário, Saldo final, Combustível e Diária e Despesa. O código interno é utilizado para informar à Administradora qual o tipo de parcela do Pef.

Incluindo tipo de parcela.

Incluindo tipo de parcela.

1.7. Após cadastrar o tipo de parcela que será utilizada no Pef, retorne à tela Administradoras e clique com o botão direito, selecionando a opção Configuração/Incluir:

Observação: O cadastro das administradoras devem possuir os respectivos códigos:

      1- Pamcary

Incluindo configuração.

Incluindo configuração.

1.8. Ao abrir a tela Configuração da Administradora, vá até a aba 1-Principal PEF e preencha os campos de acordo com as seguintes informações:

• Versão do projeto: Campo obrigatório na emissão. Neste campo deve ser informado o número do layout fornecido pela operadora.

• ID do clienteA obrigatoriedade fica a cargo da operadora, para algumas pode ser obrigatório na emissão, porém, no sistema não é obrigatório. Neste campo deve ser informado o ID do cliente emissor junto à operadora.

• Quantidade de dias para avisar antes de expirar a validade do certificado: Neste campo, informe a quantidade de dias que deseja que o sistema comece a avisar antes do certificado expirar.

• Número serial: Neste campo deve ser informado o número do certificado digital. É obrigatório quando a administradora for Pamcary. 

• Data validade: Informe a data de validade do certificado digital.

• Usuário: Deve ser informado o usuário para login no WebService da administradora.

• Senha: Deve ser informada a senha para login no WebService da administradora.

No grupo Tipo de Favorecidos informe os campos abaixo:

• Adiantamento: Campo obrigatório na emissão. Selecione um tipo de favorecido para o adiantamento já cadastrado no sistema.

• Saldo: Campo obrigatório na emissão. Selecione um tipo de favorecido para o saldo já cadastrado no sistema.

• Integração: Deve ser informada a forma de integração do sistema com a administradora. Selecione a forma de integração desejada. A administradora Pamcary possui somente a integração completa

Administradora

asad

2. Ao terminar de incluir a administradora, vá até o manifesto, e inclua um,  na aba 1-Principal, selecione a opção Coleta e Distribuição no campo Tipo. Na mesma aba, preencha também o campo Veículo/Cavalo com a placa do veículo:

O veículo deve pertencer ao proprietário configurado anteriormente.

Incluindo Manifesto.

Incluindo Manifesto.

2.1. Após preencher os campos acima, será habilitada a aba 9-PEF. Confira o preenchimento dos campos conforme as seguintes informações:

• Administradora: o campo será preenchido automaticamente, conforme administradora cadastrada.

• Os campos Tipo favorecido dos agrupamentos Adiantamento e Saldo são preenchidos automaticamente utilizando os dados informados nas configurações da administradora. Se for necessário, altere o campo.

• Os campos Forma de pagamento dos agrupamentos Adiantamento e Saldo  serão preenchidos automaticamente utilizando os dados informados nos Parâmetros Manifesto/Unidade. Se for necessário, altere o campo.

• Os campos Tipo conta, Banco, Agência e Conta dos agrupamentos  Adiantamento e Saldo serão preenchidos automaticamente utilizando os dados informados no cadastro do proprietário do veículo, e se a forma de pagamento for Depósito em conta. Se for necessário, altere o campo.

• O campo Número é preenchido automaticamente, se um dos cartões cadastrados para o proprietário do veiculo estiver como padrão, do contrário informe manualmente.

Incluindo Manifesto.

Incluindo Manifesto.

2.2. Após confirmar a inclusão do manifesto, existem duas possibilidades para Gerar Transmitir o PEF:

Possibilidade 1:

 Gerar PEF: Automaticamente na impressão do manifesto.

• Transmitir PEF: Automaticamente na impressão do manifesto ou na emissão manual. 

Selecione o registro, clique com o botão direito selecionando a opção Impressão/Imprimir Manifesto. Desta maneira, o PEF será emitido e transmitido automaticamente na impressão do manifesto:

Imprimindo Manifesto.

Imprimindo Manifesto.

Se nos parâmetros da empresa do PEF o campo Definição de TAC e equiparado PEF estiver definido como No proprietário do veículo. Validar na impressão do manifesto se as informações do cadastro e da administradora forem diferentes, será apresentada a seguinte mensagem bloqueando a impressão do documento e deixando-o com o semáforo vermelho:

Imprimindo manifesto.

Imprimindo manifesto.

Possibilidade 2: Depois de alterar o parâmetro do manifesto Empressa aba 2, para emitir e transmitir o PEF manualmente inclua e imprima o manifesto.  

• Gerar PEF: Manualmente.

• Transmitir PEF: Manualmente.

Selecione o registro, clique com o botão direito selecionando a opção PEF/ Emitir:

Gerando PEF.

Gerando PEF manualmente.

2.3. Após gerar o PEF manualmente, selecione o registro novamente e clique com o botão direito selecionando a opção PEF/Transmitir:

Transmitindo PEF manualmente.

Transmitindo PEF manualmente.

3. Após transmitir o PEF, acesse o módulo Operacional selecionando PEF/Manutenção:

Módulo Operacional.

Módulo Operacional.

3.1. Para verificar a situação do PEF junto a administradora, na tela Pagamentos Eletrônicos de Frete (PEF), clique com o botão direito e selecione a opção Legendas/Situação.

Verificando legenda de situação.

Verificando legenda de situação.

Relação de Legendas:

Pendente: Não enviado para administradora.

Em aberto: Foi enviado porém não teve retorno da administradora.

Finalizado: A viagem foi encerrada com todas as parcelas pagas.

Ativo: Quando a viagem está ativa mas ainda está pendente de finalização/pagamentos.

Cancelado: Cancelado na administradora.

3.2.  Para verificar a situação da emissão do PEF para a administradora clique com o botão direito na tela Pagamentos Eletrônicos de Frete (PEF) e selecione a opção Legendas/Situação Transmissão.

Verificando legenda de situação.

Verificando legenda de situação.

4. Também é possível emitir o Pagamento Eletrônico de Frete na saída de veículos. Para isso, acesse o módulo Operacional e selecione Manifestos/Manutenção:

Módulo Operacional.

Módulo Operacional.

41. Na tela Manifestos clique com o botão direito selecionando a opção Parâmetros Manifesto/Unidade/Alterar:

Alterando parâmetros do manifesto.

Alterando parâmetros do manifesto.

4.2. Na tela Alterando Parâmetros de Unidade, vá até a aba 4-Continuação. Nesta aba, o parâmetro Utilizar trajeto agrupando em viagem deve estar configurado com a opção Sim. Clique em Confirmar para gravar as alterações:

Alterando parâmetros da Unidade.

Alterando parâmetros da Unidade.

5. Utilizando o parâmetro acima, ao incluir o manifesto a aba PEF não será apresentada. Preencha a aba 1-Principal com as opções desejadas:

Obs.: Somente é gerada viagem de manifestos de Transferência, Carregamento e Vazio.

Inserindo manifesto.

Inserindo manifesto.

5.1. Na aba 2-Continuação, preencha o campo Trajeto com o trajeto a ser utilizado na viagem do veículo:

Incluindo manifesto.

Incluindo manifesto.

5.2. Na aba 3-Composição, componha todos os documentos desejados no manifesto:

Incluindo manifesto.

Incluindo manifesto.

6. Após incluir e imprimir o manifesto, é necessário incluir o Afretamento. Para isso, acesse o módulo Operacional selecionando a opção Afretamentos/Manutenção:

Módulo Operacional.

Módulo Operacional.

6.1. Inclua o afretamento. Na aba 1-Principal, preencha os campos necessários para a inclusão do mesmo:

Incluindo afretamento.

Incluindo afretamento.

6.2. Na aba 2-Continuação, serão apresentados os manifestos criados com o veículo informado na aba anterior. Se for necessário incluir mais algum, pode ser feito através do botão Incluir. Calcule o frete do afretamento e clique em confirmar para finalizar a inclusão:

Incluindo afretamento.

Incluindo afretamento.

6.3 Após incluir e imprimir o afretamento, vá até a tela de Manifesto e clique com o botão direito selecionando a opção Marcador e datas de Saída - Chegada/Saída por veículo (trajeto):

Saída de veículos.

Saída de veículos.

6.4. Na tela Saída do Veículo informe a placa do veículo e no campo Trajeto o trajeto utilizado no manifesto:

Saída de veículo.

Saída de veículo.

6.4. Na aba 2-PEF informe os dados necessários para a geração do PEF e clique em Confirmar para dar a saída no veículo:

O PEF será gerado no momento da saída do veículo.

Saída do Veículo.

Saída do Veículo.

7. Para efetuar o pagamento dos títulos gerados, acesse o módulo Financeiro selecionando a opção Contas a Pagar/Manutenção:

Módulo Financeiro

Módulo Financeiro

7.1. Pagamentos de títulos relativos a PEF com integração Somente emissão de CIOT podem ser pagos como um título normal, pois a comunicação com a administradora é realizada externamente.

Realizando pagamento do PEF somente CIOT.

Realizando pagamento do PEF somente CIOT.

7.2. Para efetuar o pagamento de PEF com integração Completa (Pamcary), é necessário realizar a alteração da situação do PEF. Por isso, selecione o título relativo ao PEF e clique com o botão direito selecionando a opção PEF/Alterar Situação:

Alterar situação

Alterar situação

7.3. Ao abrir a tela Alterar situação do PEF, o campo estará preenchido com a opção Pendente. Altere o campo selecionando a opção Liberada e confirme clicando no botão Confirmar:

Alterando situação do PEF

Alterando situação do PEF

7.4. Após alterar a situação da parcela, é possível realizar o pagamento. Selecione os títulos desejados e clique com o botão direito do mouse selecionando a opção PEF/Pagamento:

Realizando pagamento do PEF completo.

Realizando pagamento do PEF completo.

7.5. Ao abrir a tela Autorização para Pagamento de PEF informe os dados para o pagamento e clique em Confirmar:

Realizando pagamento do PEF.

Realizando pagamento do PEF.

Configurando Parâmetro do tipo de Efetivação de Parcela

1. Para configurar o parâmetro Tipo de efetivação da parcela de agregado, com as opções ‘Manual’ e ‘Automático’. Por padrão o parâmetro segue como já funciona hoje, Automático e quando o parâmetro for setado para ‘Manual’, a parcela se comporta como se fosse originada de um PEF terceiro, tendo que ser liberada e efetivada/paga.

Manutenção

Manutenção

 1.2. Selecionar a administradora e clicar com o botão direito em Configurações/Alterar.

Alterar configuração Administradora

Alterar configuração Administradora

 1.3.  Abrirá  a seguinte tela abaixo, na mesma selecione o parâmetro

AutomaticaParcela

Automático

1.4. Podemos ver no site da RoadCard que as parcelas estão vindo já com efetivação automática de acordo com o parâmetro configurado acima.

Após ter alterado o parâmetro e emitir e pagar o PEF, podemos ir até o site da ROADCARD e verificar o tipo de efetivação da parcela

Pancary

Pancary

1.5.  Ao alteramos a configuração da administradora para Manual e emitirmos o PEF, ele virá com a situação de Efetivação: Manual.

Parcela Manual

Parcela Manual

1.6. Podemos ver no site da RoadCard a situação da parcela, nesse caso ela está com a efetivação como Manual de acordo como configurado no parâmetro acima.

