Manual Conhecimento (CT-e) – Avacorp I | Praxio - AvaWiki



Manual Conhecimento (CT-e) – Avacorp I

     Conceito

Conhecimento (CT-e) é o documento fiscal que define a localidade da carga (origem e destino), contabilizando as receitas e faturamentos da transportadora.

     Precondição

  • Certificado Digital do SEFAZ
  • Serviço EDIWS
  • Serviço Ava-E
  • Tipo de contabilização
  • Migrar os parâmetros do Conhecimento – Avacorp.

     Objetivo

Migrar parâmetros para utilizar a emissão do Conhecimento

      Como fazer?

Parâmetros do Conhecimento(Migrar)

1. Acesse o Avacorp no módulo Vendas > Conhecimento > Manutenção.

1.1 Ao abrir a tela "Conhecimento" pressione com o botão direito do mouse e selecione a opção Parâmetros|Empresa|Alterar.

1.2 Na aba "11 - Obs. Para XML" pressione o botão Migrar Para Avacorp i, será exibida uma mensagem confirmatória a migração dos parâmetros.

Lembrando que ao realizar a migração, não será mais possível alterar os parâmetros pelo Avacorp.

A migração está disponível somente ao usuário Master do sistema e quando realiza-la serão inclusos automaticamente as configurações do Avacorp para o Avacorp I, para todas as filiais e unidades que já possuírem parâmetros.

1.3 Este processo poderá levar alguns segundos, quando estiver finalizado a migração, a tela de parâmetros irá fechar automaticamente.

2. Acesse o Avacorp I em: Conteúdo > Operacional > Parâmetros > Parâmetros do Conhecimento.

2.1 Após migrar do Avacorp para o Avacorp I será possível visualizar os parâmetros.

2.2 Para incluir os parâmetros em uma nova filial utilize o botão Incluir.

2.3 Caso necessite alterar a parametrização utilize o botão Alterar.

Parâmetros do Conhecimento - Cliente

1. Acesse o Avacorp I em: Conteúdo > Operacional > Parâmetros > Parâmetros do Conhecimento - Cliente.

1.1 Para  parametrizar um cliente utilize o botão Incluir.

2. No formulário apresentado, preencher os dados com o cliente que deseja que tenha uma configuração e quais ações devem acontecer quando o cliente configurado fazer parte do processo.

Aba "1-Principal"

Agrupamento Dados para Cálculo:

  • Utilizar Peso Container: Permite incluir na base de calculo  do frete a tara do container informado no Conhecimento. Possui as opções: Sim, Não e Padrão da Empresa.

Agrupamento Configurações de Email:

  • Desabilitar Envio Automático AvaExportação: Permite bloquear ou não o envio automático de e-mails de emissão de Conhecimentos para o cliente (Tomador do Serviço). Possui as opções: Sim e Não .

Aba "2- XML"

Agrupamento Tag Valor Complementar: Possibilita definir como será gerada as tags de valor complementar ao gerar o Conhecimento.

  • Gerar: Define se será gerado ou não a tag valor complementar. Possui opções: Sim, Não e Padrão da Unidade.
  • Nome: Este campo habilita quando utilizado a opção "Sim" no campo Gerar. Permite definir um nome diferenciado para a tag de valor complementar.
  • Compõe: Define como será gerada o valor da tag de valor complementar.Possui as opções abaixo:
    • Valor Líquido: Buscará o valor liquido do frete informado no Conhecimento.
    • Definir Tipo Cálculo de Frete: Nesta opção será habilitado o grid "Tipo Cálculo Frete" para definir quais tipos de cálculo de frete irão compor o valor complementar a ser enviado no XML.

Agrupamento Autorização XML:

Possibilita enviar um CPF ou CPNJ de autorizador no XML do Conhecimento, por meio da tag autXML, em cumprimento do Ajuste Sinief nº 17/2018, que definirá a permissão para download do documento emitido por meio da SEFAZ. Para cadastras os autorizadores, pressione o botão Incluir e digite o CPF ou CNPJ no campo exibido conforme exemplo.

Exemplo - autorização XML

 Para que os CPF's e CNPJ's inclusos nos Parâmetros do Cliente - Conhecimento sejam enviados para o XML do Conhecimento na Tag autXML, é necessário que o cliente configurado seja o Tomador do serviço.

