Manual Documentos Automáticos: CTe, Manifesto, MDFe, PEF, Redespacho, Nota Fiscal de Serviço | Praxio - AvaWiki



Manual Documentos Automáticos: CTe, Manifesto, MDFe, PEF, Redespacho, Nota Fiscal de Serviço

   O que é?

Processo que disponibiliza a geração de documentos automaticamente a partir de uma coleta.

   Quando utilizar?

Quando for necessário gerar documentos automaticamente a partir da coleta.

   Como fazer?

Parametrização
Configurações para Emitir

No manual abaixo mostrará como gerar documentos automáticos a partir de uma coleta, para que isso seja feito, por favor seguir os passos abaixo.

  • Para o funcionamento correto do processo  gerar documentos automáticos a partir da coleta é necessário que estejam instalados e configurados os seguintes serviços:
    • Ava-Doc
    • Ava-E
    • AvaProcessarNumeracaoDocumento.

1. Acesse o módulo Cadastros/Clientes, Fornecedores. Etc.../Manutenção.

Manutenção

Manutenção

1.1. Selecione o cliente que desejas parametrizar, e logo após clique com o botão direito e selecione a opção Vínculos.

Cadastros

Cadastros

1.2. Logo após que abrir a tela de Vínculos do Cadastro, selecione o tipo de vínculo Cliente e clique com o botão direito e selecione a opção Configuração por Tipo de Documento.

Configuração por tipo documento

Configuração por tipo documento

1.3.  Abrirá a tela de Parâmetros por Tipos de Documentos, na mesma selecione a opção Coleta e clique com o botão direito e selecione alterar.

jnhijoi

Alterar vínculos

1.4.  Abrirá a tela de Alterando Parâmetro para Coleta, na mesma parametrize de acordo com sua empresa. Nessa tela será definida o padrão por cliente, quando informamos o cliente na coleta a mesma deve ter esses campos informados conforme configurados nos vínculos. Lembrando que na tela de inclusão da coleta os campos serão editáveis caso deseja alterá-los.

No agrupamento Gerar Documento:

  • Conhecimento: Caso seja informado a opção Sim neste campo, será possível emitir o documento Conhecimento na emissão automática.
  • Nota Fiscal de Serviço: Caso seja informado a opção Sim neste campo, será possível emitir o documento Nota Fiscal de Serviço na emissão automática.
  • Manifesto: Caso seja informado a opção Sim neste campo, será possível emitir o documento Manifesto na emissão automática.
  • PEF: Caso seja informado a opção Sim neste campo, será possível emitir o documento PEF na emissão automática.
  • Gerenciamento de Risco: Caso seja informado a opção Sim neste campo, será possível emitir o documento Gerenciamento de Risco na emissão automática.
  • Redespacho: Caso seja informado a opção Sim neste campo, será possível emitir o documento Redespacho na emissão automática.

No agrupamento Imprimir documento:

  • Conhecimento: Caso seja informado a opção Sim neste campo, será possível emitir a dacte deste documento.
  • Nota Fiscal de Serviço: Caso seja informado a opção Sim neste campo, será possível emitir a dacte deste documento.
  • Manifesto: Caso seja informado a opção Sim neste campo, será possível emitir a dacte deste documento.
  • PEF: Caso seja informado a opção Sim neste campo, será possível emitir a dacte deste documento.
  • MDF-e: Caso seja informado a opção Sim neste campo, será possível emitir a dacte deste documento.
  • Afretamento: Caso seja informado a opção Sim neste campo, será possível emitir a dacte deste documento.

No agrupamento Rateio Tabela Frete:

  • Utilizar Rateio:Neste campo é possível informar uma tabela de frete para realizar o rateio de Conhecimento.
    • Sim ( Rateio 9): Selecionando esta opção, ao realizar a emissão automática, caso a tabela de frete seja do tipo de rateio 9, será realizado o rateio entre os Conhecimentos. Os campos abaixo: Filial, Unidade, Código e Versão ficarão inativos para esta opção.
    • Sim ( Rateio 8): Selecionando esta opção, ao realizar a emissão automática, deverá ser informado uma tabela de frete com tipo de rateio 8,  assim ao emitir o Conhecimento, será realizado o rateio entre os Conhecimentos. Os campos abaixo: Filial, Unidade, Código e Versão ficarão ativos para escolher a tabela de frete que será utilizada no rateio.
    • Não: Selecionando esta opção não será realizado rateio dos Conhecimentos.

145

1.5. Feito isso acesse o módulo Operacional/Coletas/Manutenção.

Manutenção

Manutenção

1.6. Ao abrir a tela de Coletas, na mesma clique com o botão direito e  selecione a opção Incluir.

Incluir

Incluir

1.7. Será aberta a tela de inclusão da Coleta, na mesma preencha os campos necessários para a inclusão.

Quando for incluída uma coleta sem notas fiscais o serviço irá vincular automaticamente as notas. O serviço irá buscar na tabela xmldocumentoeletronico um xml com mesmo remetente destinatário e veículo da coleta, caso encontre irá vincular a NFe. Nos parâmetros Quantidade NFe: Padrão valor igual a 1, caso a coleta não possua a quantidade de NFes vinculadas igual ao valor do parâmetro, irá ser executado o processo de vinculação automatica até a coleta possuir a quantidade estipulada no parâmetro e só então irá gerar o conhecimento e o parâmetro Xml validar destinatário: Indica se irá utilizar o destinatário para vincular automaticamente as NFes.

Logo após a impressão da coleta incluída, as opções que estiverem setadas como "Sim", serão geradas automaticamente pelos serviços, os documentos gerados vão ser inclusos na suas própria fila, Exemplo: "Conhecimento gerado automaticamente", Será encontrado no módulo vendas/Conhecimentos/Manutenção. Os documentos Serão emitidos na sequência da tela, sendo primeiro o Conhecimento, após a impressão do conhecimento e seu envio para o SEFAZ será emitido o Manifesto e posteriormente após a impressão do Manifesto serão emitidos o PEF e MDF-e, assim como parametrizado. Lembrando que os padrões são definidos nos vínculos do cliente, porém os campos na tela de inclusão serão editáveis também.

2

Fornecer NF Serviço

Criado uma opção para que seja informado quando o fornecedor fornece nota fiscal, estes dados são buscados a partir das configurações realizadas no veículo. (Este processo será explicado no item 3 deste manual)

1. Na sub aba E - Gerar Documento Automaticamente, fica a nova opção. Onde é possível escolher uma das 3 opções:

  • Sim: Quando na coleta estiver informado que o fornecedor fornece nota fiscal.
  • Não: Para quando o fornecedor não fornece a nota fiscal de serviço, então irá gerar afretamento.

3

2. Conforme a opção acima, irá influenciar na condição do campo Fornece Nota Fiscal de Serviço/Não Gerar Afretamento do Manifesto.

Sem título

3. Para especificar um caminhão em peculiar, acesse as Configurações deste conforme a imagem abaixo.
34. No campo Fornece Nota Fiscal de Serviço informe conforme a necessidade se este veículo fornece ou não NFS.
4

5. Para definir diretamente no proprietário do veículo, acesse o vínculo do Fornecedor/ Configurações por Tipo de Documento.

16. Altere o tipo de documento Coleta.
27. No tipo de documento Coleta, para definir se o campo Fornece NF de Serviço será por padrão, Sim, Não ou Padrão do Veículo.
38. Na Coleta emitida, ao ser preenchido / trocado o proprietário do veículo, é buscado o valor das configurações deste. Caso não tenha configuração, é atribuído o valor padrão (Padrão veículo). Caso o campo proprietário da Gerar documento Automaticamente -> agrupamento veículo estiver preenchido, assume o valor do proprietário deste campo. OBS: O valor atribuído ao campo é sugestivo, podendo o usuário alterar livremente.

