Como utilizar duas séries diferentes na emissão de CT-e? | Praxio - AvaWiki



Como utilizar duas séries diferentes na emissão de CT-e?

   O que é ?

A utilização de Múltiplas Séries durante a emissão de CT-e serve para distinguir se a transportadora  que o emitiu possui inscrição naquele determinado estado.

   Quando utilizar ?

De acordo com a nova legislação é obrigatório que a transportadora que não possui inscrição em determinado estado informe um número de série diferente do convencional ao emitir um CT-e, isto ocorre quando a prestação de serviço de transporte iniciada em UF diversa daquela em que a empresa possui credenciamento para emissão de CTe.

   Como fazer ?

1. Para começar, é necessário realizar algumas configurações. Para isso, acesse o módulo Vendas selecionando Conhecimento/ Manutenção.

Acessar a tela de Conhecimentos

Acessar a tela de Conhecimentos

1.1. Clique com  o botão direito sobre a lista e selecione a opção Parâmetros/ Unidade/ Alterar.

Alterar parâmetro da unidade

Alterar parâmetro da unidade

1.2. Ao abrir a tela Alterando Parâmetros de Unidade, clique na aba 6 – Continuação,  selecione no campo Utilizar série distinta a opção Manualmente ou então a opção Automaticamente e selecione no campo Série a série que será usada como distinta. Clique em Confirmar para concluir:

Definindo os parâmetros da série

Definindo os parâmetros da série

 

2.Para incluir um novo CT-e com a série distinta clique no botão Incluir na parte inferior da tela ou com o botão direito selecione a opção Incluir:

Incluir novo CT-e

Incluir novo CT-e

2.1. Se a opção nos parâmetros da unidade para o campo Utilizar série distinta foi setado como Manualmente, durante a inclusão do CT-e o campo Série fica desbloqueado sendo possível se alterar manualmente para a série distinta configurada nos parâmetros da unidade.

Série distinta manualmente

Série distinta informada manualmente

2.2. Se a opção nos parâmetros da unidade para o campo Utilizar série distinta foi setado como Automaticamente, durante a inclusão do CT-e no momento que o sistema verifica que o campo ICMS ficou definido como “Transporte iniciado em UF <> UF inscrição do prestador” o sistema altera para a série distinta configurada nos parâmetros da unidade.

ICMS definido como “Transporte iniciado em UF <> UF inscrição do prestador”

ICMS definido como “Transporte iniciado em UF <> UF inscrição do prestador”

3. Para impressões de conhecimentos o sistema aceitará as séries configuradas nos parâmetros da unidade do conhecimento.

Alterar a série durante a impressão

Alterar a série durante a impressão

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados

  • Manual Conhecimento(CT-e)
  • Conhecimento (Ct-e) Globalizado 3.0
  • Averbação de Documentos – AT&M e Porto Seguro
  • Como alterar os nomes das tags referentes as taxas do Conhecimento ?
  • Manual Impressão de Ordem de Serviço

  • Top