Após ter alterado o parâmetro e emitir e pagar o PEF, podemos ir até o site da ROADCARD e verificar o tipo de efetivação da parcela

Manual

Manual

Parametrização da Administradora - Manifesto - PEF - Vínculos

1. Antes de iniciar o processo de emissão de PEF, é necessário realizar alguns cadastros e parametrizações. Para isso acesso o módulo Operacional selecionando Cadastros Básicos/Administradoras/Manutenção:

Módulo Operacional.

Módulo Operacional.

1.1. Ao abrir a tela Administradoras clique sobre o registro da administradora, logo após, clique com o botão direito selecionando a opção Configuração/Incluir/Alterar:

Administradora de PEF

Administradora de PEF

1.1.1. Ao abrir a tela Incluindo Configuração da Administradora, na aba 1- Principal PEF, preencha os campos conforme as orientações a seguir:

• Código: este campo já estará preenchido com o código da administradora;

• Versão do projeto: Preenchimento obrigatório. Deve ser preenchido com o número do layout fornecido pela administradora;

• Número serial: Neste campo deve ser informado o número do certificado digital. É obrigatório quando a administradora for Pamcary.

• Data validade: Informe a data de validade do certificado digital.

• ID do cliente: Preenchimento obrigatório. A informação a ser preenchida neste campo é fornecida pela administradora. Existe um token para emissão em homologação e outro para produção. Fique atento ao preenchimento deste campo;

• Usuário: Preenchimento obrigatório. Deve ser informado o usuário para login no WebService da administradora;

• Senha: Preenchimento obrigatório. Deve ser informado a senha para login no WebService da administradora;

• Adiantamento: Preenchimento obrigatório. Informe o favorecido padrão para o Adiantamento;

• Saldo: Preenchimento obrigatório. Informe o favorecido padrão para o Saldo;

• Integração: Preenchimento obrigatório. A administradora Apisul possui a modalidade de emissão Completa e Somente emissão de CIOT. Selecione a forma de integração desejada.

• Gerar contas a pagar composto: Preenchimento obrigatório. Selecione a opção Sim se deseja que ao incluir o título no contas a pagar o mesmo seja composto automaticamente.

sasa

Configuração Administradora

2. Agora é necessário realizar as configurações do cadastro da Administradora. Acesse o módulo Cadastros Básicos selecionando Clientes, Fornecedores, etc.../Manutenção:

Módulo Cadastros Básicos.

Módulo Cadastros Básicos.

2.1. Busque o cadastro da administradora. Se ainda não a tiver cadastrado, realize o cadastro clicando no botão Incluir. Mais informações sobre como incluir um cadastro, clique aqui. Clique com o botão direito sobre o registro de cadastro da administradora e selecione a opção Vínculos:

Vinculos

Vinculos

2.1.1. Ao abrir a tela Vínculos do Cadastro clique com o botão direito selecionando a opção Incluir, ou então, clique no botão Incluir na parte inferior da tela:

Incluir vinculo da administradora.

Incluir vinculo da administradora.

2.1.2. Ao abrir a tela Incluindo Vínculo do Cadastro preencha o campo Vínculo com o código 27 - Administradora. Após clique em Confirmar para gravar as informações:

Incluindo vínculo de administradora.

Incluindo vínculo de administradora.

2.2. Após incluir o vínculo de administradora, clique com o botão direito sobre o registro e selecione a opção Configurações de Parâmetros/Incluir:

Configurando vínculo de administradora.

Configurando vínculo de administradora.

2.2.1. Na tela Incluindo Configuração de Parâmetro, na aba 1-Administradora PEF preencha os campos conforme as orientações a seguir:

• Código administradora PEF: selecione a administradora do PEF.

• Ambiente: selecione a opção de Homologação para testes iniciais, depois do processo totalmente  parametrizado poderás mudar para Produção. 

• Filial: preencha com a filial que emitirá o PEF.

• Unidade: preencha com a unidade que emitirá o PEF.

• Caixa: preencha com o caixa configurado para a filial/unidade.

Número de dias para disparar o pagamento do saldo final: Informe o número de dias para disparar o pagamento do saldo final

Permitir quitação das parcelas: Selecione se deseja permitir a quitação de parcelas.

Permitir ressalva na entrega: Selecione se deseja que ressalve na entrega

Os campos Filial, Unidade e Caixa não são obrigatórios.

Configuração

Configuração

2.9. Retorne a tela Cadastros, selecione o cadastro do proprietário do veículo e clique no botão Alterar na parte inferior da tela ou clique com o botão direito selecionando a opção Alterar.

Tela de cadastros.

Tela de cadastros.

2.10. Na tela Alterando Cadastro preencha o campo TAC ou equiparado com a opção Sim, desta forma, o proprietário do veículo poderá utilizar o PEF.

Alterando Cadastro.

Alterando Cadastro.

3. Após efetuar as configurações, acesse o módulo Operacional selecionando a opção Manifestos/Manutenção:

Módulo Operacional.

Módulo Operacional.

3.1.  Na tela Manifestos clique com o botão direito selecionando a opção Parâmetros/Manifesto/Unidade/Alterar.

Alterando parâmetros do manifesto.

Alterando parâmetros do manifesto.

3.2. Na tela Alterando Parâmetros da Unidade, vá até a aba 5-Continuação e preencha os campos Adiantamento e Saldo com a opções Cartão Depósitos em conta respectivamente. Estes valores serão preenchidos na inclusão do manifesto, porém poderão ser alterados.

Alterando Parâmetros de Unidade.

Alterando Parâmetros de Unidade.

3.3. Após a configuração da forma de pagamento padrão do PEF, retorne a tela Manifestos, clique com o botão direito e selecione a opção Parâmetros Manifesto/Empresa/Alterar.

Alterando parâmetros do manifesto.

Alterando parâmetros do manifesto.

3.4. Na tela Alterando Parâmetros de Empresa, vá até a aba 2-Continuação e defina como o PEF será gerado e transmitido conforme as seguintes informações:

• Gerar PEF : escolha entre as opções "Automaticamente na impressão do manifesto” ou “Manualmente”.

• Transmitir PEF : escolha entre as opções “ Automaticamente na impressão do manifesto ou na emissão manual do PEF” ou “Manualmente”.

Alterando Parâmetros da Empresa.

Alterando Parâmetros da Empresa.

4. Para configurar os parâmetros do PEF, acesse o módulo Operacional e selecione PEF/Manutenção:

Módulo Operacional.

Módulo Operacional.

4.1. Na tela Pagamentos Eletrônicos de Frete (PEF) clique com o botão direito e selecione a opção Parâmetros/Empresa/Alterar:

Parâmetros da empresa do PEF.

Parâmetros da empresa do PEF.

4.2. Nos parâmetros da empresa é possível definir se será emitido PEF para veículos próprios, terceiros e agregados. Também é possível definir a administradora padrão da emissão do PEF:

• Utilizar PEF para veículos próprios: selecione a opção Sim para gerar PEF para todos os veículos próprios. Selecione a opção Não para não gerar PEF para veículos próprios;

• Utilizar PEF para veículos terceiros: selecione a opção Sim para gerar PEF para todos os veículos terceiros. Selecione a opção Não para não gerar PEF para veículos terceiros. Selecione a opção Somente TAC ou equiparado PEF para gerar PEF somente para veículos terceiros cujo motorista/proprietário seja TAC ou equiparado PEF;

• Utilizar PEF para veículos agregados: selecione a opção Sim para gerar PEF para todos os veículos agregados. Selecione a opção Não para não gerar PEF para veículos agregados. Selecione a opção Somente TAC ou equiparado PEF para gerar PEF somente para veículos agregados cujo motorista/proprietário seja TAC ou equiparado PEF;

• Administradora Padrão: selecione o cadastro da administradora padrão. Desta maneira, o sistema irá sugerir a administradora configurada durante a emissão;

• Vínculo Administradora: este campo já estará preenchido com o código do vínculo da administradora, que é o 27;

• Valor frete referência: para a emissão de PEF agregado, é necessário configurar um valor inicial de frete para referência. Informe o valor de frete;

• Forma de Controle: selecione a opção desejada Automática – Validade de 30 dias ou Mensal. Utilizando a forma mensal, todo o início de mês será aberto um novo PEF, mesmo que já tenha um aberto.

Definição de TAC ou equiparado: neste campo deve ser definido de onde será buscada a definição de TAC ou equiparado do proprietário do Veículo. Ao selecionar a opção No proprietário do veículo a informação será buscada através do cadastro do proprietário. A opção Buscar na administradora ainda não foi implementada. A última opção No proprietário do veículo. Validar com administradora na impressão irá buscar a informação do cadastro do proprietário e fará a validação com a administradora (através do método do web service) no momento da impressão do manifesto. Se as informações forem diferentes, a impressão será bloqueada e o semáforo do manifesto ficará vermelho. Campo disponível somente para administradora Pamcary.

Após preencher todos os campos clique em Confirmar para gravar as informações:

Parâmetro Empresa

Parâmetro Empresa

4.3. Após, na tela Pagamentos Eletrônicos de Frete (PEF) clique com o botão direito selecionando a opção Parâmetros/Unidade/Alterar:

Parâmetros da unidade do PEF.

Parâmetros da unidade do PEF.

4.4. Nos parâmetros da unidade do PEF, na aba 1-Principal, é possível definir se a unidade emite PEF ou não. Também é possível definir os dias de intervalo para o filtro dos documentos emitidos:

Parâmetros da unidade do PEF.

Parâmetros da unidade do PEF.

4.5. Na aba 2-Impressão, é possível definir os formulários para a impressão do PEF. Clique em Confirmar para salvar as alterações:

Parâmetro da unidade

Parâmetro da unidade

Cadastro do Cartão

2. Após confirmar a configuração da Administradora, acesse o módulo Cadastros Básicos selecionando Clientes, Fornecedores, etc.../Manutenção:

Módulo Cadastros Básicos.

Módulo Cadastros Básicos.

2.6. Após incluir a configuração dos parâmetros do vínculo, deve ser realizada a inclusão dos cartões do PEF. Para isso, retorne a tela Cadastros e clique com o botão direito no cadastro do proprietário do veículo que será utilizado no manifesto selecionando a opção Cartões.

Tela de cadastros.

Tela de cadastros.

2.7. Na tela Cartões clique com o botão direito selecionando a opção Incluir, ou então clique no botão Incluir na parte inferior da tela para cadastrar um novo cartão de PEF.

Apenas os cartões cadastrados no proprietário do veículo estarão disponíveis para serem vinculados ao PEF.

Tela de Cartões.

Tela de Cartões.

2.8. Na tela Incluindo Cartão preencha os campos de acordo com as informações a seguir:

 Utilização: Para cartão de PEF selecione uma das opções PEF ou PEF e vale pedágio. Somente os cartões com esta utilização serão aceitos para o processo.

Administradora: Selecione a administradora do cartão PEF.

• CNPJ administradora: Selecione a administradora do cartão PEF.

Número cartãoPreencha o número do cartão de PEF a ser utilizado.

• Código favorecido: Selecione o favorecido do cartão de PEF,

No grupo de Parcelas:

  • Adiantamento: Selecione o favorecido que receberá o Adiantamento.
  • Saldo: Selecione o favorecido que receberá o Saldo.

 

• Padrão: Informe se o cartão é o cartão padrão ou não, selecionando a opção Sim ou Não, só pode haver um cartão padrão por usuário, este será informado automaticamente na inclusão de um manifesto ao informar a placa do veículo.