4

Parâmetros da Coleta para Emissão Automática
Parâmetros da Unidade

1. No módulo Operacional > Coletas > Manutenção, ao clicar com o botão direito e selecionar Parâmetros|Unidade.

unidade
1.1 Nos parâmetros da unidade da Coleta é possível encontrar alguns parâmetros que influenciam na emissão automática. Abaixo segue a imagem destes parâmetros:

Na aba "7 - Documentos Automáticos":

  • Agrupar CT-e/NFS-e Veículo Rodotrem/Bitrem: Neste campo é possível definir se será agrupado ou não as notas ficais para gerar CT-e ou NFS-e quando utilizado veículos Rodotrem/Bitrem.
  • Regra Endereço entrega CT-e/NFS-e: Neste campo é possível escolher como será a regra do endereço de entrega para gerar CT-e ou NFS-e. Podendo escolher se será pelo Endereço Destino Coleta ou se será seguindo a regra Recebedor/NF Cliente XML/Tag XML entrega/Tag XML Endereço Destinatário.
  • Regra dados nota fiscal CT-e/NFS-e: Neste campo é possível informar de onde virá a informação dos campos Quantidade, Peso, m3 e Valor Mercadoria da Nota Fiscal para gerar Conhecimento(CT-e) ou Nota Fiscal de Serviço(NFS-e), se serão utilizado os valores do XML ou os valores informados na Coleta.*Este campo foi publicado na patch 219 dia 30/08/2017
  • Ratear pedágio reembolso CT-e/NFS-e: Neste campo deve ser selecionado se será rateado o valor do pedágio informado na coleta, Por Peso ou Por Valor da Mercadoria .

5

Configurações dos serviços
Ava- E

Ava-E

1. Serviço para processamento de documentos eletrônicos.

O serviço Ava-E - é responsável pelo  processamento de documentos eletrônicos. Para mais informações sobre a instalação, acesse o link Instalando o Ava-E

serviços

Ava-E - Serviço processamento de documentos eletrônicos.

 1.1. Após a instalação o serviço poderá ser configurado através do executável “QuickConfigParametro.exe” encontrado na pasta de instalação.

Parâmetros:

DiaAnteriorProcessarDocumento: Por padrão este campo será definido com o valor 1 ou seja serão buscados os registros de 1 dias atrás até o dia atual.

EDIWS_RaizUrl: Endereço onde está instalado o EDIWS.

logDebug: Habilita a gravação de mensagens de depuração no log.

logError: Habilita a gravação de erros no log.

logWarning: Habilita a gravação de mensagens de advertência no log.

logSQL: Habilita a gravação de comandos SQL no Log.

TempoPadraoProcessamento:  Intervalo (em minutos) entre cada turno de processamento do serviço. O Valor padrão é 1 minuto.

processarCTe: Habilita o processamento do CTe.

processarMDFe: Habilita o processamento do NFe.

processarNFe: Habilita o processamento do PEF.

processarPEF: Habilita o processamento do MDFe.

ProcessarSomenteTipoInclusaoEspecifica: Processa somente documentos incluidos com o tipoinclusao parametrizado.

TipoInclusaoCTe: Lista de códigos do tipo de inclusão do cte que será processado.

TipoInclusaoNFe: Lista de códigos do tipo de inclusão da nfe que será processado.

TipoInclusaoPEF: Lista de códigos do tipo de inclusão do pef que será processado.

TipoInclusaoMDFe: Lista de códigos do tipo de inclusão do mdfe que será processado.

serviço

Ava-E - Serviço processamento de documentos eletrônicos.

AvaprocessarNumeracaoDocumento

AvaProcessarNumeracaoDocumento

1. Serviço para trocar a numeração dos documentos.

O serviço AvaProcessarNumeracao  é responsável pela trocar numeração dos documentos.

serviço

AvaProcessarNumeracao - Serviço para trocar numeração dos documentos.

1.1. Após a instalação o serviço poderá ser configurado através do executável “QuickConfigParametro.exe” encontrado na pasta de instalação.

Parâmetros:

DiaAnteriorProcessarDocumento: Por padrão este campo será definido com o valor 1 ou seja serão buscados os registros de 1 dias atrás até o dia atual.

EDIWS_RaizUrl: Endereço onde está instalado o EDIWS.

logDebug: Habilita a gravação de mensagens de depuração no log.

logError: Habilita a gravação de erros no log.

logWarning: Habilita a gravação de mensagens de advertência no log.

logSQL: Habilita a gravação de comandos SQL no Log.

TempoPadraoProcessamento:  Intervalo (em minutos) entre cada turno de processamento do serviço. O Valor padrão é 1 minuto.

ProcessarConhecimento: Habilita o processamento do conhecimento.

ProcessarManifesto: Habilita o processamento do manifesto.

TipoInclusaoConhecimento: Lista de códigos do tipo de inclusão do conhecimento que será processado.

TipoInclusaoManifesto: Lista de códigos do tipo de inclusão do manifesto que será processado.

Processar numeração

AvaProcessarNumeracao - Serviço para trocar numeração dos documentos.

Ava-Doc

Ava-Doc

1. Serviço para gerar documentos automaticamente a partir da fila na tabela “manutencao.gerardocumentoautomatico”.

Após a instalação o serviço poderá ser configurado através do executável “QuickConfigParametro.exe” encontrado na pasta de instalação.

Parâmetros:

DiaAnteriorGerarDocumento: Por padrão este campo será definido com o valor 5 ou seja serão buscados os registros de 5 dias atrás até o dia atual.

EDIWS_RaizUrl: Endereço onde está instalado o EDIWS.

logDebug: Habilita a gravação de mensagens de depuração no log.

logError: Habilita a gravação de erros no log.

logWarning: Habilita a gravação de mensagens de advertência no log.

logSQL: Habilita a gravação de comandos SQL no Log.

TempoPadraoProcessamento: Intervalo (em minutos) entre cada turno de processamento do serviço. O Valor padrão é 1 minuto.

O serviço Ava-Doc é responsável para gerar documentos automaticamente.

Ava doc

Ava doc

1.1. Após a instalação o serviço poderá ser configurado através do executável “QuickConfigParametro.exe” encontrado na pasta de instalação.

Nos Parâmetros

DiaAnteriorGerarDocumento: Por padrão este campo será definido com o valor 5 ou seja serão buscados os registros de 5 dias atrás até o dia atual.

EDIWS_RaizUrl: Endereço onde está instalado o EDIWS.

logDebug: Habilita a gravação de mensagens de depuração no log.

logError: Habilita a gravação de erros no log.

logWarning: Habilita a gravação de mensagens de advertência no log.

logSQL: Habilita a gravação de comandos SQL no Log.

TempoPadraoProcessamento:  Intervalo (em minutos) entre cada turno de processamento do serviço. O Valor padrão é 1 minuto.

Serviço

Serviço

Serviços de Impressão Automática
Importação de Relatório

1. Para conseguir realizar a impressão dos documentos automática, é necessário realizar a importação dos relatórios. Para saber como realizar este procedimento acesso o link do manual Importar relatório .

AvaImpressão

Esta instalação deve ser feita na máquina física do usuário que tenha acesso a impressora.

Para o funcionamento correto deste programa é preciso PRIMEIRAMENTE realizar a importação de relatórios, localizado no tópico acima deste manual.

1. Para saber como realizar a instalação do serviço de impressão de documento automáticos acesse o link do manual instalação do serviço Avaimpressao

Processo de emissão automática de documentos
Emissão
Conhecimento

1 No módulo Operacional / Coletas / Manutenção, inclua uma Coleta e na aba "1 - Principal" sub aba "A - Remetente/Destinatário" preencha obrigatoriamente os campos do Remetente e Solicitante, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Incluindo a Coleta.

Incluindo a Coleta.