Exemplo das Tags geradas dentro do XML do Conhecimento.

 

4.  Depois de parametrizar para salvar as informações pressione o botão Confirmar para salvar os dados.

 

Informações sobre o Conhecimento

1. Acesse o Avacorp I em: Conteúdo > Operacional > Conhecimento > Conhecimento.

1.1 Ao acessar a tela serão apresentado os Conhecimentos conforme a configuração do filtro, localizado na barra superior da tela.

1.2 Para incluir um Conhecimento manualmente pressione o botão Incluir.

2. Ao acessar a tela, preencha os campos Remetente e Destinatário, demais campos são opcionais, preencha-os conforme a necessidade. Na aba "1 - Principal " estão localizados dados referentes aos atuantes no transporte.

2.1 Logo após, acessar a opção Notas Fiscais / Composição na lateral direita da tela.

2.1.1 Ao acessar a tela das notas fiscais, informe a chave de acesso da NF-e e pressione o botão Importar para realizar a inclusão da NF-e.

Caso não possua chave de acesso, pressione o botão Incluir e preencha os dados da nota fiscal.

2.1.2 Será apresentado a tela da nota fiscal, pressione o botão Confirmar para finalizar a inclusão da NF-e.

2.1.3 Ao retornar para as telas principais do Conhecimento, ao acessar a aba "2 - Continuação", será possível visualizar a totalização das notas ficais, assim como alguns dados relacionados ao frete.

2.2 Na aba "3 - Valores" é possível realizar o calculo do frete, utilizando tabela de frete. Para isso pressione o botão Redefinir Utilizar/Buscar Tabela, para encontrar a tabela de frete configurado no pagador do frete, logo em seguida pressione o botão Calcular Frete para que seja calculado os valores do frete.

Para acessar mais detalhadamente os valores do frete, pressione a ação Valores de Frete, localizado na lateral direita da tela.

2.3 Pressione o botão Confirmar para finalizar a inclusão do Conhecimento.

3. Ao retornar para tela inicial do Conhecimento, deverá conter um registro do Conhecimento. Para realizar a transmissão dos dados ao SEFAZ basta pressione o botão .

Logo em seguira será apresentado o formulário para confirmar a troca da numeração e transmissão para o SEFAZ, pressione o botão Confirmar para continuar com o processo.

3.1 Inicialmente o registro irá apresentar um semáforo azul escuro que indica pendente de envio.

Após os serviços receberem o retorno do SEFAZ, será o semáforo ficará verde claro, indicando que o conhecimento está autorizado para uso.

Este processo poderá demorar alguns minutos.

Importação de Conhecimento Complementar

1. Acesse o Avacorp I em: Conteúdo > Operacional > Conhecimento > Conhecimento.

1.1 Pressione a ação Importa EDI para informar o arquivo de importação.

1.2 Ao ser apresentado a tela de importação, selecione um arquivo através do botão Select .

  • Layout: Deve ser preenchido com o código do layout de importação. OBS.: Atualmente possuímos apenas o layout 6005 para importação.
  • Arquivo: Este campo permite selecionar um arquivo de importação. OBS.: Será possível importar somente arquivos no formato .csv

1.3 Pressione  o botão Importar para que sejam gerado os conhecimentos complementares do arquivo. Ao finalizar o processo será exibido uma mensagem informando quanto CT-e foram gerados.

Regra: Somente serão gerados os conhecimento que possuírem a numeração do CT-e origem e numeração da NF emitidos na mesma filial e unidade em que o arquivo está sendo importado, ou seja, conhecimentos origem emitidos em outras filais e unidades diferente da importação não serão gerados.

1.4 Ao retornar para a tela principal será possível visualizar os conhecimento importados. Para retirar o semáforo de incompleto será necessário editar e confirma-lo.

  • Estrutura do layout 6005

Gerar CT-e e CC-e por lote
Conhecimento de Anulação, Anulação Tomador, Substituto e Substituto Tomador

Pré requisitos:

  • Possuir a configuração de contas transitórias necessários para gerar uma anulação. Caso já tenha emitido conhecimentos de anulação anteriormente, sua base já estará apta ao processo.(Manual configuração)
  • É possível utilizar o processo deste manual sem migrar os parâmetros do conhecimento, porem podem haver algumas funcionalidades indisponíveis.