 Obs. Os campos Código do responsável, Código Favorecido, CNPJ Administradora e Administradoras, todos os que forem selecionados para os tais campos devem estar cadastrados no AvaCorp. O cadastro deve estar completo, caso esteja faltando algo será rejeitado pela administradora.

pef

Administradora

Emissões
Manifesto
Veículo Terceiro
Manifesto com CTE

1.1. Após ter feito a parametrização do PEF para Manifesto com Veículos Terceiros, primeiramente emitiremos o PEF configurando a emissão e transmissão (nos parâmetros da empresa do manifesto) manualmente:

Configuração de empresa do Manifesto.

Configuração de empresa do Manifesto.

1.2. Ao incluir o manifesto para o veículo terceiro, note que após o preenchimento dos campos Veículo/Cavalo Motorista o campo Pagamento eletrônico frete ficará preenchido com Sim. Após preencher os campos necessários na primeira aba, siga para a aba 3-Composição:

Incluindo Manifesto

Incluindo Manifesto

1.3. Na aba 3-Composição faça a inclusão dos documentos da composição do manifesto: Logo após clique na aba 4 - Afretamento.

Incluindo Manifesto

Incluindo Manifesto

1.4. Siga para a aba 4-Afretamento para realizar o preenchimento dos valores contratados e logo após faça o cálculo do mesmo: Siga para aba 9- PEF.

Incluindo Manifesto

Incluindo Manifesto

 

1.5. Após calcular os valores do afretamento, siga para a aba 9-PEF. Nesta aba devem ser preenchidas as informações sobre o pagamento do frete:

Note que os campos Tipo Favorecido, Forma de pagamento Cartão/Dados Bancários serão preenchidos com as informações padrões que foram cadastradas anteriormente. Após conferir e preencher os campos necessários, clique em Confirmar:

Segue exemplo de valor buscado pela administradora, após gerado o valor deverá voltar na aba 4 - Afretamento e calcular o mesmo novamente.

Manifesto

Manifesto

1.6. Após confirmar a inclusão do manifesto, é necessário imprimir o documento. Clique com o botão direito no registro desejado e selecione a opçãoImpressão/Imprimir Manifesto:

Incluindo Manifesto

Incluindo Manifesto

1.7. Na tela Imprimir Manifesto clique no botão Confirmar:

Incluindo Manifesto

Imprimir Manifesto

1.8. Após imprimir o manifesto e o afretamento, precisamos emitir o PEF. Conforme configurado nos parâmetros da empresa do manifesto, a emissão será manual. Clique com o botão direito selecionando a opção PEF/Emitir:

Este processo somente realiza a criação do registro do PEF.

Manifesto

Emitindo PEF

1.9. Após emitir o PEF, é necessário transmitir o mesmo. Para isso, clique com o botão direito selecionando a opção PEF/Transmitir:

Este processo realiza a comunicação com a administradora e a geração do CIOT.

Transmitir PEF

Transmitir PEF

1.10. Após realizar a transmissão do PEF, o sistema informará a mensagem abaixo. Para prosseguir, basta clicar em OK.

Processando

Processando

1.11. Após realizar a emissão e transmissão do PEF, ao consultar o manifesto na aba 9-PEF, é possível verificar o Número do CIOT gerado:

Incluindo Manifesto

Consultando Manifesto

1.12. Para consultar o registro de PEF gerado acesse o módulo Operacional selecionando  PEF/Manutenção:

PEF

PEF

1.13. Ao abrir a tela Pagamentos Eletrônicos de Frete clique com o botão direito selecionando a opção Consultar ou então clique no botão Consultar na parte inferior da tela:

Consultar

Consultar

1.14. Ao consultar o PEF podemos verificar a forma de emissão, que neste caso foi Somente emissão de CIOT, a forma de pagamento junto com as informações do cartão/conta bancária utilizada, a administradora, o número do CIOT, entre outras informações:

Consultando PEF

Consultando PEF

1.14.1. Para selecionar os documentos origens do documento de Pagamento eletrônico de Frete (PEF) bastar dar um clique com o botão Direito/Documento Origem:

Documento Origem

Documento Origem

1.14.2. Vejamos o documento origem do PEF.

Documento de Origem

Documento de Origem

Emitir Manifesto com o parâmetro da empresa como Gerar PEF e Transmitir PEF de forma automática na impressão do manifesto.

1.15. Agora, veremos como gerar o PEF automaticamente na impressão do manifesto. Para isso os parâmetros da empresa do manifesto devem estar conforme a imagem abaixo:

Parâmetro manifesto PEF

Parâmetro manifesto PEF

1.16. Após inserir o manifesto, conforme mostrado nos passos anteriores, clique com o botão direito selecionando a opção Impressão/Imprimir para realizar a impressão e posterior emissão e transmissão do PEF:

Imprimindo Manifesto para gerar PEF automatico

Imprimindo Manifesto para gerar PEF automatico

1.17. Ao confirmar a impressão do manifesto, o sistema irá realizar automaticamente os processos de emissão de transmissão do PEF. Ao ser apresentada a mensagem abaixo, o CIOT já terá sido gerado. Basta clicar em OK para prosseguir:

Lembrando que foi processado tudo automaticamente por termos configurado o parâmetro anteriormente.

Concluido

Concluído

Manifesto com Coleta
Coleta sem Nota Fiscal
Parâmetros
1.  Para pode incluir uma coleta sem nota fiscal ou sem item, deve  parametrizar  o sistema antes de realizar a operação. Para isso siga os passos abaixo.

Manuteção

Manutenção

1.1.  Abrirá a tela de Coletas  na mesma clique com o botão direito e selecione a opção  Parâmetros/Empresa/Alterar.

Parâmetro Empresa

Parâmetro Empresa

1.1.1. Abrirá a tela de Alterando Parâmetro de Empresa, na mesma informe nos campos  utilizar itens: NÃO e Utilizar Notas Fiscais: Não.

Após isso clique em Confirmar e siga os próximos passos abaixo.

Parâmetro empresa

Parâmetro empresa

1. Para emitir uma coleta pra vincular em um manifesto que possuirá pagamento eletrônico de frete (PEF).

Manutenção

Manutenção

1.1.  Ao Abrir a tela de Coletas, clique com o botão direito e selecione a opção Incluir ou clique no botão que se encontra na parte de baixo da tela.

Inlcuir

Inlcuir

1.2. Na tela de Inclusão informe o os campos obrigatórios mostrado na tela abaixo.

Deve ser preenchido os campos de RemetenteDestinatário para que a coleta seja vinculada a um manifesto com pagamento eletrônico de frete.

  • Remetente: Digite o CNPJ do remetente da coleta para poder passar para o próximo campo. 
  • Destinatário: Digite o CNPJ do destinatário da coleta para poder passar para o próximo campo.

Caso deseja preencher outros campos e preencha  e siga os passos abaixo.

Incluindo

Incluindo

1.3.  Ao clicar na aba 2 - Continuação, preencha a placa do veículo configurada para PEF, os outros campos do grupo veículo serão preenchidos automatico dependendo da configuração do veículo. Se necessário poderá preencher mais campos.

Coleta

Coleta

1.4. Na aba 3 - Continuação informe o trajeto da coleta e se necessário informe os  outros dados, após isso clique na aba 4 - itens 

Incluindo

Incluindo

1.5. Na aba 4 - Itens, clique com o botão direito em incluir e inclua um item para essa coleta, feita isso após confirmar o item clique na aba 5 - Notas Fiscais.

Incluindo

Incluindo

1.6. Após ir para aba 5 - Notas Fiscais, podemos verificar que não tem Nota fiscal nessa coleta, sendo assim clique em confirmar e siga os passos abaixo.

Incluindo

Incluindo

1.7. Para incluir um manifesto com coleta basta seguir os passos abaixo

Manutenção

Manutenção

1.8. Ao abrir a tela de Manifesto clique com o botão direito e selecione a opção incluir.

Manifesto

Manifesto

1.9. Ao incluir manifesto preenche os principais campos mostrados na imagem abaixo.

  • Manifesto: Nesse campo selecione a opção Coleta e distribuição.
  • Veículo/Cavalo: Informe o veículo terceiro para realizar esse processo. (Os dados do proprietário e motorista viram automáticos conforme a configuração do seu veículo).

Após isso clique na aba 2 - Ccontinuação

Incluindo manifesto

Incluindo manifesto

1.10. Na aba 2 - Continuação nessa tela informe o Campo Trajeto já configurado.

Após isso clique na aba 3 - Composição

Aba 3

Aba 3

1.11.  na aba 3 - Composição, clique com o botão direito e selecione a opção Inserir por Seleção  e abrirá a tela Filtrara documento para composição, na mesma selecione o período e clique em confirmar.

Aba 3 - Composição

Aba 3 - Composição

1.12. Abrirá a tela de selecionar documento, na mesma você deve selecionar a coleta e clicar no botão Confirmar.

Tela de coletas

Tela de coletas

1.13.  Podemos ver que foi inclusa a coleta, agora clique na aba 4 - Afretamento.

Composição inclusa

Composição inclusa

1.14. Na aba 4- Afretamento informe o Valor do Frete Contratado e logo após clique em Calcular, feito isso clique na aba 9 - PEF.

4 - afretamento

4 - afretamento

1.15. Na aba 9 - PEF, clique no botão Buscar Valor na Administradora.

Ao Buscar o valor na administradora deverá voltar a aba 34 - Afretamento e calcular o mesmo novamente. .

Após isso clique em confirmar.

 9 - PEF

9 - PEF

1.16. Após ter confirmado o manifesto já com a coleta vinculada e imprimi-lo ele será processado e poderás ver a situação dele no site da PAMCARD. No botão liberar pode se ver a situação das parcelas.

PAMCARD

PAMCARD

1.17. Após clicar no botão Liberar abrirá  a seguinte tela abaixo mostrando a situação e valor total das parcelas a pagar.

Parcelas

Parcelas

Coleta com Nota Fiscal
Parâmetros

1.  1.  Para pode incluir uma coleta com nota fiscal e sem item, deve  parametrizar  o sistema antes de realizar a operação. Para isso siga os passos abaixo.

Manutenção

Manutenção

1.1. Abrirá a tela de Coletas  na mesma clique com o botão direito e selecione a opção  Parâmetros/Empresa/Alterar.

Parâmetros

Parâmetros

1.1.2. Abrirá a tela de Alterando Parâmetro de Empresa, na mesma informe nos campos  utilizar itens: NÃO e Utilizar Notas Fiscais: Não.

Após isso clique em Confirmar e siga os próximos passos abaixo.

Alterando parãmetro empresa

Alterando parãmetro empresa

1.  Para emitir uma coleta pra vincular em um manifesto que possuirá pagamento eletrônico de frete (PEF).

Manutenção

Manutenção

1.1. Ao Abrir a tela de Coletas, clique com o botão direito e selecione a opção Incluir ou clique no botão que se encontra na parte de baixo da tela.

Incluir

Incluir

1.2. Na tela de Inclusão informe o os campos obrigatórios mostrado na tela abaixo.

Deve ser preenchido os campos de Remetente e Destinatário para que a coleta seja vinculada a um manifesto com pagamento eletrônico de frete.

  • Remetente: Digite o CNPJ do remetente da coleta para poder passar para o próximo campo.
  • Destinatário: Digite o CNPJ do destinatário da coleta para poder passar para o próximo campo.

Caso deseja preencher outros campos e preencha  e siga os passos abaixo.

