Manual Programação de Embarque | Praxio - AvaWiki



Manual Programação de Embarque

     Conceito

Processo que possibilita programar o embarque de mercadorias para transferência e/ou distribuição. Também possibilita programar o retorno do veículo sem carga.

     Precondição

     Objetivo

  • Programação de Embarque Distribuição
  • Programação de Embarque Transferência
  • Programação de Embarque Vazio

      Como fazer?

Parâmetros da Programação de Embarque

1.  Acesse o caminho Avacorp I > Operacional > Parâmetros > Parâmetros da Programação de Embarque.

2. Para realizar a inclusão pressione o botão Mais

3. Na tela de “Programação Embarque - Parâmetros” configure os parâmetros conforme sua necessidade.

Aba "2 - Gerais":

Agrupamento Inicio de Viagem.

  • Sugerir local de inicio da viagem Distribuição: Conforme configuração permite sugerir a última cidade de fim da viagem do veiculo como cidade de início da próxima programação de embarque de distribuição.
  • Sugerir local de inicio da viagem Vazio: Conforme configuração permite sugerir a última cidade de fim da viagem do veiculo como cidade de início da próxima programação de embarque rodado vazio.

Aba "3- Frete Compra":

Aba "4 - Frete Compra":

  • Descontar da Base para Frete Compra (Quando a Base é o Valor do Frete Venda): Nesse grupo, todos os campos possuem as opções: "Não" e "Valor Devido". Ao marcar para calcular o Valor Devido, quando o Frete Compra (% Sobre Frete Emitente) for calculado com a base do valor do Conhecimento (Frete Venda), o valor será descontado ao calcular o Frete Compra.

  • Descontos da Base do Frete Compra: Com as opções para calcular por: "Tipo de Cálculo de Frete" e "Percentual Fixo", esse grupo permite cadastrar Taxas para serem descontadas no cálculo do Frete Compra.
    • Tipo de Cálculo de Frete: Permite selecionar o Tipo de Cálculo de Frete que será descontado da base do Frete Compra e disponibiliza as opções: "Valor Total", "Valor Total - Valor ICMS Acrescido" e " ICMS Acrescido". Ao definir qualquer dessas opções e definir a porcentagem, o sistema descontará os valores da base de cálculo do Frete Compra.
    • Percentual Fixo: Permite parametrizar um percentual fixo, livremente, para ser descontado da Base de cálculo do Frete Compra. No cálculo de Percentual Fixo, o campo "Descontar" é desconsiderado/desabilitado porque é utilizado apenas para o Tipo de cálculo de Frete.

Aba "5 - Frete Compra":

Grupo - Busca da Tabela de Frete:

  • Peso Utilizar: Realizará a busca na Tabela de Frete de acordo com o Peso, tendo as opções: Peso Líquido, Peso Bruto, Peso Aferido, Peso Cubado e O que for maior (entre os pesos).
  • Quantidade Utilizar: Realizará na busca na Tabela de Frete Compra de acordo com a Quantidade de Volumes, tendo as opções: Quantidade de Volumes, Quantidade de Volumes Para Cálculo de Frete, se informada, Senão Quantidade de Volumes e O Que For Maior (entre as quantidades).
  • Valor da Mercadoria Utilizar: Realizará a busca na Tabela de Frete compra de acordo com o Valor da Mercadoria, tendo as opções: Valor da Mercadoria, Valor da Mercadoria para Cálculo de Frete e O que For Maior (entre os Valores).

Grupo - Cálculo de Frete:

  • Peso Utilizar: Realizará o Cálculo do Frete de acordo com o Peso, tendo as opções: Peso Líquido, Peso Bruto, Peso Aferido, Peso Cubado e O que for maior (entre os pesos).
  • Quantidade Utilizar: Realizará o Cálculo do Frete de acordo com a Quantidade de Volumes, tendo as opções: Quantidade de Volumes, Quantidade de Volumes Para Cálculo de Frete, se informada, Senão Quantidade de Volumes e O Que For Maior (entre as quantidades).
  • Valor da Mercadoria Utilizar: Realizará o Cálculo do Frete de acordo com o Valor da Mercadoria, tendo as opções: Valor da Mercadoria, Valor da Mercadoria para Cálculo de Frete e O que For Maior (entre os Valores).