1.1 Na aba  "1 - Principal" sub aba "E - Gerar Documento Automaticamente" para conseguir emitir automaticamente, deixe selecionado a opção Sim no campo Conhecimento do agrupamento Gerar Documento Automaticamente, para gerar a impressão automaticamente no agrupamento Imprimir Automaticamente deixe selecionado a opção Sim no campo Conhecimento, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Informando a emissão de documentos automáticos.

Informando a emissão de documentos automáticos.

1.2 Na aba "2 - Continuação" preencha obrigatoriamente os campos do agrupamento Coletar, os campos do agrupamento Veículo, demais campos preencha conforme a necessidade.

Informando o Veículo e a data de Coletar.

Informando o Veículo e a data de Coletar.

1.3 Na aba "3 - Continuação" preencha o campo Trajeto, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Informando o trajeto.

Informando o trajeto.

1.4 Na aba "4 - Continuação" informe a Nota Fiscal.

Informando a Nota Fiscal.

Informando a Nota Fiscal.

1.5 Após realizar a Coleta é necessário imprimi-la.

Coleta impressa.

Coleta impressa.

2. Acesse no Avacorp I, no menu lateral selecione a opção Conteúdo / Avacorp-I / Operacional / Monitoria / Monitoramento emissão de documentos automáticos.

Acessando as emissões automáticas no Avacorp I.

Acessando as emissões automáticas no Avacorp I.

2.1 Na tela "Monitoramento emissão de documentos automáticos" irá aparecer  a Coleta emitida e o status da emissão do Conhecimento. Para saber o número do Conhecimento emitido, clique na lupa(lupa).

Conhecimento emitido.

Conhecimento emitido.

2.2 Ao acessar no Avacorp o módulo Vendas / Conhecimento / Manutenção, é possível visualizar o Conhecimento emitido, caso seja necessário confira os dados que foram emitidos.

Conhecimento emitido.

Conhecimento emitido.

3. Caso algum dado seja emitido errado ou seja necessário trocar a NF-e, cancele o CT-e através do Avacorp como de costume, clicando no botão direito e selecionar a opção Cancelar.

Lembrando que cada estado possui uma legislação especificando o tempo limite depois de emitido em que é possível efetuar o cancelamento do documento.

Cancelando o conhecimento.

Cancelando o conhecimento.

Conhecimento cancelado.

Conhecimento cancelado.

3.1 Com o CT-e já cancelado, vá no módulo Operacional / Coletas / Manutenção, altere a Coleta para corrigir a informação que havia sido emitido errado e confirme a Coleta novamente. No exemplo abaixo, alteramos a Nota Fiscal.

Alterando a Nota Fiscal na Coleta.

Alterando a Nota Fiscal na Coleta.

3.2 Após realizar as correções necessárias na Coleta, é necessário disparar novamente a emissão do documento. Para isto, acesso novamente a tela  "Monitoramento emissão de documentos automáticos" no Avacorp I e  na coluna Mod dentro da coluna CT-e clique no botão de reiniciar o processo (reiniciar). Caso não tenha nada de errado, será emitido um novo Conhecimento.

Emitindo novamente um CT-e.

Emitindo novamente um CT-e.

Nota Fiscal de Serviço

1 No módulo Operacional / Coletas / Manutenção, inclua uma Coleta e na aba "1 - Principal" sub aba "A - Remetente/Destinatário" preencha obrigatoriamente os campos do Remetente e Solicitante, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Incluindo a Coleta.

Incluindo a Coleta.

1.1 Na aba  "1 - Principal" sub aba "E - Gerar Documento Automaticamente" para conseguir emitir automaticamente, deixe selecionado a opção Sim no campo NFS-e do agrupamento Gerar Documento Automaticamente, para gerar a impressão automaticamente no agrupamento Imprimir Automaticamente deixe selecionado a opção Sim no campo NFS-e, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Informando a emissão de documentos automáticos.

Informando a emissão de documentos automáticos.

1.2 Na aba "2 - Continuação" preencha obrigatoriamente os campos do agrupamento Coletar, os campos do agrupamento Veículo, demais campos preencha conforme a necessidade.

Informando o Veículo e a data de Coletar.

Informando o Veículo e a data de Coletar.

1.3 Na aba "3 - Continuação" preencha o campo Trajeto, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Informando o trajeto.

Informando o trajeto.

1.4 Na aba "4 - Continuação" informe a Nota Fiscal.

Informando a Nota Fiscal.

Informando a Nota Fiscal.

1.5 Após realizar a Coleta é necessário imprimi-la.

Coleta impressa.

Coleta impressa.

2. Acesse no Avacorp I, no menu lateral selecione a opção Conteúdo / Avacorp-I / Operacional / Monitoria / Monitoramento emissão de documentos automáticos.

Acessando as emissões automáticas no Avacorp I.

Acessando as emissões automáticas no Avacorp I.

2.1 Na tela "Monitoramento emissão de documentos automáticos" irá aparecer  a Coleta emitida e o status da emissão da Nota Fiscal de Serviço. Para saber o número da Nota Fiscal de Serviço emitido, clique na lupa(lupa).

Nota fiscal de Serviço emitida.

Nota fiscal de Serviço emitido.

2.2 Ao acessar no Avacorp o módulo Vendas / Nota Fiscal de Serviço/ Manutenção, é possível visualizar a Nota Fiscal de Serviço emitido, caso seja necessário confira os dados que foram emitidos.

Nota Fiscal de Serviço emitido.

Nota Fiscal de Serviço emitido.

Manifesto / MDF-e

1 No módulo Operacional / Coletas / Manutenção, inclua uma Coleta e na aba "1 - Principal" sub aba "A - Remetente/Destinatário" preencha obrigatoriamente os campos do Remetente e Solicitante, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Incluindo a Coleta.

Incluindo a Coleta.

1.1 Na aba  "1 - Principal" sub aba "E - Gerar Documento Automaticamente" para conseguir emitir automaticamente um Manifesto e um MDF-e, é necessário emitir um CT-e ou uma NFS-e, portando selecione um deste documentos para emitir.

Para emitir um Manifesto com MDF-e deixe selecionado a opção Sim no campo Manifesto, no campo Tp Manifesto informe o tipo do manifesto a ser gerado(Carregamento, Coleta e Distribuição ou Transferência) e no campo MDF-e do agrupamento Gerar Documento Automaticamente, para gerar a impressão automaticamente no agrupamento Imprimir Automaticamente deixe selecionado a opção Sim no campo Manifesto e no campo MDF-e , demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Informando a emissão de documentos automáticos.

Informando a emissão de documentos automáticos.

1.2 Na aba "2 - Continuação" preencha obrigatoriamente os campos do agrupamento Coletar, os campos do agrupamento Veículo, demais campos preencha conforme a necessidade.

Informando o Veículo e a data de Coletar.

Informando o Veículo e a data de Coletar.

1.3 Na aba "3 - Continuação" preencha o campo Trajeto, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Informando o trajeto.

Informando o trajeto.

1.4 Na aba "4 - Continuação" informe a Nota Fiscal.

Informando a Nota Fiscal.

Informando a Nota Fiscal.

1.5 Após realizar a Coleta é necessário imprimi-la.

Coleta impressa.

Coleta impressa.

2. Acesse no Avacorp I, no menu lateral selecione a opção Conteúdo / Avacorp-I / Operacional / Monitoria / Monitoramento emissão de documentos automáticos.

Acessando as emissões automáticas no Avacorp I.

Acessando as emissões automáticas no Avacorp I.

2.1 Na tela "Monitoramento emissão de documentos automáticos" irá aparecer  a Coleta emitida e o status da emissão do Manifesto e do MDF-e.

Para saber o número do Manifesto emitido, clique na lupa(lupa).

Manifesto emitido

Manifesto emitido

Para saber o número do MDF-e emitido, clique na lupa(lupa).

MDF-e emitido.

MDF-e emitido.