Incluindo

Incluindo

1.3. Ao clicar na aba 2 – Continuação, preencha a placa do veículo configurada para PEF, os outros campos do grupo veículo serão preenchidos automatico dependendo da configuração do veículo. Se necessário poderá preencher mais campos.

Incluindo

Incluindo

1.4.  Na aba 3 – Continuação informe o trajeto da coleta e se necessário informe os  outros dados, após isso clique na aba 5 - N

Incluindo

Incluindo

1.5. NA aba 5 - Notas Fiscais, clique com o botão direito e selecione a opção incluir, e preencha os dados da nota fiscal, logo após isso clique em confirmar na tela do item e no confirmar da coleta para acabar a inclusão.

Incluindo

Incluindo

1.6. Para incluir um manifesto com coleta basta seguir os passos abaixo

Manutenção

Manutenção

1.7. Ao abrir a tela de Manifesto clique com o botão direito e selecione a opção incluir.

Manifesto

Manifesto

1.8. Ao incluir manifesto preenche os principais campos mostrados na imagem abaixo.

  • Manifesto: Nesse campo selecione a opção Coleta e distribuição.
  • Veículo/Cavalo: Informe o veículo terceiro para realizar esse processo. (Os dados do proprietário e motorista viram automáticos conforme a configuração do seu veículo).

Após isso clique na aba 2 - Ccontinuação.

Incluindo manifesto

Incluindo manifesto

1.9. Na aba 2 - Continuação nessa tela informe o Campo Trajeto já configurado.

Após isso clique na aba 3 - Composição.

Aba 3

2 - Continuação

1.10.  na aba 3 - Composição, clique com o botão direito e selecione a opção Inserir por Seleção  e abrirá a tela Filtrara documento para composição, na mesma selecione o período e clique em confirmar.

Aba 3 - Composição

Aba 3 - Composição

1.11. Abrirá a tela de selecionar documento, na mesma você deve selecionar a coleta e clicar no botão Confirmar.

Tela de coletas

Tela de coletas

1.12.  Podemos ver que foi inclusa a coleta, agora clique na aba 4 - Afretamento.

Composição inclusa

Composição inclusa

1.13. Na aba 4- Afretamento informe o Valor do Frete Contratado e logo após clique em Calcular, feito isso clique na aba 9 - PEF.

4 - afretamento

4 - afretamento

1.14. Na aba 9 - PEF, clique no botão Buscar Valor na Administradora.

Após buscar o valor do vale pedágio na administradora deverá voltar no afretamento aba 4 e calcular o mesmo novamente.

Após isso clique em confirmar.

 9 - PEF

9 - PEF

1.15. Após ter confirmado o manifesto já com a coleta vinculada e imprimi-lo ele será processado e poderás ver a situação dele no site da PAMCARD. No botão liberar pode se ver a situação das parcelas.

PAMCARD

PAMCARD

1.16. Após clicar no botão Liberar abrirá  a seguinte tela abaixo mostrando a situação e valor total das parcelas a pagar.

Parcelas

Parcelas

Manifesto Viagem Internacional

O processo de manifesto de viagem Internacional não existe encerramento.

Como incluir CRT ?

 1. Para incluir um Crt siga os passos abaixo, entre no módulo Operacional/Manifesto/Manutenção. Para pode vincular um CRT no manifesto é necessário que ative o parâmetro abaixo.

Manutenção

Manutenção

 1.1. Abrindo a tela de Manifestos, clique com o botão direito selecione a opção Parâmetros Manifesto/Unidade/Alterar.

Parâmetros

Parâmetros

1.2. Clique na aba 3 - Composição, e no grupo Documento utilizados na composição do manifesto, no mesmo habilite o campo Conhecimento Internacional para SIM.

Parâmetro

Parâmetro Unidade

1.3. Logo após clique no módulo Vendas/Conhecimento Internacionais(CRT)/Manutenção.

Manutenção

Manutenção

1.4. Abrirá a tela de Conhecimentos internacionais, no mesmo clique com o botão direito e selecione a opção Incluir.

Incluir

Incluir

1.5. No mesmo Preencha os campos para que seja feita a emissão do documento.

No grupo Nome e endereço do Remetente: Preencha o campo a baixo.

  • Código: informe o CPF/CNPJ do remetente.

No grupo Nome e endereço do Destinatário: Preencha o campo a baixo .

  • Código: Informe o CPF/CNPJ do destinatário.

No grupo Nome e endereço do Consignatário: Preencha o campo a baixo (Caso a viagem seja com consignatário).

  • Código: Informe o CPF/CNPJ do consignatário.
Incluindo Conhecimento Internacional

Incluindo Conhecimento Internacional

1.6. Após ir para aba 2 - Nota Fiscais/Coletas/Outros, inclua um item e depois clique na aba 3 - Continuação.

Incluir item

Incluir item

1.7. Na aba 3 - Continuação, 11 Qtd e Categoria de volumes, Marcas e números, Tipos de Mercadoria, Containers e Peças: Informe a quantidade de volumes e a categoria dos volumes, marcas e Etc...

3 - Continuação

3 - Continuação

1.8. Na aba 4 - Continuação, no vincule os documentos que forem necessários.

rsdsds

4 - Continuação

1.9. Na aba 5 - Configuração para Cálculo/Valores, certifique que está configurado corretamente, e clique no botão Calcular.

sasa

5 - Configuração para Cálculo/Valores

1.10. Na aba 6 - Outras Informações, Informe o veículo que utilizara no manifesto internacional. Após isso termine o processo de emissão do CRT e siga os próximos passos para o emitir o manifesto.

assa

6 - Outras Informações

1. Para inciar a parametrização de pagamentos internacionais através do método Viagem, acesse: Módulo Operacional/ PEF/ Manutenção.

Manutenção

Manutenção

1.1. Clique com o botão direito do mouse e acesse: Parâmetros/ Empresa/ Alterar.

Parâmetro empresa

Parâmetro empresa

1.1.1. Esta tela deve ser preenchida conforme abaixo, por enquanto apenas Veículos Terceiros estão habilitados até o momento esta funcionalidade é somente para a Administradora Pamcard.

Utilizar Viagem para veículo terceiro

Utilizar Viagem para veículo terceiro

1.2.  Ao terminar a emissão do CRT, vá até o manifesto, Operacional/Manifesto/Manutenção/Incluir,  no mesmo mude o tipo de operação para Internacional, e informe a cidade destino, logo após informe o veículo correto para essa viagem. Reparando que os campos serão preenchidos automaticamente, e ele mostrará o tipo de frota e mostrará o tipo de pagamento de frete, nesse caso Viagem. Feito isso clique na aba 2 - Continuação.

Incluindo manifesto

Incluindo manifesto

1.3. Na aba 2 - Continuação, selecione o trajeto e logo após clique na aba 3 - Composição.

Manifesto

Manifesto

1.4. Na aba 3 -  Composição e na sub aba B - Conhecimento Internacional clique com o botão direito e vincule o CRT no mesmo.

Composição

Composição

1.5. Feito isso na aba 4 - Afretamento, informe o valor do Frete contratado e clique em confirmar, clique na aba 9 - PEF.

Afretamento

Afretamento

1.6.. Na aba 9 - PEF, certifique que os dados foram buscados corretamente e logo após clique no botão Buscar Valor da Administradora. Após isso clique em confirmar e imprima, logo após do pef ser processado poderás conferir no site da ROADCARD a situação.

 No caso de viagem não existe o número do CIOT nem o encerramento manual da mesma(na tentativa retorna erro explicativo). A viagem é encerrada quando se faz o pagamento da parcela. O pagamento segue os mesmos procedimentos do PEF normal, primeiro se faz a liberação da parcela e em seguida o pagamento. Nesta situação só temos um favorecido, e este recebe unicamente com cartão.

PEF

PEF

1.7..  Ao entrar no site, verifique a situação da parcela.

ROADCARD

PAMCARD

ROADCARD

PAMCARD

1.8.. Após confirmar imprima o manifesto e o PEF irá processar logo após a impressão dos documentos Afretamento e a impressão do manifesto.

Impressão

Impressão

1.9.  Após ter impresso vai na tela do na tela do PEF pelo caminho Operacional/PEF/Manutenção,  podemos ver que foi colocada a legenda para identificar se aquele CIOT é PEF ou Viagem.

PEF

PEF

1.10. Ao consultar o PEF, também foi adicionado um campo para identificar se é um PEF viagem ou não.

Consultando PEF

Consultando PEF

Encerramento

Não é possível fazer o encerramento de um manifesto de viagem internacional

Segue abaixo exemplos de como encerrar um manifesto com PEF.

1. Para encerrar o manifesto, após a chegada da mercadoria em seu destino, acesse o módulo Operacional selecionando PEF/Manutenção:

Módulo Operacional.

Módulo Operacional

1.1. Selecione o registro desejado e clique com o botão direito selecionando a opção Encerrar:

Encerrar PEF

Encerrar PEF

1.2. Clicando com o botão direito e selecionando a opção Legendas/Situação é possível verificar a situação do PEF:

É possível verificar também as legendas de Tipo Frota e Situação Transmissão.

Legendas do PEF

Legendas do PEF

Pagamento - Efetivação

1. Para efetuar o pagamento dos títulos gerados, acesse o módulo Financeiro selecionando a opção Contas a Pagar/Manutenção:

Módulo Financeiro

Módulo Financeiro

 

1.1. Para efetuar o pagamento de PEF com integração Completa (Pamcary), é necessário realizar a alteração da situação do PED. Por isso, selecione o título relativo ao PEF e clique com o botão direito selecionando a opção PEF/Alterar Situação:

Alterar situação

Alterar situação

1.2. Ao abrir a tela Alterar situação do PEF, o campo estará preenchido com a opção Pendente. Altere o campo selecionando a opção Liberada e confirme clicando no botão Confirmar:

Alterando situação do PEF

Alterando situação do PEF

1.3. Após alterar a situação da parcela, é possível realizar o pagamento. Selecione os títulos desejados e clique com o botão direito do mouse selecionando a opção PEF/Pagamento:

Realizando pagamento do PEF completo.

Realizando pagamento do PEF completo.

1.4. Ao abrir a tela Autorização para Pagamento de PEF informe os dados para o pagamento e clique em Confirmar:

Realizando pagamento do PEF.

Realizando pagamento do PEF.

Extração de XML do PEF

1. Quando for necessário Extrair o XML do PEF devesse acessar o módulo Operacional/PEF/Manutenção.

Manutenção

Manutenção

1.1. Ao abrir a tela, clique com o botão direito e selecione a opção  Extrair XML.

Extrair XML

Extrair XML

1.2. Logo após selecione o lugar para onde quer que seja enviado o XML.

Diretorio

Diretório

1.3. Arquivos gerados com Sucesso! Clique em OK.

Sucesso

Sucesso

1.4. Vá até a pasta que foi selecionada anteriormente, na mesma selecione o arquivo e logo após clique com o botão direito e selecione a opção Extract to XML_Zip....

Extrair

Extrair

1.5. Feito isso será criada uma nova pasta com o nome do arquivo extraido, entre nela com o duplo clique ou utilizando o botão ENTER.

Abrir Pasta

Abrir Pasta

1.6. Ficará disponível os Xmls de Envio e de retorno.

Xmls

Xmls

Situações do PEF

1.  Ao rejeitar o PEF por algum motivo, podemos uma exemplo de rejeição pela Administradora. Siga os passos abaixo para verificar o status do PEF.