Grupo - Adiantamento:

  • Valor Para Base: Permite definir se a base de cálculo para Adiantamento do Frete Compra gerado a partir da Programação de Embarque, será o Valor Bruto ou Valor Líquido do Frete. Opções: Valor Bruto e Valor Líquido.

Aba "Filtros":

Aba "Validações":

Validação Operacional:

  • Obrigatório Cadastro Origem(Rodou Vazio): Conforme checkbox quando marcado torna obrigatório informar o cliente origem na emissão de uma Programação de Embarque Vazio.
  • Obrigatório Cadastro Destino(Rodou Vazio): Conforme checkbox quando marcado torna obrigatório informar o cliente destino na emissão de uma Programação de Embarque Vazio.
  • Ordem de Serviço Interna (em aberto): Neste parâmetro é possível ativar a validação que verifica se o veículo informado na Programação de Embarque possui Ordens de Serviço Internas em aberto. Opções: "Não Validar", "Avisar" e "Bloquear".
  • Ordem de Serviço Externa(em aberto): Neste parâmetro é possível ativar a validação que verifica se o veículo informado na Programação de Embarque possui Ordens de Serviço Externas em aberto. Opções: "Não Validar", "Avisar" e "Bloquear".

4. Pressione o botão Confirmar para salvar os parâmetros.

Programação de Embarque

Segue abaixo detalhadamente como emitir as seguintes programações de embarque:

Programação de Embarque Distribuição
  • Objetivo: Possibilita programar o embarque de distribuição de mercadorias com diferentes destinos.

1. Acesse o caminho Avacorp I > Operacional > Programação de Embarque > Programação de Embarque Distribuição.

2. Ao abrir a tela de "Programação de Embarque Distribuição" pressione o botão Incluir.

3. Ao abrir a tela de "Incluindo Embarque de Distribuição" preencha os campos conforme sua necessidade.

3.1. Na aba "1 - Principal" preencha os campos obrigatórios tais como, Motorista, Veículo, Previsão de Saída, Previsão de Chegada, Origem, Destino e os demais conforme sua necessidade.

3.2. Na aba "2 - Continuação" preencha os campos conforme sua necessidade.

Informações importantes:

Gerar Automaticamente: Possibilita marcar os documentos para serem gerados automaticamente a partir da programação de embarque.

Imprimir Automaticamente: Possibilita marcar os documentos para serem impressos automaticamente a partir da programação de embarque.

3.3. Na aba "3 - Composição" é possível informar uma composição de duas formas:

Importar Chave de Acesso documento: Insira a chave de acesso no campo e pressione o botão Importar.

Selecionar: Pressione o botão Selecionar, marque o documento e pressione o botão Confirmar.

Lembrando que não é permitido realizar a importação de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) diretamente na Programação de Embarque.

4. Após terminar de preencher a Programação de Embarque Distribuição, na tela principal, clique no botão Confirmar para concluir a inclusão.

Programação de Embarque Vazio
  • Objetivo: Possibilita deslocar um veículo sem carga para outro local.

1.  Acesse o caminho Avacorp I > Operacional > Programação de Embarque > Programação de Embarque Vazio.

2. Ao abrir a tela de "Programação de Embarque Vazio" pressione o botão Incluir.

3. Ao abrir a tela de "Incluindo Rodou Vazio" preencha os campos obrigatórios tais como, Motorista, Veículo, Previsão de Saída, Previsão de Chegada, Origem, Destino e os demais conforme sua necessidade.

3.1 Na aba "2 - Continuação" preencha os campos conforme sua necessidade.

Informações importantes:

Gerar Automaticamente: Possibilita marcar os documentos para serem gerados automaticamente a partir da programação de embarque.

Imprimir Automaticamente: Possibilita marcar os documentos para serem impressos automaticamente a partir da programação de embarque.

4. Após terminar de preencher a Programação de Embarque Vazio, na tela principal, clique no botão Confirmar para concluir a inclusão.

Programação de Embarque Transferência
  • Objetivo: Possibilita a transferência de mercadorias entre filiais.