1. Acesse o Avacorp I em: Conteúdo > Operacional > Conhecimento > Gerar Anulação/Substituição/Carta de Correção.

1.1 Para gerar um pressione a botão Incluir. Após o preenchimento dos campos obrigatórios pressione o botão Confirmar para gravar o lote.

Grupo Conhecimento de Anulação:

  • Gerar: Informe se irá gerar um ct-e de anulação ou anulação tomador.
  • CFOP: Informe o CFOP(natureza da operação) que será utilizado para anular. Utilizando os códigos: #NUMERO# e #DATA#  na observação serão substituídos pelo número ct-e origem e a data de emissão da anulação. Este campo é obrigatório.Este campo é obrigatório.
  • Observação ICMS: informar uma observação para o ICMS. Este campo é obrigatório.

Grupo Conhecimento de Substituição:

  • Gerar: Informe se irá gerar um ct-e de substituição ou substituição tomador.
  • Valores de Frete: Informe se o valor do frete será calculado ou informado manualmente no ajuste. Este campo não está disponível para substituto tomador.
  • Observação ICMS: informar uma observação para o ICMS. Utilizando os códigos: #NUMERO# e #DATA#  na observação serão substituídos pelo número ct-e origem e a data de emissão do substituto. Este campo é obrigatório.
  • Gerar Outros: Informe se será gerado ou não carta de correção. Este campo não está disponível quando utilizado CT-e anulação e Substituição no mesmo lote.
  • Descrição: Pode ser informado um nome/descrição para o lote.

 

1.2 É necessário selecionar o lote para prosseguir com os próximos passos.

 

1.3 Ao acessar a aba "2 - Conteúdo Ajustar", realize a inclusão dos ajustes que serão informados no substituto/substituto tomador.

Valor Frete

Quando no lote o campo Valores do Frete estiver informado a opção"Informar", será obrigatório incluir valores de frete. Basta selecionar o tipo de cálculo e informar um valor.

Os grupos ICMS e ICMS ST estão disponíveis somente quando utilizado os parâmetros do conhecimento migrado.

Tomador Serviço

Esta opção está disponível somente quando o lote gerar conhecimento substituto tomador. É possível definir o novo tomador para o substituto.

Local Coleta e Local Entrega

Este opção está disponível somente quando o lote gerar conhecimento substituto. Será possível informar um novo endereço de coleta e entrega.

 

1.4 Retorne para aba "1 - Lotes"  e acesse a ação do item "Anulação/Substituição", pressione o botão Selecionar e marque os conhecimento que irão compor o lote.

1.5 Após a composição do lote, pressione o botão Gerar Anulação para gerar os conhecimentos de anulação.

1.5.1 Os conhecimentos gerados serão exibidos no grid Conhecimentos Gerados, onde é possível visualizar o conhecimento que originou a anulação.

1.5.2 Faça uma breve revisão e realize a impressão dos conhecimento para prosseguir.

As opções de editar, excluir e imprimir estão disponíveis na tela somente quando os parâmetros do conhecimento estiverem migrados. Caso contrario estas opções deverão ser utilizadas diretamente no Avacorp.

1.6 Após a autorização dos conhecimentos de anulação, pressione o botão Gerar Substituição para gerar os conhecimentos substitutos.

1.6.1 Os conhecimentos gerados serão exibidos no grid Conhecimentos Gerados, onde é possível visualizar o conhecimento que foi substituído.

1.6.2 Faça uma breve revisão e realize a impressão dos conhecimento para finalizar o processo.

As opções de editar, excluir e imprimir estão disponíveis na tela somente quando os parâmetros do conhecimento estiverem migrados. Caso contrario estas opções deverão ser utilizadas diretamente no Avacorp.

Carta de Correção

1. Acesse o Avacorp I em: Conteúdo > Operacional > Conhecimento > Gerar Anulação/Substituição/Carta de Correção.

1.1 Para gerar um pressione a botão Incluir. Após o preenchimento dos campos obrigatórios pressione o botão Confirmar para gravar o lote.

  • Gerar Outros: Informe a opção Carta de Correção para gerar a CC-e. Desmarque as demais opções para prosseguir.
  • Descrição: Pode ser informado um nome/descrição para o lote.