Erro

Erro

1.1. No manifesto que foi rejeitado pela administradora, clique com o botão direito e selecione a opção PEF/Manutenção.

PEF

PEF

1.2. Abrirá a tela com o documento rejeitado, na mesma clique em Consultar.

Consultar

Consultar

1.3. Na tela do documento clique na aba 5 - Histórico de Situações.

Erro

Erro

1.4. Vejamos que foi rejeitado, como já tinha sido simulado antes, há 2 rejeições. Podemos entrar consultando na rejeição para mais informações.

Situação

Situação

1.4. Ao consultar aparecerá todas as informações como, Sequência do PEF, Sequência do retorno, Operação, Situação, Código de retorno de administradora e a mensagem retornada pela administradora

Situação

Situação

1.5. Após arrumar o Erro, como esse erro ocorria por não conter o Código da estrutura OMA informada na natureza de mercadoria, iremos clicar com o botão direito e selecionar a opção Transmitir.

Sucesso!

Sucesso!

1.6.  Ao autorizar o PEF podemos conferir a situação na legenda e logo após clicamos com o botão direito PEF/Manutenção.

Manutenção

Manutenção

1.7. Clicamos em consultar e acessamos a Aba 5 -  Histórico de Situações.

Dia_ruim_PEF_rejeitado_passo_7

Consultar

1.8. Veja que a Situação está como atualizado. Caso deseja consultar, apenas clique com o botão direito e selecione a opção Consultar.

Dia_ruim_PEF_rejeitado_passo_8

Situação

Veículo Agregado
Manifesto com CTE

1.1. Ao incluir o manifesto para o veículo agregado, preencha os campos da aba 1-Principal e note que o campo Pagamento eletrônico de frete estará preenchido com a opção Sim e a aba 9-PEF deve estar visível e habilitada. Após preencher os campos, siga para a aba 3-Composição:

Incluindo manifesto

Incluindo manifesto

1.2. Na aba 3-Composição insira os documentos que fazem parte da composição do manifesto e logo após siga para a aba 9-PEF:

Inserindo composição do manifesto.

Inserindo composição do manifesto.

1.3. Na aba 9-PEF serão apresentadas as informações de cartão e administradora do PEF. É possível alterar o cartão e a forma de pagamento. Clique em Confirmar para gravar as informações:

Incluindo dados para o PEF.

Incluindo dados para o PEF.

1.4. Após incluir o manifesto, é necessário imprimi-lo. Para isso, clique com o botão direito do mouse selecionando a opção Impressão/Imprimir Manifesto:

Imprimindo manifesto.

Imprimindo manifesto.

1.5. Ao abrir a tela Imprimir Manifesto clique em Confirmar para realizar a impressão:

Imprimindo manifesto.

Imprimindo manifesto.

1.6. Ao imprimir o manifesto, quando o parâmetro da empresa do manifesto estiver configurado para emitir automaticamente na impressão, o CIOT será gerado e a mensagem abaixo será apresentada:

Repare que o PEF foi processado automaticamente ao imprimir o manifesto, isso só acontecerá quando estiver configurado para Emitir e transmitir Automaticamente na impressão do PEF nos parâmetros da empresa manifesto.

CIOT gerado.

CIOT gerado.

1.7. É possível consultar o PEF gerado através do módulo Operacional/PEF/Manutenção:

Módulo Operacional

Módulo Operacional

1.8.  Abrirá a tela de Pagamento eletrônico de frente (PEF), podemos notar que foi gerado o Número do Ciot Após a impressão do manifesto.

Verificando PEF.

Verificando PEF.

1.9. Ao incluir os próximos manifestos do mesmo veículo agregado, na ab 9-PEF ,note que o sistema buscará e preencherá automaticamente o campo Número CIOT:

Manifesto de veículo agregado.

Manifesto de veículo agregado.

1.10. Após emitir todos os manifestos do veículo agregado, é necessário emitir o afretamento para informar os valores corretos do CIOT. Para isso, acesse o módulo Operacional selecionando a opção Afretamento/Manutenção:

Módulo Operacional

Módulo Operacional

1.11. Para incluir um afretamento clique em Incluir, conforme a imagem abaixo:

Incluindo afretamento

Incluindo afretamento

1.12. Na aba 1- Principal preencha os campos necessários e em seguida siga para a aba 2-Continuação:

Incluindo afretamento.

Incluindo afretamento.

1.13. Na próxima aba, será necessário vincular os manifestos deste agregado ao afretamento. Para isso, clique com o botão direito na guia de manifestos selecionando a opção Incluir ou clique no botão Incluir conforme a imagem abaixo:

Incluir Manifestos no Afretamento

Incluir Manifestos no Afretamento

1.14. Ao abrir a tela Incluindo Manifesto clique no botão do campo Número para selecionar o manifesto desejado:

Incluindo manifesto

Incluindo manifesto

1.15. Na tela Manifestos serão apresentados somente os manifestos do veículo selecionado na aba principal, que não estejam na composição de outros afretamentos e não cancelados. Clique sobre o manifesto desejado e selecione a opção Selecionar:

Selecionando manifestos

Selecionando manifestos

1.16. Ao selecionar o manifesto o sistema retornará para a tela Incluindo Manifesto. Nesta tela, clique em Confirmar:

Incluindo manifesto

Incluindo manifesto

1.17.  Realize este procedimento quantas vezes forem necessárias para inserir os manifestos no afretamento. Informe os valores para o cálculo do afretamento, calcule clicando no botão Calcular e após confirme a inclusão do documento no botão Confirmar:

mANIFESTO

Confirmar Afretamento

1.18. Após incluir o registro, é necessário imprimir o afretamento. Para isso clique com o botão direito sobre o registro desejado e selecione a opção  Impressão/Imprimir Afretamento:

Realizar impressão de afretamento.

Realizar impressão de afretamento.

1.19. Na tela Imprimir Afretamento clique em Confirmar:

Imprimindo afretamento.

Imprimindo afretamento.

1.20. Após realizar a impressão do documento, é necessário atualizar os valores do PEF para que as parcelas e títulos sejam gerados. Para isso, clique sobre o afretamento desejado e selecione a opção PEF/Atualizar:

Atualizando dados do PEF.

Atualizando dados do PEF.

 

1.21. Após atualizar o PEF o sistema informará uma mensagem, conforme abaixo. Clique em OK:

PEF atualizado com sucesso.

PEF atualizado com sucesso.

1.22. Para consultar o PEF atualizado acesse o módulo Operacional/PEF/Manutenção:

Módulo Operacional

Módulo Operacional

 

1.23. Para consultar o registro clique com o botão direito selecionando a opção Consultar ou clique no botão Consultar na parte inferior da tela:

Módulo Operacional

Módulo Operacional

1.24. A tela de consulta será aberta e poderão ser verificados os detalhes do PEF:

Consulta

Consulta

1.25. Para consultar os documentos de origem do PEF clique com o botão direito sobre o registro selecionando a opção Documentos de Origem:

Documentos de origem do PEF

Documentos de origem do PEF

1.26. Na tela Documentos Origem do PEF serão mostrados os ma manifestos vinculados ao PEF:

Documentos de origem do PEF.

Documentos de origem do PEF.

Manifesto com Coleta
Coleta sem Nota Fiscal
Parâmetros
1.  Para pode incluir uma coleta sem nota fiscal ou sem item, deve  parametrizar  o sistema antes de realizar a operação. Para isso siga os passos abaixo.

Manuteção

Manutenção

1.1.  Abrirá a tela de Coletas  na mesma clique com o botão direito e selecione a opção  Parâmetros/Empresa/Alterar.

Parâmetro Empresa

Parâmetro Empresa

1.1.1. Abrirá a tela de Alterando Parâmetro de Empresa, na mesma informe nos campos  utilizar itens: NÃO e Utilizar Notas Fiscais: Não.

Após isso clique em Confirmar e siga os próximos passos abaixo.

Parâmetro empresa

Parâmetro empresa

1. Para emitir uma coleta pra vincular em um manifesto que possuirá pagamento eletrônico de frete (PEF).

Manutenção

Manutenção

1.1.  Ao Abrir a tela de Coletas, clique com o botão direito e selecione a opção Incluir ou clique no botão que se encontra na parte de baixo da tela.

Inlcuir

Inlcuir

1.2. Na tela de Inclusão informe o os campos obrigatórios mostrado na tela abaixo.

Deve ser preenchido o campo de remetente e destinatário para a inclusão de uma coleta que será vinculada em um manifesto de possuirá o pagamento eletronico de frete.

  • Remetente: Digite o CNPJ do remetente da coleta para poder passar para o próximo campo. 
  • Destinatário: Digite o CNPJ do destinatário da coleta para poder passar para o próximo campo.

Caso deseja preencher outros campos e preencha  e siga os passos abaixo.

Incluindo

Incluindo

1.3.  Ao clicar na aba 2 - Continuação, preencha a placa do veículo configurada para PEF, os outros campos do grupo veículo serão preenchidos automatico dependendo da configuração do veículo. Se necessário poderá preencher mais campos.

passo_1.2

Informe a placa do veículo

1.4. Na aba 3 - Continuação informe o trajeto da coleta e se necessário informe os  outros dados, após isso clique na aba 4 - itens 

Incluindo

Incluindo

1.5. Na aba 4 - Itens, clique com o botão direito em incluir e inclua um item para essa coleta, feita isso após confirmar o item clique na aba 5 - Notas Fiscais.

Incluindo

Incluindo

1.6. Após ir para aba 5 - Notas Fiscais, podemos verificar que não tem Nota fiscal nessa coleta, sendo assim clique em confirmar e siga os passos abaixo.

Incluindo

Incluindo

1.7. Para incluir um manifesto com coleta basta seguir os passos abaixo.

Manutenção

Manutenção

1.8. Ao abrir a tela de Manifesto clique com o botão direito e selecione a opção incluir.

Manifesto

Manifesto

1.9. Ao incluir manifesto preenche os principais campos mostrados na imagem abaixo.

  • Manifesto: Nesse campo selecione a opção Coleta e distribuição.
  • Veículo/Cavalo: Informe o veículo terceiro para realizar esse processo. (Os dados do proprietário e motorista viram automáticos conforme a configuração do seu veículo).

Após isso clique na aba 2 - Ccontinuação.

Manifesto

Manifesto

1.10. Na aba 2 - Continuação nessa tela informe o Campo Trajeto já configurado.

Após isso clique na aba 3 - Composição.

Aba 3

Aba 3

1.11.  na aba 3 - Composição, clique com o botão direito e selecione a opção Inserir por Seleção  e abrirá a tela Filtrara documento para composição, na mesma selecione o período e clique em confirmar.

Aba 3 - Composição

Aba 3 - Composição

1.12. Abrirá a tela de selecionar documento, na mesma você deve selecionar a coleta e clicar no botão Confirmar.

Tela de coletas

Tela de coletas

1.13.  Podemos ver que foi inclusa a coleta, agora clique na aba 4 - Afretamento.

Composição inclusa

Composição inclusa

1.14. Na aba 4- Afretamento informe o Valor do Frete Contratado e logo após clique em Calcular, feito isso clique na aba 9 - PEF.

4 - afretamento

4 - afretamento

1.15. Na aba 9 - PEF, clique no botão Buscar Valor na Administradora.

Após isso clique em confirmar.

9 - PEF

9 - PEF

1.16. Após ter confirmado o manifesto já com a coleta vinculada e imprimi-lo ele será processado e poderás ver a situação dele no site da PAMCARD. No botão liberar pode se ver a situação das parcelas.

