Cálculo Diferenciado para tabela de frete | Praxio - AvaWiki



Cálculo Diferenciado para tabela de frete

   O que é?

Possibilitar a utilização de tabelas de frete de cálculos diferenciados por  CNPJ, Tipo de Carga, Tipo de Frete, Natureza de Mercadoria,Característica do Veículo, Capacidade de Carga, Trajeto e Rota.

   Como fazer?

1. Este manual visa mostrar como utilizar e de onde irá buscar as informações para  os Cálculos Diferenciados. Abaixo em destaque, mostra quais os tipos podem ter algum diferenciador para que a tabela o reconheça. É possível criar N possibilidades de sequencias para a tabela, podendo o documento ter apenas uma característica igual ou várias. O sistema irá buscar a que tiver mais dados em comum entre a sequencia da tabela e o documento vinculado. EX. Caso a sequencia 1 ( que fica na aba 2 – Origem/Destino, cada uma que lá for criada se chama de sequencia na tabela de frete)  tenha o Tipo de Frete, Natureza de Mercadoria e a Rota iguais ao documento e a sequencia 2 tiver apenas  a Capacidade de Carga igual então o sistema irá buscar a sequencia 1 que tem mais características iguais ao do documento.

1

1.1. Na sub aba B – Continuação, existem dois parâmetros para impedir que algumas características entrem em conflito, para este exemplo iremos deixar o parâmetro como sim, para que ele não faça essa validação.

212

2. Ao acessar a aba 2 – Origem/Destino, inclua uma sequencia. Na sub aba da sequencia é onde será especificado quais características irão ser buscadas no documento. Abaixo temos o exemplo para buscar a partir do Remetente, Destinatário,  Consignatário, Remetente/Destinatário e Não utilizar. Após selecionar basta informar o CNPJ correspondente. Sempre que este CNPJ for igual ao do documento emitido, será utilizado esta sequencia.

2

3. Pode ser utilizado a Natureza de Mercadoria,  neste exemplo 2 Cloropropano.

3

3.1. Abaixo mostra de onde será buscado a informação para comparar com a sequencia, neste caso que é um Conhecimento, irá buscar da aba 2 – Notas Fiscais/Coletas/Outros.

5

4. Utilizando o Tipo de Carga, neste exemplo 3242 – 40 – 4.1.

4

4.1. Acessando a aba 3 – Configurações Cálculo/Valores sub aba B – Outras Informações do Conhecimento, é possível identificar o Tipo de Carga.

7

5. Utilizar a Capacidade de Carga, indeferi o veículo, desde que a capacidade de carga seja exatamente igual ao que esta cadastrado.

5

5.1. Para identificar a Capacidade de Carga do veículo, acesse o cadastro do mesmo conforme a imagem abaixo.

9

6. É possível utilizar a Rota, neste exemplo Rota 2.

6

6.1. No conhecimento a informação da Rota fica na aba 5 – Outras Informações.

rota

7. Ao utilizar as Características de Veículo, neste exemplo, esta sequencia irá buscar todos os documentos vinculados que tenham este tipo de característica, tanto faz qual será a placa ou peso… etc.

7

7.1. Para identificar a Característica do Veículo, acesse o cadastro do veículo, conforme a imagem abaixo.

13

7.2 Ao informar o veículo no documento, neste exemplo estamos utilizando o Conhecimento, será preenchido o campo da característica do veículo.

Lembrando que também pode ser utilizada a característica da primeira carreta, basta acessar os parâmetros da Unidade do documento utilizado e  alterar o parâmetro Utilizar na busca da tabela de frete a característica do veículo. Para mais informações acesse o manual do documento que está sendo emitido.

caracteristica

8. Ou selecionar por Tipo de Frete.

8

8.1. No Conhecimento, fica junto com o Tipo de Carga, na aba 3 – Configurações Cálculo/Valores sub aba B – Outras Informações .

15

9. Também é possível utilizar o cálculo diferenciado por trajeto, basta informar o mesmo no campo Trajeto e ao encontrar o mesmo trajeto no documento, será realizado o cálculo.

trajeto

9.1 Neste exemplo iremos utilizar o trajeto no documento conhecimento, na aba “3 – Configurações Cálculo/Valores” sub aba “D – Frete“é possível informar o trajeto.

Caso o campo Trajeto não esteja habilitado, vá nas parâmetros da Unidade do documento e habilite o campo Utilizar dentro do agrupamento Trajeto. Para mais informações acesse o manual do documento que estiver utilizando, lembrando que esta opção pode ser utilizado nos documentos: Cotação de frete, Conhecimento, Nota Fiscal de Serviço.

trajeto conhecimento

10. Também é possível utilizar todas as opções informadas acima juntas. Ou criar uma sequencia com duas características, outra com 4….etc. Como já foi dito anteriormente é possível criar N sequencias, cada uma utilizando sua própria faixa e valores.

9

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados

  • Manual Tabela de Frete com utilização de taxa EMEX
  • Data de Vigência da Tabela de Frete
  • Cálculo diferenciado por característica de veículo e adicional de entrega no rateio de conhecimento
  • Cálculo de frete compra para fornecedor no manifesto de carregamento
  • Como incluir uma Tabela de frete para fornecedores?

  • Top