1. Acesse o caminho Avacorp I > Operacional > Programação de Embarque > Programação de Embarque Transferência.

2. Ao abrir a tela de "Programação de Embarque Transferência" pressione o botão Incluir.

3. Ao abrir a tela de "Incluindo Embarque de Transferência" preencha os campos conforme sua necessidade.

3.1. Na aba "1 - Principal" preencha os campos obrigatórios tais como, Motorista, Veículo, Previsão de Saída, Previsão de Chegada, Trajeto e os demais conforme sua necessidade.

Informações importantes;

Gerar Automaticamente: Possibilita marcar os documentos para serem gerados automaticamente a partir da programação de embarque.
Imprimir Automaticamente: Possibilita marcar os documentos para serem impressos automaticamente a partir da programação de embarque.

3.2. Na aba "3 - Composição" é possível informar uma composição de duas formas:

Importar Chave de Acesso documento: Insira a chave de acesso no campo e pressione o botão Importar.

Selecionar: Pressione o botão Selecionar, marque o documento e pressione o botão Confirmar.

Não é possível realizar a importação de Nota Fiscal Eletrônica na Programação de Embarque.

4. Após terminar de preencher a Programação de Embarque Transferência, na tela principal, clique no botão Confirmar para concluir a inclusão.

Programação de Embarque Balsa
  • Objetivo: Possibilita registrar o embarque de mercadorias em uma balsa.

Pré requisitos:

  • Veiculo configurado com o tipo "balsa".
  • Cadastro de portos. (manual)

1. Acesse o caminho Avacorp I > Operacional > Programação de Embarque > Programação de Embarque Balsa. 2. Ao abrir a tela de "Programação de Embarque Balsa" pressione o botão Incluir.

3. Ao abrir a tela de "Incluindo Embarque de Balsa" preencha os campos conforme sua necessidade.

3.1. Na aba "1 - Principal" preencha os campos obrigatórios tais como:  Balsa, Previsão de Saída, Previsão de Chegada, Porto origem, Porto destino e os demais conforme sua necessidade.

3.2. Na aba "2 - Veículos" deve ser incluso os veículos e/ou carretas que irão embarcar na balsa. Pressione o botão Incluir para informar.

Para informar somente a carreta, sem o cavalo, apenas preencha o campo da carreta.

3.3. Para incluir uma composição selecione o veiculo/carreta e utilize uma das formas descritas abaixo:

A composição embarcada na balsa deverá estar na mesma unidade em que será inclusa a balsa, ou seja, caso a balsa seja emitida em uma filial/unidade diferente da emissão dos documentos, deve-se fazer uma transferência do mesmo.

Importar Chave de Acesso documento: Insira a chave de acesso no campo e pressione o botão Importar.

Selecionar: Pressione o botão Selecionar, marque o documento e pressione o botão Confirmar.

Caso esteja utilizando o parâmetro "Composição" selecionado na opção " Documentos da última viagem do veiculo"  a composição da última viagem finalizada do veiculo será incluso automaticamente.

4. Após inclusão da composição, pressione o botão Confirmar para salvar os dados.

5. Ao retornar para tela principal, será possível visualizar o registro incluso.

Opções:

   AÇÃO   ÍCONE     DESCRIÇÃO
Observações Possibilita a inclusão de observações na programação de embarque ou em documentos futuros, como afretamento e manifesto de carga.
Frete Compra Possibilita os ajustes no frete compra, para mais informações acesse Como emitir uma Programação de Embarque com Frete Compra.
Erros Possibilita verificar os erros que ocorreram ao gerar a programação de embarque.
Auditoria Possibilita verificar as ações do usuário sobre aquele registro.
Rotograma Possibilita os ajustes do rotograma, para mais informações acesse Como emitir uma Programação de Embarque com Rotograma.
PEF cash Possibilita os ajustes do PEF, para mais informações acesso o manual do PEF (Manual PEF).
Gerenciamento de Risco Possibilita selecionar a gerenciadora de risco para a programação de embarque.
Operação Refrigerada Possibilita estimar a duração da operação refrigerada.
Despesas Operacionais cash Possibilita a inclusão de despesas operacionais, para mais informações acesse o manual das despesas operacionais (Manual Despesas Operacionais).