PAMCARD

PAMCARD

1.17. Após clicar no botão Liberar abrirá  a seguinte tela abaixo mostrando a situação e valor total das parcelas a pagar.

Parcelas

Parcelas

Coleta com Nota Fiscal
Parâmetros

1.  1.  Para pode incluir uma coleta com Nota Fiscal e sem item, deve  parametrizar  o sistema antes de realizar a operação. Para isso siga os passos abaixo.

Manutenção

Manutenção

1.1. Abrirá a tela de Coletas  na mesma clique com o botão direito e selecione a opção  Parâmetros/Empresa/Alterar.

Parâmetros

Parâmetros

1.1.2. Abrirá a tela de Alterando Parâmetro de Empresa, na mesma informe nos campos  utilizar itens: NÃO e Utilizar Notas Fiscais: Não.

Após isso clique em Confirmar e siga os próximos passos abaixo.

Alterando parãmetro empresa

Alterando parâmetro empresa

1.  Para emitir uma coleta pra vincular em um manifesto que possuirá pagamento eletrônico de frete (PEF).

Manutenção

Manutenção

1.1. Ao Abrir a tela de Coletas, clique com o botão direito e selecione a opção Incluir ou clique no botão que se encontra na parte de baixo da tela.

Incluir

Incluir

1.2. Na tela de Inclusão informe o os campos obrigatórios mostrado na tela abaixo.

Deve ser preenchido os campos de Remetente e Destinatário para que a coleta seja vinculada a um manifesto com pagamento eletrônico de frete.

  • Remetente: Digite o CNPJ do remetente da coleta para poder passar para o próximo campo.
  • Destinatário: Digite o CNPJ do destinatário da coleta para poder passar para o próximo campo.

Caso deseja preencher outros campos e preencha  e siga os passos abaixo.

Incluindo

Incluindo

1.3. Ao clicar na aba 2 – Continuação, preencha a placa do veículo configurada para PEF, os outros campos do grupo veículo serão preenchidos automatico dependendo da configuração do veículo. Se necessário poderá preencher mais campos.

Coleta

Coleta

1.4.  Na aba 3 – Continuação informe o trajeto da coleta e se necessário informe os  outros dados, após isso clique na aba 5 - Notas Fiscais

Incluindo

Incluindo

1.5. NA aba 5 - Notas Fiscais, clique com o botão direito e selecione a opção incluir, e preencha os dados da nota fiscal, logo após isso clique em confirmar na tela do item e no confirmar da coleta para acabar a inclusão.

Incluindo

Incluindo

1.6. Para incluir um manifesto com coleta basta seguir os passos abaixo

Manutenção

Manutenção

1.7. Ao abrir a tela de Manifesto clique com o botão direito e selecione a opção incluir.

Manifesto

Manifesto

1.8. Ao incluir manifesto preenche os principais campos mostrados na imagem abaixo.

  • Manifesto: Nesse campo selecione a opção Coleta e distribuição.
  • Veículo/Cavalo: Informe o veículo terceiro para realizar esse processo. (Os dados do proprietário e motorista viram automáticos conforme a configuração do seu veículo).

Após isso clique na aba 2 - Ccontinuação

Manifesto

Manifesto

1.9. Na aba 2 - Continuação nessa tela informe o Campo Trajeto já configurado.

Após isso clique na aba 3 - Composição.

Aba 3

2 - Continuação

1.10.  na aba 3 - Composição, clique com o botão direito e selecione a opção Inserir por Seleção  e abrirá a tela Filtrara documento para composição, na mesma selecione o período e clique em confirmar.

Aba 3 - Composição

Aba 3 - Composição

1.11. Abrirá a tela de selecionar documento, na mesma você deve selecionar a coleta e clicar no botão Confirmar.

Tela de coletas

Tela de coletas

1.12.  Podemos ver que foi inclusa a coleta, agora clique na aba 4 - Afretamento.

Composição inclusa

Composição inclusa

1.13. Na aba 4- Afretamento informe o Valor do Frete Contratado e logo após clique em Calcular, feito isso clique na aba 9 - PEF.

4 - afretamento

4 - afretamento

1.14. Na aba 9 - PEF, clique no botão Buscar Valor na Administradora.

Após isso clique em confirmar.

Manifesto

Manifesto

1.15. Após ter confirmado o manifesto já com a coleta vinculada e imprimi-lo ele será processado e poderás ver a situação dele no site da PAMCARD. No botão liberar pode se ver a situação das parcelas.

PAMCARD

PAMCARD

1.16. Após clicar no botão Liberar abrirá  a seguinte tela abaixo mostrando a situação e valor total das parcelas a pagar.

Parcelas

Parcelas

Manifesto Viagem Internacional

Processo em Andamento!

Encerramento

1. acesse o módulo Operacional/PEF/Manutenção.

Manutenção

Manutenção

1.1. Ao abrir a tela de Pagamentos Eletrônico de Frete [PEF], clique com o botão direito e selecione a opção Encerrar

Encerrando

Encerrando

1.2. Vemos Pelas legenda que a situação do PEF ficou Finalizado com a Cor Verde

Legendas

Legendas

Pagamento - Efetivação

1. Para efetuar o pagamento dos títulos gerados, acesse o módulo Financeiro selecionando a opção Contas a Pagar/Manutenção:

Módulo Financeiro

Módulo Financeiro

1.1. Para efetuar o pagamento de PEF com integração Completa (Pamcary), é necessário realizar a alteração da situação do PED. Por isso, selecione o título relativo ao PEF e clique com o botão direito selecionando a opção PEF/Alterar Situação:

Alterar situação

Alterar situação

1.2. Ao abrir a tela Alterar situação do PEF, o campo estará preenchido com a opção Pendente. Altere o campo selecionando a opção Liberada e confirme clicando no botão Confirmar:

Alterando situação do PEF

Alterando situação do PEF

1.3. Após alterar a situação da parcela, é possível realizar o pagamento. Selecione os títulos desejados e clique com o botão direito do mouse selecionando a opção PEF/Pagamento:

Realizando pagamento do PEF completo.

Realizando pagamento do PEF completo.

1.4. Ao abrir a tela Autorização para Pagamento de PEF informe os dados para o pagamento e clique em Confirmar:

Realizando pagamento do PEF.

Realizando pagamento do PEF.

Extração de XML do PEF

1. Quando for necessário Extrair o XML do PEF devesse acessar o módulo Operacional/PEF/Manutenção.

Manutenção

Manutenção

1.1. Ao abrir a tela, clique com o botão direito e selecione a opção  Extrair XML.

Extrair XML

Extrair XML

1.2. Logo após selecione o lugar para onde quer que seja enviado o XML.

Diretorio

Diretório

1.3. Arquivos gerados com Sucesso! Clique em OK.

Sucesso

Sucesso

1.4. Vá até a pasta que foi selecionada anteriormente, na mesma selecione o arquivo e logo após clique com o botão direito e selecione a opção Extract to XML_Zip....

Extrair

Extrair

1.5. Feito isso será criada uma nova pasta com o nome do arquivo extraido, entre nela com o duplo clique ou utilizando o botão ENTER.

Abrir Pasta

Abrir Pasta

1.6. Ficará disponível os Xmls de Envio e de retorno.

Xmls

Xmls

Situações do PEF

1.  Ao rejeitar o PEF por algum motivo, podemos uma exemplo de rejeição pela Administradora. Siga os passos abaixo para verificar o status do PEF.

Erro

Erro

1.1. No manifesto que foi rejeitado pela administradora, clique com o botão direito e selecione a opção PEF/Manutenção.

PEF

PEF

1.2. Abrirá a tela com o documento rejeitado, na mesma clique em Consultar.

Consultar

Consultar

1.3. Na tela do documento clique na aba 5 - Histórico de Situações.

Erro

Erro

1.4. Vejamos que foi rejeitado, como já tinha sido simulado antes, há 2 rejeições. Podemos entrar consultando na rejeição para mais informações.

Situação

Situação

1.4. Ao consultar aparecerá todas as informações como, Sequência do PEF, Sequência do retorno, Operação, Situação, Código de retorno de administradora e a mensagem retornada pela administradora

Situação

Situação

1.5. Após arrumar o Erro, como esse erro ocorria por não conter o Código da estrutura OMA informada na natureza de mercadoria, iremos clicar com o botão direito e selecionar a opção Transmitir.

Sucesso!

Sucesso!

1.6.  Ao autorizar o PEF podemos conferir a situação na legenda e logo após clicamos com o botão direito PEF/Manutenção.

Manutenção

Manutenção

1.7. Clicamos em consultar e acessamos a Aba 5 -  Histórico de Situações.

Dia_ruim_PEF_rejeitado_passo_7

Consultar

1.8. Veja que a Situação está como atualizado. Caso deseja consultar, apenas clique com o botão direito e selecione a opção Consultar.

Dia_ruim_PEF_rejeitado_passo_8

Situação

Acerto Agregado
Como enviar valor de vale pedágio no PEF?

1.2 Para começar, acesse o módulo Operacional selecionando a opção Cadastros Básicos/Administradoras/Manutenção:

Módulo Operacional.

Módulo Operacional.

1.3. Na tela Administradoras clique com o botão direito na administradora e seleciopone a opção Tipos de Parcelas/Vale Pedágio:

Somente a administradora Pamcary está apta para realizar este processo.
Lista de administradoras.

Lista de administradoras.

1.3.1. Ao abrir a tela Tipos de Parcelas/Vale Pedágio algumas parcelas já estarão incluídas. Para incluir um novo registro clique com o botão direito selecionando a opção Incluir, ou então, clique no botão Incluir na parte inferior da tela:

Tipos de parcelas e Vale pedágio.

Tipos de parcelas e Vale pedágio.

1.3.1.1. Na tela Incluindo Tipo de Parcela/Vale Pedágio preencha os campos conforme as seguintes informações:

• Código: informe o código da parcela.

• Descrição: informe uma descrição para a parcela.

• Tipo: selecione a opção Vale Pedágio.

 Código interno: selecione uma das opções.

Após preencher todos os campos clique em Confirmar para gravar as informações.

Incluindo tipo de parcela/vale pedágio.

Incluindo tipo de parcela/vale pedágio.

1.3.1.2. Após incluir o registro anterior e retornar para a tela Tipos de Parcelas/Vale Pedágio clique com o botão direito sobre o registro inserido e selecione a opção Situações:

Tipos de parcelas e vale pedágio.

Tipos de parcelas e vale pedágio.

1.3.1.2.1. Ao abrir a tela Situações clique com o botão direito selecionando a opção Incluir, ou então, clique no botão Incluir na parte inferior da tela:

Tela de situações

Tela de situações

1.3.1.2.2. Será aberta a tela Incluindo Situação (Tipo de Parcelas/Vale Pedágio). Nela preencha o campo Situação. Para preenchê-lo clique duas vezes no campo, ou clique no botão Botao_lockup ou pressione F9:

Incluindo situação

Incluindo situação.

1.3.1.2.3. Na tela Situações (Tipo de parcelas/Vale pedágio) selecione a situação desejada clicando com o botão direito sobre a mesma e selecionando a opção Selecionar, ou então, clique no botão Selecionar na parte inferior da tela. Se for necessário incluir uma nova situação, clique no botão Incluir.

Situações

Lista de Situações.

1.3.1.2.4. Após preencher o campo clique no botão Confirmar para gravar as informações:

 

Incluindo situação.

Incluindo situação.