2.2 Ao acessar no Avacorp o módulo Operacional/ Manifesto / Manutenção, é possível visualizar o Manifesto emitido, caso seja necessário confira os dados que foram emitidos.

Manifesto emitido.

Manifesto emitido.

2.3 Ao acessar no Avacorp o módulo Operacional/ Manifesto / MDF-e / Manutenção, é possível visualizar o MDF-e emitido, caso seja necessário confira os dados que foram emitidos.

MDF-e emitido.

MDF-e emitido.

3. Caso algum dado seja emitido errado ou seja necessário trocar alguma informação, cancele o MDF-e e o Manifesto através do Avacorp como de costume, clicando no botão direito e selecionar a opção Cancelar.

Lembrando que cada estado possui uma legislação especificando o tempo limite depois de emitido em que é possível efetuar o cancelamento do documento.

Cancelando o MDF-e

Cancelando o MDF-e

MDF-e cancelado.

MDF-e cancelado.

Cancelando o Manifesto.

Cancelando o Manifesto.

Manifesto cancelado.

Manifesto cancelado.

 

3.1 Com o Manifesto e o MDF-e já cancelados, vá no módulo Operacional / Coletas / Manutenção, altere a Coleta para corrigir a informação que havia sido emitido errado ou que necessite ser alterada e confirme a Coleta novamente. No exemplo abaixo, alteramos o veículo.

Alterando o veículo na Coleta.

Alterando o veículo na Coleta.

3.2 Após realizar as correções necessárias na Coleta, é necessário disparar novamente a emissão do documento. Para isto, acesso novamente a tela  "Monitoramento emissão de documentos automáticos" no Avacorp I e  na coluna Mod dentro da coluna Documento de Carregamento clique no botão de reiniciar o processo (reiniciar), faça o mesmo processo para o MDF-e. Caso não tenha nada de errado, será emitido um novo Manifesto e MDF-e.

Emitindo novamente o Manifesto e o MDF-e.

Emitindo novamente o Manifesto e o MDF-e.

Redespacho

1 No módulo Operacional / Coletas / Manutenção, inclua uma Coleta e na aba "1 - Principal" sub aba "A - Remetente/Destinatário" preencha obrigatoriamente os campos do Remetente e Solicitante, na  sub aba "B - Consignátario/Redespacho" preencha obrigatoriamente os campos do Redespacho, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Incluindo a Coleta.

Incluindo a Coleta.

Incluindo o redespachante.

Incluindo o redespachante.

1.1 Na aba  "1 - Principal" sub aba "E - Gerar Documento Automaticamente" para conseguir emitir automaticamente um Redespacho, é necessário emitir um CT-e, portando selecione a opção para emitir CT-e.

Para emitir o Redespacho deixe selecionado a opção Sim no campo Redespacho do agrupamento Gerar Documento Automaticamente, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Informando a emissão de documentos automáticos.

Informando a emissão de documentos automáticos.

1.2 Na aba "2 - Continuação" preencha obrigatoriamente os campos do agrupamento Coletar, os campos do agrupamento Veículo, demais campos preencha conforme a necessidade.

Informando o Veículo e a data de Coletar.

Informando o Veículo e a data de Coletar.

1.3 Na aba "3 - Continuação" preencha o campo Trajeto, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Informando o trajeto.

Informando o trajeto.

1.4 Na aba "4 - Continuação" informe a Nota Fiscal.

Informando a Nota Fiscal.

Informando a Nota Fiscal.

1.5 Após realizar a Coleta é necessário imprimi-la.

Coleta impressa.

Coleta impressa.

2. Acesse no Avacorp I, no menu lateral selecione a opção Conteúdo / Avacorp-I / Operacional / Monitoria / Monitoramento emissão de documentos automáticos.

Acessando as emissões automáticas no Avacorp I.

Acessando as emissões automáticas no Avacorp I.

2.1 Na tela "Monitoramento emissão de documentos automáticos" irá aparecer  a Coleta emitida e o status da emissão do Redespacho. Para saber o número do Redespacho emitido, clique na lupa(lupa).

Redespacho emitido.

Redespacho emitido.

2.2 Ao acessar no Avacorp o módulo Vendas / Redespacho Contratado / Manutenção, é possível visualizar o Redespacho emitido, caso seja necessário confira os dados que foram emitidos.

Redespacho emitido no Avacorp.

Redespacho emitido no Avacorp.

PEF

1 No módulo Operacional / Coletas / Manutenção, inclua uma Coleta e na aba "1 - Principal" sub aba "A - Remetente/Destinatário" preencha obrigatoriamente os campos do Remetente e Solicitante, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Incluindo a Coleta.

Incluindo a Coleta.

1.1 Na aba  "1 - Principal" sub aba "E - Gerar Documento Automaticamente" para conseguir emitir automaticamente um PEF, é necessário emitir um Manifesto, portando selecione a opção para emitir Manifesto.

Para emitir o PEF deixe selecionado a opção Sim no campo PEF do agrupamento Gerar Documento Automaticamente, para gerar a impressão automaticamente, no agrupamento Imprimir Automaticamente deixe selecionado a opção Sim no campo PEF, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Informando a emissão de documentos automáticos.

Informando a emissão de documentos automáticos.

1.2 Na aba "2 - Continuação" preencha obrigatoriamente os campos do agrupamento Coletar, os campos do agrupamento Veículo, demais campos preencha conforme a necessidade.

Informando o Veículo e a data de Coletar.

Informando o Veículo e a data de Coletar.

1.3 Na aba "3 - Continuação" preencha o campo Trajeto, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Informando o trajeto.

Informando o trajeto.

1.4 Na aba "4 - Continuação" informe a Nota Fiscal.

Informando a Nota Fiscal.

Informando a Nota Fiscal.

1.5 Após realizar a Coleta é necessário imprimi-la.

Coleta impressa.

Coleta impressa.

2. Acesse no Avacorp I, no menu lateral selecione a opção Conteúdo / Avacorp-I / Operacional / Monitoria / Monitoramento emissão de documentos automáticos.

Acessando as emissões automáticas no Avacorp I.

Acessando as emissões automáticas no Avacorp I.

2.1 Na tela "Monitoramento emissão de documentos automáticos" irá aparecer  a Coleta emitida e o status da emissão do PEF. Para saber o número do PEF emitido, clique na lupa(lupa).

PEF emitido.

PEF emitido.

2.2 Ao acessar no Avacorp o módulo Operacional/ PEF/ Manutenção, é possível visualizar o PEF emitido, caso seja necessário confira os dados que foram emitidos.

PEF emitido no Avacorp.

PEF emitido no Avacorp.

3. Caso algum dado seja emitido errado ou necessite alterar o número do cartão, cancele PEF e o Manifesto através do Avacorp como de costume, clicando no botão direito e selecionar a opção Cancelar.

Lembrando que o tempo limite depois de emitido o PEF é de 20% do total de horas da viagem, em que é possível cancelar o PEF.

Lembrando que cada estado possui uma legislação especificando o tempo limite depois de emitido em que é possível cancelar o Manifesto.

PEF cancelado

PEF cancelado

Manifesto cancelado.

Manifesto cancelado.

3.1 Com o Manifesto já cancelado, vá no módulo Cadastros Básicos / Clientes, Fornecedores, etc.../ Manutenção, Procure o cadastro do motorista e clique com o botão direito e selecione a opção Cartões, faça a alteração necessária e confirmeNo exemplo abaixo, alteramos o cartão vinculado ao motorista.

Alterando o cartão do motorista.

Alterando o cartão do motorista.

Cartão alterado.

Cartão alterado.

3.2 Após realizar as alterações, é necessário disparar novamente a emissão do documento. Para isto, acesso novamente a tela  "Monitoramento emissão de documentos automáticos" no Avacorp I e  na coluna Mod dentro da coluna Documento de Carga clique no botão de reiniciar o processo (reiniciar), na coluna Mod dentro da coluna PEF clique no botão de reiniciar o processo (reiniciar).  Caso não tenha nada de errado, será emitido um novo PEF.