 

1.2 É necessário selecionar o lote para prosseguir com os próximos passos.

 

1.3 Ao acessar a aba "2 - Conteúdo Ajustar", realize a inclusão do item da carta de correção.

  • Correção: Selecione a correção que será gerada.
  • Descrição: Informe o conteúdo para correção.

1.4 Retorne para aba "1 - Lotes"  e acesse a ação do item "Carta de Correção", logo em seguida, utilize o botão Selecionar e marque os conhecimento que irão compor o lote.

 

1.5 Após a composição do lote, pressione o botão Gerar Carta de Correção para gerar as CC-es.

 

1.6 As cartas de correção geradas serão exibidas no grid Cartas de Correção, onde é possível visualizar o conhecimento que foi corrigido.

 

1.7 Para visualizar e enviar as cartas de correção para o SEFAZ, é necessário acessar o Avacorp > Operacional > Carta de Correção > Manutenção.

1.8 Após a autorização do SEFAZ será exibido um semáforo verde na CC-e.

 

Conferência de Frete para CT-e de Terceiros

Pré requisitos:

  • Possuir tabela de frete configurada no cliente pagador do frete ou no padrão unidade.
  • A tabela de frete deve ser obrigatoriamente do Avacorp I. Pois não será possível realizar a conferência utilizando tabelas inclusas pelo Avacorp.

1. Acesse o Avacorp I em: Conteúdo > Operacional > Conhecimento >  Conhecimento Emitido Por Terceiro - Conferência.

1.1 Ao ser apresentada a tela de conferência, configure o filtro na parte superior da tela e pressione o botão Filtrar.

1.2 Selecione um registro para habilitar as ações do item e pressione o botão Calcular.

1.3 Selecione forma de aplicação do calculo, apenas o selecionado ou por período, e pressione o botão Confirmar para realizar a conferência do valor total do frete.

  • Calcular:Deve ser selecionado a regra de aplicação do calculo da conferência do valor do frete.
    • Selecionado: Irá calcular somente o registro selecionado na tela principal.
    • Período: Habilita todos os outros campos da tela a fim de aplicar uma regra para aplicação do calculo, através de um intervalo de datas.
  • Período Inicial e Final: Permite informar um intervalo de datas de emissão, que serão buscados os CT-es conforme a abrangência informada posteriormente.
  • Abrangência:Permite restringir a aplicação do calculo.
    • Todos: irá calcular todos os CT-es do intervalo de datas, inclusive os que já estiverem cálculos.
    • Não calculados: irá calcular somente os CT-es que não possuírem nenhuma conferência.
    • Com diferença no valor do frete: irá aplicar o calculo somente os CT-es que já foram calculados anteriormente e tiveram diferença no calculo ( CT-e com semáforo )
  • Cliente Remetente: Este campo não é obrigatório, mas quando preenchido, será aplicado o calculo somente quando encontrado o CPF/CNPJ como remetente do documento.

1.4 Após ser realizado a conferência, a tela principal será atualizada com os semáforos correspondentes.

  • : Conferência do valor do frete estão iguais, não foram encontradas divergência.
  • : Conferência do valor do frete está com divergência de valores.
  • : Foi encontrado a tabela de frete e/ou origem, destino e/ou faixa .
  • : Não foi encontrado a tabela de frete e/ou origem, destino e/ou faixa .

1.5 Para verificar os valores conferidos, selecione o registro e pressione o botão Valores de Frete.

1.5.1 Ao exibir a tela de valores, será possível conferir o valor do frete CT-e no grid da parte superior e no grid da parte inferior estará o valor do frete calculado pela conferência.

1.6 Caso não tenha sido encontrado a tabela de frete ou origem/destino ou faixa, selecione o registro e pressione o botão Erros para verificar o ocorrido.

1.7 Para recalcular a conferência dos CT-es que apresentaram erros, basta refazer o passo a passo deste documento.

Outros manuais relacionados ao conhecimento

      Para enviar Dúvidas ou Sugestões preencha as informações abaixo:

Nome (obrigatório):

E-mail (obrigatório):

Informe a sua Empresa (obrigatório):

Telefone para contato:
-

Sua mensagem:

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados


Top