MANUAL DE DLPA, DMPL e DFC | Praxio - AvaWiki



MANUAL DE DLPA, DMPL e DFC

      O que é?

O manual tem como objetivo demonstrar como realizar configuração para poder gerar um Relatório de DLPA – DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS E PREJUIZOS ACUMULADOS, DMPL- DEMOSTRATIVO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO e DFC – Demonstração de Fluxo de caixa. 

      Como fazer?

DLPA e DMPL
1. Para podermos iniciar o processo clique no módulo Passo_1 e acesse o caminho abaixo:

Contabilidade > Cadastros Básicos > Demonstrações Contábeis > Manutenção.

Manutenção

Manutenção

1.1. Será aberta a tela de Demonstrações Contábeis, na mesma identifique o cadastro da demonstração de DLPA e logo após se direcione até estrutura; Botão direito Estrutura. Para a montagem da DLPA e DMPL, serão utilizadas demonstrações contábeis (Figura 1), nas quais deverão ser vinculadas as contas de lucro e prejuízo. As estruturas das demonstrações não deverão ser alteradas, pois se isto ocorrer, o relatório que faz a montagem da DLPA e DMPL poderá não funcionar corretamente, trazendo informações inconsistentes.

Lembrando que o processo abaixo está sendo apenas simulado para DLPA, o mesmo deve ser feito DMPL.

Estrutura

Estrutura

1.2. Para se configurar a estrutura da demonstração contábil, deve-se clicar com o botão direito sobre a demonstração desejada e escolher a opção Estrutura, este procedimento mostrara a relação de contas que irão compor a demonstração

Lembrando que todas as estruturas abaixo serão cadastradas automaticamente pelo Avacorp, não altere qualquer dados da Estrutura do demonstrativo contábil. Caso seja alterado irá ocorrer erros na impressão do relatório.

Estruturas

Estruturas cadastradas

1.3.  Na estrutura da demonstração, deve(m) ser informada(s) a(s) conta(s) do plano de contas que correspondem a cada conta da estrutura, para isto basta clicar com o botão direito sobre a conta da estrutura e escolher a opção contas , maiores detalhes sobre cadastro de demonstrações contábeis, podem ser obtidas no link ao lado. Clique aqui.

Nas estruturas deve ser apenas informado a conta ( reduzido) que irá atribuir os valores ao relatório.

Contas

Informando contas

2. Após a configuração das demonstrações contábeis, basta imprimir o relatório de geração da DLPA e DMPL que esta disponível em Contabilidade\Relatórios Contábeis\DLPA/DMPL

Contabilidade

Relatório Contábeis

2.1. Informe o filtro e logo após clique em imprimir.

Relatório

Relatório

DFC

1. Para podermos iniciar o processo clique no módulo Passo_1 e acesse o caminho abaixo:

Contabilidade > Cadastros Básicos > Demonstrações Contábeis > Manutenção.

Manutenção

Manutenção

1.1. Será aberta a tela de demonstrações contábeis, na mesma se encaminhe até estruturas; botão direito  > Estruturas.

A estrutura da demonstração não devera ser alterada, pois se isto ocorrer, o relatório que faz a montagem da DFC poderá não funcionar corretamente, trazendo informações inconsistentes.

aaa

aaa

1.2.  Na estrutura da DFC (Figura 2), deveram ser vinculadas as contas que compõem cada receita ou despesa.

aaaaa

aaaaa

2. Após o mapeamento das contas, a geração da DFC estará disponível em Contabilidade\Relatórios Contábeis\DFC – Demonstrativo de Fluxo de caixa.

Relatório

Relatório

2.1.  Será exibida a tela de DFC - Demonstração de Fluxo de Caixa. Na mesma clique em imprimir logo após de informar o filtro na tela.

Relatório

Relatório

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados


Top