Emitindo novamente o Manifesto e o PEF.

Emitindo novamente o Manifesto e o PEF.

Gerenciamento de Risco

1 No módulo Operacional / Coletas / Manutenção, inclua uma Coleta e na aba "1 - Principal" sub aba "A - Remetente/Destinatário" preencha obrigatoriamente os campos do Remetente e Solicitante, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Incluindo a Coleta.

Incluindo a Coleta.

1.1 Na aba  "1 - Principal" sub aba "E - Gerar Documento Automaticamente" para conseguir emitir automaticamente um Gerenciamento de risco, é necessário emitir um Manifesto, portando selecione a opção para emitir Manifesto.

Para emitir o Gerenciamento de risco deixe selecionado a opção Sim no campo Gerenciamento de Risco do agrupamento Gerar Documento Automaticamente, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Informando a emissão de documentos automáticos.

Informando a emissão de documentos automáticos.

1.2 Na aba "2 - Continuação" preencha obrigatoriamente os campos do agrupamento Coletar, os campos do agrupamento Veículo, demais campos preencha conforme a necessidade.

Informando o Veículo e a data de Coletar.

Informando o Veículo e a data de Coletar.

1.3 Na aba "3 - Continuação" preencha o campo Trajeto, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Informando o trajeto.

Informando o trajeto.

1.4 Na aba "4 - Continuação" informe a Nota Fiscal.

Informando a Nota Fiscal.

Informando a Nota Fiscal.

1.5 Após realizar a Coleta é necessário imprimi-la.

Coleta impressa.

Coleta impressa.

2. Acesse no Avacorp I, no menu lateral selecione a opção Conteúdo / Avacorp-I / Operacional / Monitoria / Monitoramento emissão de documentos automáticos.

Acessando as emissões automáticas no Avacorp I.

Acessando as emissões automáticas no Avacorp I.

2.1 Na tela "Monitoramento emissão de documentos automáticos" irá aparecer  a Coleta emitida e o status da emissão do Gerenciamento de risco. Para saber o número da sequencia do Gerenciamento emitido, clique na lupa(lupa).

Gerenciamento de risco emitido.

Gerenciamento de risco emitido.

2.2 Ao acessar no Avacorp o módulo Operacional/ Gerenciamento de Risco/ Manutenção, com ao número do Manifesto emitido é possível visualizar o Gerenciamento de risco emitido, caso seja necessário confira os dados que foram emitidos.

Com o número do manifesto emitido, é possível ver o gerenciamento de risco.

Com o número do manifesto emitido, é possível ver o gerenciamento de risco.

A sequência do gerenciamento de risco que foi emitido automaticamente.

A sequência do gerenciamento de risco que foi emitido automaticamente.

Como gerar Conhecimento de Subcontratação

1 No módulo Operacional / Coletas / Manutenção, inclua uma Coleta e na aba “1 – Principal” sub aba “A – Remetente/Destinatário” preencha obrigatoriamente os campos do Remetente e Solicitante, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

1

1.1 Na aba  ”1 – Principal” sub aba “E - Gerar Documento Automaticamente” para conseguir emitir automaticamente um Conhecimento de subcontratação, deixe selecionado a opção Sim no campo Conhecimento e no campo Tipo CT-e deixe selecionado a opção Normal, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

2

1.2 Na aba “2 – Continuação” preencha obrigatoriamente os campos do agrupamento Coletar, os campos do agrupamento Veículo, demais campos preencha conforme a necessidade.

3

1.3 Na aba "5 - Composição", utilize a chave de acesso do Conhecimento que irá gerar o Conhecimento de subcontratação no campo Importar NF-e/CT-e (Chave acesso).

4

1.4 Após realizar a Coleta é necessário imprimi-la.

5

2. Acesse no Avacorp I a opção Menu Lateral/ Conteúdo / Operacional / Robos/ Monitoramento emissão de documentos automáticos. Na tela “Monitoramento emissão de documentos automáticos” irá aparecer  a Coleta emitida e o status da emissão do Conhecimento de subcontratação. Para saber o número do Conhecimento de subcontratação emitido, clique na lupa(lupa).

6

2.1 Ao acessar no Avacorp o módulo Vendas / Conhecimento / Manutenção, é possível visualizar o Conhecimento de subcontratação emitido, caso seja necessário confira os dados que foram emitidos.

7

Como gerar Conhecimento Multimodal

1 No módulo Operacional / Coletas / Manutenção, inclua uma Coleta e na aba “1 – Principal” sub aba “A – Remetente/Destinatário” preencha obrigatoriamente os campos do Remetente e Solicitante, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

1

1.1 Na aba  ”1 – Principal” sub aba “E - Gerar Documento Automaticamente” para conseguir emitir automaticamente um Conhecimento do Tipo Multimodal, deixe selecionado a opção Sim no campo Conhecimento e no campo Tipo CT-e deixe selecionado a opção Multimodal, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

2

1.2 Na aba “2 – Continuação” preencha obrigatoriamente os campos do agrupamento Coletar, os campos do agrupamento Veículo, demais campos preencha conforme a necessidade.

3

1.3 Na aba “5 – Composição“, no campo Importar NF-e/CT-e (Chave acesso), utilize a chave de acesso da Nota Fiscal e faça a inclusão da mesma.

4

1.4 Após realizar a Coleta é necessário imprimi-la.

5

2. Acesse no Avacorp I a opção Menu Lateral/ Conteúdo / Operacional / Robos/ Monitoramento emissão de documentos automáticos. Na tela “Monitoramento emissão de documentos automáticos” irá aparecer  a Coleta emitida e o status da emissão do Conhecimento. Para saber o número do Conhecimento Multimodal emitido, clique na lupa(lupa).

6

2.1 Ao acessar no Avacorp o módulo Vendas / Conhecimento / Manutenção, é possível visualizar o Conhecimento de subcontratação emitido, caso seja necessário confira os dados que foram emitidos.

7

Como gerar Conhecimento Vinculado ao Multimodal

1 No módulo Operacional / Coletas / Manutenção, inclua uma Coleta e na aba “1 – Principal” sub aba “A – Remetente/Destinatário” preencha obrigatoriamente os campos do Remetente e Solicitante, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

1

1.2 Na aba “1 – Principal” sub aba “C – Expedidor/Recebedor” preencha obrigatoriamente os campos do Recebedor.

2

1.2 Na aba  ”1 – Principal” sub aba “E - Gerar Documento Automaticamente” para conseguir emitir automaticamente um Conhecimento Vinculado ao Multimodal, deixe selecionado a opção Sim no campo Conhecimento e no campo Tipo CT-e deixe selecionado a opção Normal, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

3

1.3 Na aba “2 – Continuação” preencha obrigatoriamente os campos do agrupamento Coletar, os campos do agrupamento Veículo, demais campos preencha conforme a necessidade.

4

1.4 Na aba “5 – Composição“, utilize a chave de acesso do Conhecimento Multimodal que irá gerar o Conhecimento Vinculado ao Multimodal, no campo Importar NF-e/CT-e (Chave acesso).

5

1.5 Após realizar a Coleta é necessário imprimi-la.

6

2. Acesse no Avacorp I a opção Menu Lateral/ Conteúdo / Operacional / Robos/ Monitoramento emissão de documentos automáticos. Na tela “Monitoramento emissão de documentos automáticos” irá aparecer  a Coleta emitida e o status da emissão do Conhecimento. Para saber o número do Conhecimento Vinculado ao Multimodal emitido, clique na lupa(lupa).

7

2.1 Ao acessar no Avacorp o módulo Vendas / Conhecimento / Manutenção, é possível visualizar o Conhecimento Vinculado ao Multimodal emitido, caso seja necessário confira os dados que foram emitidos.