1.4. Retorne a tela Administradoras e clique com o botão direito selecionando a opção Soluções de Pedágio:

Lista de administradoras.

Lista de administradoras.

1.4.1. Ao abrir a tela Soluções de Pedágio já existirão soluções cadastradas previamente. Se for necessário incluir uma nova solução clique com o botão direito selecionando a opção Incluir, ou então, clique no botão Incluir na parte inferior da tela:

Soluções de pedágio.

Soluções de pedágio.

1.4.2. Na tela Incluindo Solução de Pedágio preencha os campos Código Descrição. Clique no botão Confirmar para gravar as informações:

Incluindo solução de pedágio.

Incluindo solução de pedágio.

1.5. Retorne novamente a tela das Administradoras e clique com o botão direito sobre a administradora que esta sendo configurada selecionando a opção Categorias de Veículos:

Lista de administradoras.

Lista de administradoras.

1.5.1. Ao abrir a tela Categorias de Veículo já existirão categorias cadastradas previamente. Se for necessário incluir uma nova categoria, clique com o botão direito selecionando a opção Incluir, ou então, clique no botão Incluir na parte inferior da tela:

Categorias de Veículos.

Categorias de Veículos.

1.5.1.1 Na tela Incluindo Categoria de Veículo preencha os campos Código Descrição. Após clique em Confirmar para gravar as informações:

Incluindo categoria de veículo.

Incluindo categoria de veículo.

1.5.2. Após inserir o registro, clique com o botão direito sobre o mesmo selecionando a opção Tipos de Veículos:

Categorias de Veículo.

Categorias de Veículo.

1.5.2.1. Dependendo da Categoria do veículo que foi selecionada existirão registros cadastrados previamente. Se for necessário incluir um novo tipo de veículo clique com o botão direito selecionando a opção Incluir ou então clique no botão Incluir na parte inferior da tela:

Tipos de veículos.

Tipos de veículos.

1.5.2.2. Na tela Incluindo Tipo de Veículo preencha os campos necessários:

Incluindo tipo de veículo.

Incluindo tipo de veículo.

1.6. Retorne a tela de Administradoras e clique com o botão direito selecionando a opção Configuração/Alterar:

Lista de administradoras.

Lista de administradoras.

1.6.1. Na tela Alterando Configuração da Administradora vá até a aba 2-Vale Pedágio e preencha os campos conforme as seguintes informações:

• Tipo de favorecido: selecione o tipo de favorecido padrão para o vale pedágio.

Solução pedágio: selecione a solução de pedágio, cadastrada anteriormente, padrão do vale pedágio.

• Utilizar saldo do cartão: selecione Sim se deseja utilizar o saldo do cartão. Do contrário, selecione Não.

Após preencher os campos clique em Confirmar para gravar as informações.

Configurações da administradora.

Configurações da administradora.

7. Agora acesse o módulo Operacional selecionando a opção Afretamentos/Manutenção:

Módulo operacional.

Módulo operacional.

7.1. Ao abrir a tela Afretamentos clique com o botão direito selecionando a opção Parâmetros Afretamentos/Empresa/Alterar:

Lista de afretamentos.

Lista de afretamentos.

7.2. Na tela Alterando Parâmetros da Empresa vá até a aba 2- Continuação e preencha os campos conforme as seguintes informações:

• Reduzido: preencha com o reduzido desejado para a contabilização do vale pedágio.

• Histórico (C/D): preencha com o histórico de crédito e débito para a contabilização do vale pedágio.

• Centro de custo (D): preencha com o centro de custo desejado quando for necessário.

Após preencher os campos clique em Confirmar para gravar as informações.

Parâmetros da empresa do afretamento.

Parâmetros da empresa do afretamento.

8. Acesse o módulo Cadastros Básicos selecionando a opção Clientes, Fornecedores, etc.../Manutenção:

Módulo Cadastros Básicos.

Módulo Cadastros Básicos.

8.1. Na tela Cadastros busque o cadastro da administradora utilizada e clique com o botão direito selecionando a opção Vínculos:

Lista de cadastros.

Lista de cadastros.

8.2. Ao abrir a tela Vínculos do Cadastro clique com o botão direito no vinculo Administradora selecionando a opção Configuração de Parâmetros/Alterar:

Vínculos do cadastro.

Vínculos do cadastro.

8.3. Na tela Alterando Configuração de Parâmetro vá até a aba 4-Continuação e preencha os campos do agrupamento Vale Pedágio conforme as seguintes informações:

• Banco: informe o banco que deseja fazer o lançamento do vale pedágio.

• Agência: informe a agência que deseja fazer o lançamento do vale pedágio.

• Conta: informe a conta que deseja fazer o lançamento do vale pedágio.

Após preencher os campos clique em Confirmar para gravar as informações.

Configurações da administradora.

Configurações da administradora.

9. Acesse o módulo Financeiro selecionando a opção Contas Correntes/Manutenção:

Módulo Financeiro.

Módulo Financeiro.

9.1. Na tela Contas Correntes clique com o botão direito selecionando a opção Parâmetros/Alterar:

Lista de contas correntes.

Lista de contas correntes.

9.2. Ao abrir a tela Alterando Parâmetros da Empresa/Unidade, na aba 1-Principal, preencha o campo Situação do agrupamento Vale Pedágio com a situação que será efetuado o lançamento no conta corrente:

Após selecionar o campo clique em Confirmar para gravar as informações:

Alterando parâmetros da empresa/unidade.

Alterando parâmetros da empresa/unidade.

10. Acesse o módulo Operacional selecionando a opção Manifestos/Manutenção:

Módulo Operacional.

Módulo Operacional.

10.1. Na tela Manifestos clique com o botão direito selecionando a opção Parâmetros Manifestos/Unidade/Alterar:

Lista de manifestos.

Lista de manifestos.

10.2. Na tela Alterando Parâmetros da Unidade vá até a aba 5-Continuação e preencha o campo Vale Pedágio do agrupamento PEF conforme as seguinte informações:

• Informar manualmente se desejar informar o valor do vale pedágio manualmente no PEF.

• Buscar na administradora através do trajeto se desejar buscar automaticamente na administradora o valor total do pedágio.

Após preencher o campo clique em Confirmar para gravar as informações:

Alterando parâmetros da unidade.

Alterando parâmetros da unidade.

10.3. Ao incluir o manifesto, na aba 2- Continuação é obrigatório que o Trajeto informado tenha pelo menos uma Praça de Pedágio cadastrada:

Incluindo manifesto.

Incluindo manifesto.

10.3.1. Se nos parâmetros da unidade do manifesto for configurado que o vale pedágio será Informado manualmente, na aba 9- PEF preencha os campos conforme as seguintes informações:

• Solução: Informe a solução de vale pedágio que será utilizada. O sistema irá trazer neste campo como padrão o que foi configurado na administradora, porém é possível alterá-lo.

• Tipo favorecido: Informe o tipo do favorecido do cartão de vale pedágio. O sistema irá trazer neste campo como padrão o que foi configurado na administradora, porém é possível alterá-lo.

• Número: Preencha com o número de cartão do vale pedágio.

• Valor: Informe manualmente o valor do pedágio.

Incluindo manifesto.

Incluindo manifesto.

10.3.2. Se nos parâmetros da unidade do manifesto for configurado que o vale pedágio será Buscar na administradora através do trajeto na aba 9- PEF preencha os campos conforme as seguintes informações:

• Solução: Informe a solução de vale pedágio que será utilizada. O sistema irá trazer neste campo como padrão o que foi configurado na administradora, porém é possível alterá-lo.

• Tipo favorecido: Informe o tipo do favorecido do cartão de vale pedágio. O sistema irá trazer neste campo como padrão o que foi configurado na administradora, porém é possível alterá-lo.

• Número: Preencha com o número de cartão do vale pedágio.

• O botão Buscar valor na administradora estará habilitado. Clique no mesmo para buscar o valor do pedágio. Desta maneira, não será possível informar o valor manualmente.

Incluindo manifesto.

Incluindo manifesto.

10.4. Ao consultar o PEF, após a emissão, será possível ver na aba 2-Continuação algumas informações do vale pedágio:

Consultando PEF.

Consultando PEF.

11. Acesse o módulo Financeiro selecionando a opção Contas Correntes/Manutenção:

Módulo Financeiro.

Módulo Financeiro.

11.1. Clique com o botão direito na conta corrente que foi configurado para ser lançado o vale pedágio e selecione a opção Lançamentos:

Lista de contas correntes.

Lista de contas correntes.

11.2. Ao consultar, o lançamento estará na situação que foi configurado:

Lançamento do conta corrente.

Lançamento do conta corrente. 

Como informar desconto no PEF?

1. Para começar acesse o módulo Operacional selecionando Cadastros Básicos/Administradoras/Manutenção:

Módulo Operacional

Módulo Operacional

1.2. Na tela Administradoras clique com o botão direito selecionando a opção Tipos de Itens de Frete:

Tela de Administradoras

Tela de Administradoras

1.3. Ao abrir a tela Tipos de Itens de Frete clique com o botão direito e selecione o botão Incluir ou então clique no botão Incluir na parte inferior da tela:

Tipos de itens de frete.

Tipos de itens de frete.

1.3.1. Será aberta a tela Incluindo Tipo de Item de Frete preencha os campos conforme as seguintes informações:

 Código: insira o código do tipo de item de frete. O código a ser inserido deverá ser fornecido pela administradora.

• Descrição: digite a descrição do tipo de item de frete.

• Tipo: selecione o tipo do item de frete. Selecione entre as opções Débito, Crédito e Compensação. No momento, o AvaCorp está preparado para utilizar somente a opção Débito.

Após preencher os campos clique em Confirmar para gravar as informações:

Inserindo tipo de item de frete.

Inserindo tipo de item de frete.

2. Após efetuar a configuração acima acesse o módulo Operacional selecionando a opção PEF/Manutenção:

Para mais informações de como emitir o PEF clique aqui
Módulo Operacional

Módulo Operacional

2.1. Na tela Pagamentos Eletrônicos de Frete (PEF) clique com o botão direito no PEF desejado e selecione a opção Valores/Adicionais:

Pagamentos eletrônicos de frete.

Pagamentos eletrônicos de frete.

2.2. Ao abrir a tela Valores Adicionais clique com o botão direito selecionando a opção Incluir ou então clique no botão Incluir na parte inferior da tela:

Valores adicionais.

Valores adicionais.

2.2.1. Será aberta a tela Incluindo Valor Adicional preencha os campos conforme as seguintes informações:

• Tipo de Item de Frete: preencha com o tipo de item de frete desejado (cadastrado anteriormente).

• Tipo: este campo será preenchido automaticamente de acordo com o tipo do item de frete. O AvaCorp só está preparado para aceitar Itens de Frete do tipo Débito.

• Data: insira a data do registro.

• Valor: insira o valor que deseja adicionar.

• Reduzido: informe o reduzido desejado.

• Histórico: informe o histórico desejado.

• Centro de custo: o campo será habilitado de acordo com o histórico selecionado. Quando estiver habilitado, preencha com o centro de custo desejado.

Após preencher todos os campos clique em Confirmar para gravar as informações:

Incluindo valor adicional.

Incluindo valor adicional.

2.3. Após incluir o valor adicional e retornar a tela Valores Adicionais clique com o botão direito no registro inserido anteriormente e selecione a opção Processar/Transmitir:

Processando valor adicional.

Processando valor adicional.

2.4. Após processar o valor adicional o registro ficará com a legenda verde, conforme imagem abaixo, que representa Processado/Transmitido:

Processando valor adicional ao PEF.