 

Ações do Item:

   AÇÃO   ÍCONE     DESCRIÇÃO
Composição Possibilita a alteração da composição da programação de embarque.
Digitalização de Documentos Possibilita incluir arquivos digitais na programação de embarque.
Auditoria Possibilita verificar as ações do usuário sobre aquele registro
Cancelar Possibilita o cancelamento da programação de embarque.
Rotograma Possibilita os ajustes do rotograma, para mais informações acesse Como emitir uma Programação de Embarque com Rotograma.
Erros Possibilita verificar os erros que ocorreram ao gerar a programação de embarque.
Trocar Usuário de Alteração Possibilita a troca do usuário de alteração do registro.
Imprimir Impressão do relatório da programação de embarque.
Despesas Operacionais cash Possibilita a inclusão de despesas operacionais, para mais informações acesse o manual das despesas operacionais (Manual Despesas Operacionais).
Utilização Frete Compra

1. Após preenchido os dados na programação de embarque, pressione o botão Frete Compra.

2. Ao abrir a tela "Cálculo de Frete Compra" selecione o tipo de cálculo e pressione o botão Calcular.

• Utilizar Frete Compra: É possível selecionar o modo como será calculado o frete compra.

    • Padrão da Unidade: É utilizado a tabela de frete configurada por unidade.
    • Fornecedor: É utilizado a tabela de frete do proprietário do veículo.
    • Percurso: É utilizado a tabela de frete configurada pelo trajeto da programação de embarque.
    • Não utilizar: É necessário a incluir manualmente o valor do frete, para mais informações passe para o item 2.1.

2.1. Ao escolher a opção "Não Utilizar", realize a inclusão manual do valor do frete compra pressionando o botão Incluir. Na tela "Incluir Valor Manual" preencha os dados e pressione o botão Confirmar.

2.2. Após incluir o valor manualmente, selecione-o e pressione o botão Calcular.

3. Após calcular o frete compra, pressione o botão Confirmar para salvar os dados.

Utilização Rotograma

1. Para utilizar o rotograma é necessário aplicar o parâmetro Utilizar Rotograma, localizado aba "Configurações" sub aba "1 - Gerais" dos parâmetros da Programação de Embarque.

Lembrando que o veículo deve possuir configurações de rastreamento.

2. Realize a inclusão de uma Programação de Embarque. Antes de acessar o rotograma  é necessário pressionar os botões Local de saída/Início de Viagem e Local de chegada/Fim de Viagem.

3. Ao abrir a tela é necessário que os campos latitude e longitude estejam preenchidos, para isso pressione o botão Buscar.

4. Pressione o botão Confirmar para salvar os dados.

5. Para acessar o rotograma, pressione o botão Rotograma.

6. Na tela do rotograma será possível visualizar os pontos a serem percorridos.

7. Pressione o botão Confirmar para salvar o rotograma.

8. Após a emissão da Programação de Embarque, é possível monitorar o rotograma acessando o(s) caminho(s):

 • Distribuição: Avacorp I > Conteúdo > Operacional > Centro de Monitoramento Operacional > Rotograma > Rotograma Transporte - Distribuição

Transferência: Avacorp I > Conteúdo > Operacional > Centro de Monitoramento Operacional > Rotograma > Rotograma Transporte - Transferência

8.1 Os registros serão apresentados conforme configuração do filtro. 8.2 Neste é possível acompanhar a movimentação do veiculo no rotograma.

: Apresenta a posição do veículo no percurso do rotograma.

: Apresenta a tela do rotograma da Programação de Embarque.

Ações Rotograma:

   AÇÃO   ÍCONE     DESCRIÇÃO
Otimizar Entregas Possibilita a otimização do percurso, alterando a ordem das cidades e paradas que fazem parte do percurso.
Mapa do percurso Possibilita a visualização do mapa do percurso.
Rastreabilidade Veículo Possibilita a visualização de onde se encontra o veículo no atual momento.
Recalcular Possibilita a marcação das caixas de marcação (Trajeto, Pedágio e KM) para recalcular o percurso.
Alterar Selecione o percurso, no campo digite o número da nova ordem e pressione o botão Alterar, é preciso ter no mínimo três pontos no percurso para poder alterar a ordem (caso um dos pontos do trajeto seja um documento, é necessário a alteração da ordem).

      Para enviar Dúvidas ou Sugestões preencha as informações abaixo:

Nome (obrigatório):

E-mail (obrigatório):

Informe a sua Empresa (obrigatório):

Telefone para contato:
-

Sua mensagem:

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados


Top