8

Como emitir CT-e e NFS-e na mesma Coleta

1. No módulo Operacional / Coletas / Manutenção, preencha obrigatoriamente o Remetente e Solicitante.

a

Coleta emitida

1.1 Na sub aba "E - Gerar Documento Automaticamente" deixei selecionado a opção Conhecimento (CT-e) e Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) configurados como Sim.

Irá ser gerado Nota Fiscal de Serviço(NFS-e), quando a Origem e Destino do documento for o mesmo município, caso contrario será gerado um Conhecimento ( CT-e )

a

Informando os documentos que serão gerados

1.2 Faça o preenchimento da Data de Coletar e do Veículo.

a

Informando o veículo e data de coletar.

1.3 Informe o Trajeto.

a

Informando o Trajeto.

1.4 Na aba "4 - Notas Fiscais" informe as Notas Fiscais (NF-e).

  • Importar NF-e(Chave Acesso): Quando utilizado este campo, deve ser informado a chave de acesso da Nota Fiscal (NF-e).
  • Importar NF-e (Número nota fiscal): Quando utilizado este campo, deve ser informado o número da Nota Fiscal (NF-e). Este campo irá buscar pelo número da Nota Fiscal(NF-e) inclusas no banco de dados nos últimos 60 dias.
a

Informando a Nota Fiscal.

2. Após confirmar a Coleta, acesse no Avacorp I, no menu lateral selecione a opção Conteúdo / Avacorp-I / Operacional / Monitoria / Monitoramento emissão de documentos automáticos.

Na tela "Monitoramento emissão de documentos automáticos" irá aparecer  a Coleta emitida e o status da emissão do Conhecimento. Para saber o número do Conhecimento emitido, clique na lupa(lupa).

a

Conhecimento(CT-e) emitido.

Na tela "Monitoramento emissão de documentos automáticos" irá aparecer  a Coleta emitida e o status da emissão da Nota Fiscal de Serviço. Para saber o número do Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) emitido, clique na lupa(lupa).

a

Nota Fiscal de serviço (NFS-e) emitido.

2.1 Ao acessar no Avacorp o módulo Vendas / Conhecimento / Manutenção, é possível visualizar o Conhecimento (CT-e) emitido.

a

Conhecimento(CT-e). emitido.

Ao acessar no Avacorp o módulo Vendas / Nota Fiscal de Serviço/ Manutenção, é possível visualizar a Nota Fiscal de Serviço (NF-e) emitido.

a

Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) emitido.

Conhecimento sem remetente

1 No módulo Operacional / Coletas / Manutenção, inclua uma Coleta e na aba "1 - Principal", deixe o campo Remetente definido configurado como Não. Na sub aba "A - Remetente/Destinatário" preencha os campos do Destinatário e Solicitante, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Incluindo a Coleta.

Incluindo a Coleta.

1.1 Na aba  "1 - Principal" sub aba "E - Gerar Documento Automaticamente" para conseguir emitir automaticamente, deixe selecionado a opção Sim no campo Conhecimento do agrupamento Gerar Documento Automaticamente, para gerar a impressão automaticamente no agrupamento Imprimir Automaticamente deixe selecionado a opção Sim no campo Conhecimento, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Informando a emissão de documentos automáticos.

Informando a emissão de documentos automáticos.

1.2 Na aba "2 - Continuação" preencha obrigatoriamente os campos do agrupamento Coletar, os campos do agrupamento Veículo, demais campos preencha conforme a necessidade.

Informando o Veículo e a data de Coletar.

Informando o Veículo e a data de Coletar.

1.3 Na aba "3 - Continuação" preencha o campo Trajeto, demais campos preencha conforme a sua necessidade.

Informando o trajeto.

Informando o trajeto.

1.4 Na aba "4 - Continuação" informe a Nota Fiscal.

Informando a Nota Fiscal.

Informando a Nota Fiscal.

1.5 Após realizar a Coleta é necessário imprimi-la.

Informando a Nota Fiscal.

Informando a Nota Fiscal.

2. Acesse no Avacorp I, no menu lateral selecione a opção Conteúdo / Avacorp-I / Operacional / Monitoria / Monitoramento emissão de documentos automáticos.

Acessando as emissões automáticas no Avacorp I.

Acessando as emissões automáticas no Avacorp I.

2.1 Na tela "Monitoramento emissão de documentos automáticos" irá aparecer  a Coleta emitida e o status da emissão do Conhecimento. Para saber o número do Conhecimento emitido, clique na lupa(lupa).

Conhecimento emitido.

Conhecimento emitido.

2.2 Ao acessar no Avacorp o módulo Vendas / Conhecimento / Manutenção, é possível visualizar o Conhecimento emitido, caso seja necessário confira os dados que foram emitidos.

Conhecimento emitido.

Conhecimento emitido.

Regra de Agrupamento

1 Acesse no Avacorp I a opção Menu lateral / Conteúdo / Operacional / Parâmetros / Parâmetros do Pedido da Coleta de Cliente, clique no botão Incluir.

1

1.1 No campo CNPJ/CPF/Código Cliente informe o cliente que receberá a configuração para não agrupar as NF-e.

2

1.2 Acesse a aba "Gerar Documento Automaticamente"  sub aba "Regra Agrupamento". No campo Regra Agrupamento, será possível selecionar um das opções da regra do agrupamento.

1

Remetente, Destinatário e Tomador

Utilizando esta opção, ao realizar uma emissão automática as notas fiscais serão agrupadas quando possuírem o mesmo Remetente, Destinatário e Tomador.

Exemplo: Caso tenha 3 notas fiscais com o mesmo remetente, destinatário e tomador do serviço, essas notas gerarão apenas 1 CT-e.

1

Remetente, Destinatário, Tomador e Marca Produto

Utilizando está opção as notas ficais serão agrupadas quando possuírem o mesmo mesmo RemetenteDestinatárioTomador e Marca de produto.

Exemplo: Quando as notas ficais informadas na emissão atenderem ao requisito RemetenteDestinatárioTomador e Marca de produto iguais, elas irão gerar apenas 1 CT-e. Caso alguma dessas notas não atenda a um destes requisitos, a mesma não será agrupada no mesmo CT-e das demais notas ficais, gerando mais de 1 CT-e.

2

Outra forma de fazer este agrupamento é especificando quais as marcas de produto que serão agrupados. Para isso, deixe marcado a opção Somente Marca Selecionada e faça a inclusão da marca do produto que será agrupada.

21

No formato abaixo somente serão agrupadas as notas fiscais que possuírem RemetenteDestinatárioTomador e Marca especificada.

Exemplo: 2 notas fiscais possuem a marca "SHOES" e nesta mesma emissão existem mais duas notas fiscais, uma com a marca "BOTA"e a outra "SANDÁLIA". Será gerado um CT-e para as notas fiscais que possuírem a marca"SHOES" e um outro CT-e para as marcas "BOTA" e"SANDÁLIA". Lembrando sempre as notas devem possuir o mesmo  RemetenteDestinatárioTomador para consegui gerar o agrupamento.

22

Não Agrupar

Utilizando esta opção, quando informado mais de uma nota fiscal na emissão, cada nota fiscal irá gerar um CT-e diferente(1 para 1).

3

Outra forma de utilizar esta regra é especificando qual o tipo de documento será aplicado o não agrupamento. Para isso, deixe marcado a opção Regra Especifica e faça a inclusão da regra, no campo Tipo Documento é possível especificar o documento que será aplicado a regra para não agrupar.

Nela também é possível informar uma cidade especifica que não será agrupada, para isso, deixe marcado a opção Validar Cidade Destino e inclua as cidades que não deverão ser agrupados.

31

No formato abaixo não serão agrupados os CT-es do tipo Normal e que pertencem a cidade de destino informado, demais tipos de documentos serão agrupados conforme a regra RemetenteDestinatário e Tomador.