Processando valor adicional ao PEF.

3. Após inserir e processar o valor adicional, acesse o módulo Financeiro selecionando Contas a Pagar/Manutenção:

Módulo Financeiro

Módulo Financeiro

3.1. Ao consultar a parcela do saldo de frete do PEF, a mesma terá um lançamento no campo Descontos:

Após realizar este processo a parcela poderá ser paga normalmente.

Consultando contas a pagar.

Consultando contas a pagar.

Erros Conhecidos

Estes erros deve ser resolvidos na primeira etapa de implementação do pef quando ainda está sendo homologado.

1. Erro de validação com a administradora pois a antt exige que no endereço tenha um numero valido.

Número do endereço não preenchido no cadastro do CNPJ/CPF/Código 89774160002650

Número do endereço não preenchido no cadastro do CNPJ/CPF/Código 89774160002650

Erro

1.1. Ao entrar alterando no cadastro veja que está faltando o Número de endereço, o campo deve ser preenchido para que o erro não permaneça.

Erro

Erro

2. Erro de validação com a administradora.

Erro de validação com a administradora. No

Erro de validação com a administradora.

2.1. No cadastro campo telefone está em branco ou falta digitos, ou está sem telefone, ou o numero do telefone está com numeros a mais, ou o campo possui espaço em branco.

ANTT valida se é 3 digitos o ddd do telefone, se é 8 ou 9 digitos no numero do telefone e se está sem telefone.

Informe no campo setado o telefone com o DDD, se estiver apenas com dois dígitos no DD não passa na validação, deve ser informado os 3 dígitos exemplo : 051

Erro2

Erro2

2.2. Assim que for corrigido o erro, ir até o documento novamente e seleciona-lo, logo após clique com o botão direito e selecione a opção PEF/Transmitir.

Transmitir

Transmitir

3Erro de validação com a administradora

Erro de validação com a administradora.

Erro de validação com a administradora.

3.1. Dentro do manifesto na aba composição todo o documento que que estiver fazendo parte da composição do manifesto tem que está com o campo da natureza informado, abaixo tem o exemplo do cte, mas existe outros documentos que compõem o manifesto que não são validados a natureza na emissão do documento, exemplo coleta.

Todos os documentos validos que compõem a viagem deve possuir a informação solicitada que neste caso é a estrutura oma nas naturezas de mercadoria.

Veja abaixo

Erro3

Erro3

3.2. Assim que for corrigido o erro, ir até o documento novamente e seleciona-lo, logo após clique com o botão direito e selecione a opção PEF/Transmitir.

Transmitir

Transmitir

4. Erro de validação com a administradora.

Erro de validação com a administradora

Erro de validação com a administradora

4.1. O erro acima ocorre porque no manifesto não existe valor das mercadorias.

Este erro pode ocorrer se na composição do manifesto for uma coleta e não foi vinculada a nfe na coleta.

Para não ocorrer o erro de valor de mercadoria a nfe deve ser vinculada na coleta.

veja anotação na imagem abaixo.

 

O campo Valor da mercadoria deve estar com valor conforme o exemplo abaixo, este campo é alimentado através dos documentos que estão compostos na aba 3 - composição

Erro

Erro

 

4.2. Assim que for corrigido o erro, ir até o documento novamente e seleciona-lo, logo após clique com o botão direito e selecione a opção PEF/Transmitir.

Transmitir

Transmitir

5. Erro de validação com a administradora.

O erro  ocorre porque a administradora (Pamcard, etc) não ativou a conta bancaria da transportadora em seu sistema próprio (administradora dos cartões). A transportadora deve ligar para a administradora e informar a mensagem solicitando a ativação da conta.

Erro de validação com a administradora.

Erro de validação com a administradora.

6. Erro de validação com a administradora.

O erro ocorre porque a administradora do cartão não está em funcionamento, deve ligar para a administradora e informar a mensagem.

Erro de validação com a administradora.

Erro de validação com a administradora.

7. Erro de validação com a administradora.

Erro de validação com a administradora.

Erro de validação com a administradora.

7.1. O erro acima ocorre porque a série que está informado no documento que compõem o manifesto está com o cadastro incompleto como mostra a imagem abaixo.

Erro7

Erro7

8. Erro de validação com a administradora.

Erro de validação com a administradora.

Erro de validação com a administradora.

8.1 A mensagem acima ocorre porque na natureza das mercadorias devem ser informado a “estrutura oma” veja o caminho na imagem abaixo para realizar a parametrização.

Para acessar o caminho, acesse o módulo Vendas/Cadastros Básicos/Natureza de Mercadoria/Manutenção/alterar:

Erro8

Erro 8

9. Erro de validação com a administradora.

Erro de validação com a administradora.

Erro de validação com a administradora.

9.1.  Lembrando que a pancary usa o mesmo certificado A1 do cte para emissão do pef/ciot que deve ser vinculado no cadastro da administradora.

Caminho onde configurar: Acesse o módulo Operacional/Cadastros Básicos/Administradora/Manutenção/Alterar.

Erro 9

Erro 9

10. Erro ao pagar um titulo de pef

A mensagem ocorre porque antes de autorizar o pagamento do pef o usuário devera alterada a situação de pagamento para a situação liberada, a partir dessa autorização ele poderá realizar o pagamento lembrando que está operação é para quem usa o “PEF EMISSÃO COMPLETA”.

Lembrete:

  • Importante lembrar que CEP particulares não são validos e pode ocorrer erro ao transmitir, caso exista erro de cep invalido deve ser enviado para a sua administradora fazer a inclusão como cep valido.
  • Rejeitado pela Administradora - Erro de validação do cartão na processadora [Digito verificador não confere - Verifique CODM99]

Este erro ocorre quando o número do cartão foi digitado errado no cadastro do favorecido.

  • Rejeitado pela Administradora - Erro de validação do cartão na processadora [Sistema Temporariamente indisponivel - Tente mais tarde CODM99]

Este erro ocorre porque o sistema da administradora/ANTT esta fora do ar, deve esperar e tentar processar novamente até que autorize.

Erro ao pagar um titulo de pef

Erro ao pagar um titulo de PEF

 

  •  Bloquear impressão de Manifesto casa exista outros manifestos impressos porém sem PEF Emitidos.
     Causa: Essa validação irá ocorrer sempre que tentar imprimir um manifesto que tenha a mesma placa de veículo de um manifesto que já está impresso porém sem PEF emitido no período valido de PEF.

validacao1

Solução: Emita o PEF para os manifestos já impressos e após realize a impressão do que ainda não foi impresso.

solucao_erro01

  • Bloquear impressão de Manifesto caso exista outros manifestos com PEF rejeitados.
        Causa: Essa validação irá ocorrer sempre que tentar imprimir um manifesto que tenha a mesma placa de veículo de um manifesto que possua um PEF com pendências no período válido do PEF.

validacao2

 

 Solução 1: Caso o PEF não tenha sido transmitido, Transmita o PEF.
solucao_erro1
 Solução 2: Caso o PEF tenha sido rejeitado, Cancele o PEF. Corrija os dados que estão gerando rejeição e emita o PEF novamente. Ao ser autorizado, imprima o manifesto que está pendente.

 1. Identifique o manifesto que possui pendencias no PEF e clique com o botão direito > PEF > Manutenção.
solucao_erro02

1.1.  Será aberta a tela de Pagamento eletrônico de Frete ( PEF), clique com o botão direito e cancele o PEF.

solucao_erro03

1.2. Volte a tela de manifesto, clique com o botão direito

solucao_erro06

 

  • Bloquear impressão de Afretamento caso exista novos manifestos com o mesmo número de ciot e o mesmo não esteja vinculado ao Afretamento
     Causa: Essa validação irá ocorrer quando existir um Afretamento em aberto ( ainda não impresso) que não possua todos os manifestos com o mesmo ciot vinculados ao afretamento ainda não impresso.
Essa validação irá ocorrer sempre independente  do parâmetro no afretamento Com PEF ou Sem PEF. Caso esteja com PEF deve se alterar o Afretamento e selecionar o número de CIOT novamente. Caso esteja Sem PEF, altere o afretamento e inclua manualmente o manifesto ao afretamento. 
Validação simulada na impressão do afretamento
1

Validação Simulada na impressão do Afretamento

 

Validação simulada ao confirmar Afretamento

1

Validação simulada ao confirmar Afretamento

Solução: Altere o seu afretamento, selecione o seu CIOT novamente na aba 2 do afretamento e confirme o mesmo. Todos os manifestos serão vinculados automaticamente.

 1. Altere o Afretamento para que possa vincular o Manifesto.solucao_erro07

1.1. Se direcione a aba 2 - Continuação, selecione o CIOT novamente para que o sistema busque automaticamente o manifesto.

Lembrando, caso o acerto financeiro do Afretamento esteja para " Sem PEF" deverás incluir manualmente o seu manifesto no Afretamento. 

solucao_erro08

  •  Bloquear cancelamento de PEF caso já exista MDF-e Autorizado.
Causa: Essa validação irá ocorrer sempre que o usuário tentar cancelar um CIOT que foi utilizado em um manifesto que está vinculado a um MDF-e válido.

validacao5

Solução: Para conseguir cancelar o CIOT é necessário o cancelamento do MDF-e.

 1.  Para cancelar um PEF que já possua MDF-e, se direcione ao Menu PopUp  MDF-e > Manutenção. solucao_erro09

 

1.1.  Cancele o MDF-e e logo após siga o processo de cancelamento do PEF.

solucao_erro10

Como informar número de CIOT manualmente no manifesto

Lembrando que esse processo só servirá para quando o CIOT for informado manualmente. Caso contrário não será necessário realizar esse processo. 

Caso o número de CIOT seja informado manualmente por dentro do manifesto, será necessário seguir o processo abaixo também para que seja informado a administradora responsável. 

 1. Acesse a tela de Manifesto, clique com o botão direito e selecione a opção  Outras informações > Observação  Interna e Bloqueio Desconto, Tipos, Operação e Carga. 

Opção PopUp

Outras informações > Observação Interna e Bloqueio desconto, Tipos, Operação e Carga.

1.1. Será exibida a tela de  Alterar Informações do Manifesto. Na informe os campos Número CIOT e Administradora. Lembrando que a administradora deve possuir cadastro no sistema Avacorp.

Aaa

Alterar Informação do Manifesto

Dúvidas Frequentes
Como visualizar Rejeições do CIOT

1. Ao rejeitar um CIOT, para visualizar o motivo da rejeição do mesmo, acesse o caminho Botão direito > PEF > Manutenção.

Manutenção

Manutenção

1.1. Será exibida a tela de Pagamento Eletrônico de Frete ( PEF) na mesma consulte o seu PEF e se direcione para a aba 5 - Histórico de Situações. Na mesma identifique a operação de Emissão de PEF e clique com o botão direito Consultar.

Consultar

Consultar

1.2. Será exibida a tela de  Consultando Histórico de Situações do PEF. Na mesma será exibida a mensagem de rejeição.

Consultando

Consultando

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados

  • Como emitir Pagamento Eletrônico de Frete (PEF) – Avacorp I
  • Manual Emissão do PEF E-Frete – Novo WebService
  • Manual Parametrização do Pagamento Eletrônico de Frete – (PEF)
  • Manual Desconto de ICMS sobre o pedágio em comissões de agregado no conhecimento
  • Como emitir o Pagamento Eletrônico de Frete para veículos Agregados?

  • Top