32

2. Abaixo segue um exemplo utilizando a opção Não agrupar, sem utilizar regra especifica:

Ao acesssar o Avacorp I a opção Menu Lateral/ Conteúdo / Operacional / Robos/ Monitoramento emissão de documentos automáticos, para verificar a emissão automática. Ao clicar na lupa(lupa) do documento emitido, é possível ver que as duas Notas Fiscais informadas para emissão não foram agrupadas, gerando assim dois Conhecimento.

4

2.1 Ao acessar no Avacorp o módulo Vendas / Conhecimento / Manutenção, é possível visualizar o Conhecimento, não agrupado, que foi emitido.

5

Como desbloquear a emissão manual

1 Ao emitir uma Coleta com emissão automática utilizando no parâmetro Tipo vinculo documento selecionado como Manual, é necessário realizar um desbloqueio para iniciar emissão.

  • Opção Manual: Esta opção deve ser utilizada quando as Notas Fiscais serão informadas manualmente pelo usuário (utilizando a leitura da chave de acesso ou outros meios).
  • Opção Automática: Esta opção deve ser utilizado quando não quiser informar manualmente as Notas Fiscais. Então o sistema irá validar as Notas Fiscais inclusas no banco de dados conforme os parâmetro do agrupamento NFe Vinculo.

1

1.2 Após a inclusão de todas as Nota Fiscais que serão utilizados neste Coleta. Na tela de monitoramentos das emissões automáticas é possível verificar que a emissão da Coleta está com o Vínculo Manual de Documento Bloqueado.

Para desbloquear a emissão, acesse a Lupa do Vinculo documento.

2

1.3 Neste tela irá aparecer todas as Notas Fiscais vinculados na Coleta, para desbloquear a emissão, clique no botão Desbloquear Emissão Documento Automático.

3

1.4 Irá aparecer uma mensagem de confirmação do desbloqueio, clique no botão Confirmar para continuar o processo.

4

1.5 Após o desbloqueio o vínculo da emissão ficará com o status de Liberado e dará inicio a emissão dos documentos automáticos.

5

Como cancelar documentos automáticos

O processo abaixo serve para o cancelamento de todos os documentos emitidos automaticamente.

 1. Para cancelar um documento que foi emitido automaticamente basta se direcionar para a  tela de  Monitoramento emissão de documentos Automáticos. Na mesma clique na lupa que se encontra no grupo do MDF-e

1

Monitoramento de emissão de documentos automáticos

1.1. Será exibida a tela de Consulta documento automático MDF-e. Na mesma clique no campo de  cancelamento apontado pela seta abaixo.

2

Consulta documento automático MDF-e

1.2. Digite Uma observação para que possa cancelar o documento

3

Cancelar documento Automático

1.3. Ao cancelar podemos retornar a tela de Monitoramento Emissão de Documento Automáticos e veja o documento cancelado

4

Monitoramento de documentos automáticos

Como emitir reemitir documentos cancelados/Rejeitados

1. Acesse a tela de monitoramento emissão de documentos automáticos e clique no ícone de reemissão do documento apontado pela seta abaixo. 

2

Monitoramento de emissão de documentos automáticos

1.1. Será exibida a tela de atenção, na mesma clique em "Ok " caso realmente deseja continuar.

1

Validação

1.2. Será aberta a retornado a tela de Monitoramento de emissão de documentos automáticos e na mesma podemos ver que o documento foi emitido corretamente.

1

Monitoramento de emissão de documentos automáticos

Fila de Impressão dos Documentos Automáticos

1. Após emitir e autorizar os documentos emitidos automaticamente, caso eles estejam configurados para imprimir a dacte, no Avacorp I acessando o caminho Conteúdo > Serviços > Serviço de Impressão > fila de impressão, estarão localizados as filas de impressão destes documentos. Para saber mais sobre a utilização desta tela acesse o manual Serviço Fila de Impressão.

11

Como informar/alterar uma marca de produto e um canal de distribuição

1. Para conseguir incluir ou alterar um marca e um canal de uma Nota Fiscal, acesse no Avacorp I a opção Menu Lateral/ Conteúdo / Operacional / Robos/ Monitoramento emissão de documentos automáticos. Na coluna Vínculo Documento selecione clique na lupa(lupa)

l

Emissão automática.

1.2 Ao abrir a tela das Notas fiscais, role a barra de rolagem até encontrar a  coluna Marca/Canal, nela você deve clicar no botão de editar(edita). Então será aberto a tela de edição da Marca do Produto e do Canal de Distribuição, após fazer as alterações necessárias clique no botão Confirmar.

l

Alterando a marca do produto e o canal de distribuição.

2. Após gerar o documento, acesse no Avacorp o módulo Vendas / Conhecimento / Manutenção, será possível ver no campo Marca, dentro da nota fiscal, a marca e o canal informados no monitoramento automático.

l

Verificando a marca e o canal informados.

Como ratear o pedágio de reembolso

1. Acesse o Avacorp > Operacional > Coleta > Manutenção, faça a inclusão de uma Coleta.0

1.1 Na aba "1 - Geral" sub aba "E - Gerar Documentos Automaticamente" informe os documentos que serão emitidos automaticamente. No campo Ratear pedágio reembolso CT-e/NFS selecione a forma de rateio(Por peso ou Por Valor de Mercadoria) e no campo Valor pedágio informar o valor a se rateado entre os documentos a serem gerados.

1

2. Acesse o Avacorp I > Operacional > Robôs > Monitoramento de Emissão Automática de Documentos, neste tela é possível acompanhar a situação da emissão dos documentos e o número dos documentos gerados.

2

3. Após o documento emitido será possível visualizar na impressão da dacte o valor do pedágio que foi rateado.

3

Processo de Emissão por Agrupamento de Coleta

1

2. No cadastro Cliente, clique com o botão direito em Configurações por Tipo de Documento.
23. Altere o Conhecimento, acesse a aba 9 XML e clique em Incluir conforme a imagem abaixo.
34. Abaixo existe os seguinte itens:

  • Descrição: Informe algum nome para que o usuário possa identificar qual é esta leitura.
  • Tipo de XML: Informe qual tipo do XML, neste caso usaremos uma Nota Fiscal eletrônico.
  • Local da Informação no XML: Informe em qual <Tag > o sistema deve pegar as informações do xml.
  • Identificador Início: Informe exatamente igual como esta no XML, inclusive com os espaços, igual a imagem abaixo
  • Identificador FIM: Igualmente ao Identificador do Início, neste caso usamos o espaço para o sistema identificar que acabou a informação que queríamos retirar.
  • Destino: Informar para onde deve ir as informações.
  • Campo Destino: É o documento de destino, quando for leitura de XML de NF-e, ele irá procurar e lançar no campo da NF-e.

45. Abaixo o exemplo do XML que retiramos as informações acima, é possível identificar a tag <infCpl> o Identificador de Início, neste exemplo será o numero 0003638999, o Identificador FIM é o espaço onde mostra que o número acabou.
56. Na sub aba E - Gerar Documento Automaticamente, é preciso que no campo Validar nro pedido Remetente da Coleta, informe a opção Sim. Mais abaixo, no Campo Utilizar Veículo Diferente Viagem, informe a opção Sim e depois informe o veículo que será utilizado para a viagem, no caso o veículo que será informado no Manifesto.

1
7. Na aba 3 - Continuação, no campo Número Fatura, informe o número da fatura, conforme foi mostrado no item 5 deste manual. Após informar os dados acima, termine de preencher os dados que se precisa para a coleta. Mas não finalize a coleta por enquanto, é preciso acessar o Avacorp i para agrupar as demais  coletas.
78. Após terminar de emitir as coletas, acesse o Avacorp i, acesse Emissão de Documento Automáticos - Agrupamento de Coletas.
89. No lado esquerdo da tela será mostrado as coletas que estão prontas para agrupar. Selecione as coletas que deseja agrupar clicando em mais verde.
910. Para incluir o trajeto, clique em lapis. Caso tenha inserido alguma coleta errada no agrupamento, clique em x vermelho. Após fazer as alterações necessárias, clique em Gerar Agrupamento.  
1011. Ao acessar a tela de Monitoramento Emissão de Documentos Automáticos, as coletas que foram selecionadas anteriormente, estarão la e estarão como Agrupador, conforme imagem abaixo.
11

 

12. Após isso, finalize a Coleta e imprima para que possa ser emitido os demais documentos, conforme a imagem abaixo.

11.1

 

13. A autorização e impressão dos documentos serão efetuadas automaticamente através dos serviços, ocorrendo algum erro será gravado um Log e o documento ficará com o semáforo vermelho.

 

12

 

14. Ao clicar em lupa é possível verificar as Coletas que foram vinculadas.

13

Processo do uso de Cálculo Freteiro na Coleta

Foi criada possibilidade para informar o valor do frete contratado. Este poderá ser informado manualmente ou calculado utilizando tabela de frete origem x destino para fornecedor. Se for utilizada tabela de frete, poderá ser informado manualmente o valor do frete combinado.

A utilização do frete contratado dependerá do que estiver configurado nos parâmetros da unidade da coleta, das tabelas de frete para carregamento de veículo do fornecedor (proprietário do veículo) e tabela de frete padrão para carregamento de veículo da unidade.

Caso no parâmetro da unidade da coleta esteja definido para utilizar tabela de frete quando o cliente esteja configurado, será considerado o cliente remetente da coleta nesta validação.

1. Ao criar a tabela de frete para o Fornecedor, informe os seguintes campos:

• Tabela Para: Informe Fornecedor.

• Utiliza Documento: Informe Carregamento de Veículo/Coleta.

Os Campos CNPJ/CPF/Código e Característica de Veículo, são opcionais a alteração, sendo utilizados como cálculo diferenciado.

1

1.1. Na aba 2, da inclusão de Origem x Destino da tabela é possível informar o CNPJ/CPF e/ou a Característica do Veículo para o cálculo diferenciado. Quando informador como SIM na imagem anterior.2

Como vincular uma tabela de frete em um fornecedor?

1. Acesse o proprietário do veículo nos cadastros básicos, clique com o botão direito em vínculos.
7

1.1. Selecione Fornecedor e clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Configuração/Tabela de Frete.8

1.2. Altere a opção que existe na próxima tela, ou inclua uma nova caso não tenha, acesse a aba 5- Outros, no quadro de agrupamento Tabela de Frete para Frete Contratado, insira a tabela que foi criada anteriormente. Após isso basta confirmar e fechar as demais telas abertas.9

2. Após concluir a tabela de frete do fornecedor e vincula-la corretamente, acesse os parâmetros da empresa da Coleta. Na aba 6 foram criados os seguintes campos:

• Informar o valor do frete contratado: este campo possui as opções “Sim” e “Não”. O padrão do sistema é “Não”.Quando estiver definido como “Não”, não será possível informar ou calcular o valor do frete contratado na coleta; Se estiver definido como “Sim”, o valor do frete contratado poderá ser calculado através de tabela de frete do fornecedor ou informado manualmente

• Utilizar tabela de frete para frete contratado: possui as opções “Não”, “Sim” e “Quando cliente configurado”. Quando estiver definido como “Não”, não será possível utilizar tabela de frete para calcular o frete contratado. Este deverá ser informado manualmente; Se estiver definido como “Sim”, poderá ser utilizada a tabela de frete do fornecedor ou o padrão da unidade para qualquer cliente remetente da coleta; Se estiver definido como “Quando cliente configurado”, somente poderá ser utilizada tabela de frete do fornecedor ou padrão da unidade quando o cliente remetente da coleta estiver definido nas configurações (Lista para definições de clientes);

• Agrupamento “Obrigatoriedade frete contratado”, campo Operação: com as opções “Não”, “Nacional”, “Internacional” e “Nacional e internacional”. Se estiver definido com “Não”, o frete contratado não é obrigatório; Se estiver definido como “Nacional”, será obrigatório para coletas com operação Rodoviário nacional; Se estiver definido como “Internacional”, será obrigatório para coletas com operação Rodoviário internacional; Se estiver definido como “Nacional e internacional”, será obrigatório para as operações Rodoviário nacional e Rodoviário internacional;

• Agrupamento “Obrigatoriedade frete contratado”, campo Carga: com as opções “Não”, “Fracionada”, “Completa” e “Fracionada e completa”. Se estiver definido com “Não”, o frete contratado não é obrigatório; Se estiver definido como “Fracionada”, será obrigatório para coletas com carga Fracionada; Se estiver definido como “Completa”, será obrigatório para coletas com carga Completa; Se estiver definido como “Fracionada e Completa”, será obrigatório para as cargas Fracionadas e Completas;

• Lista para definição de clientes: Definir para quais clientes (remetente) da coleta deve ser utilizado tabela de frete no cálculo do frete contratado.

3

 

2.1. Para exemplificar onde irá afetar, segue a imagem abaixo como exemplo, caso seja informado no parâmetro da unidade da coleta que deve ser obrigatório o frete contratado quando o tipo de operação for Nacional, caso não seja efetuado o calculo, será mostrado a imagem abaixo.

12

2.2. Isso se deve ao fato do campo Valor Frete Contratado/Combinado não estar preenchido e com isso deixa a coleta com semáforo vermelho impedindo que seja impressa.

13

2.3. Para configurar os clientes, clique com o botão direito do mouse e após isso em Incluir.  4

2.4. Cliente: CNPJ/CPF/Código do cliente. Deverá ser informado o cliente remetente de coletas; Obrigatório utilizar tabela de frete: com as opções “Sim” e “Não”. O padrão é Sim. Este campo indica que quando o cliente possui configuração, é obrigatório utilizar tabela de frete para calcular o frete contratado. O mesmo não poderá ser informado manualmente. Ou seja, quando este cliente for o Remetente da Coleta, então o Fornecedor (proprietário do veículo) deverá ter parametrizado uma tabela de frete para efetuar o cálculo do frete, conforme foi informado nos itens acima deste manual.

5

3. No parâmetro da unidade do Manifesto, foi criado campo “Utilizar base custo de viagem” com as opções “Conforme campo – Utilizar base custo de viagem frota própria” e “Valor frete contratado coleta”. O padrão do sistema é a primeira opção.Este campo será utilizado quando o manifesto for gerado automaticamente a partir de coletas, na definição do valor do custo da viagem. Se este campo estiver definido com a primeira opção, será considerado o que estiver definido no campo “Utilizar base custo de viagem frota própria”; se estiver com a segunda opção, será considerado o que foi informado/calculado como frete contratado na coleta.

Os valores de frete contratado estão nos campos coleta. Valor frete contratado calculado, sendo que, poderá haver um valor de frete combinado ou contratado informado manualmente em coleta. Valor frete combinado contratado. Se este último campo possuir valor maior que zero, deve ser utilizado este.

O valor do pedágio está no campo coleta. Valor pedágio contratado calculado.

 1

4. Nos parâmetros da unidade do Afretamento, foram criados novos campos:

Calcular automático: Com as opções “Conforme campo – Calcular automático” e “Valor frete contratado coleta”. O padrão do sistema é a primeira opção.

Este campo será utilizado quando o afretamento for gerado automaticamente a partir de coletas, na definição do frete contratado. Se este campo estiver definido com a primeira opção, será considerado o que estiver definido no campo “Calcular automático” já existente; se estiver com a segunda opção, será considerado o que foi informado/calculado como frete contratado na coleta.

Utilizar pedágio: Com as opções “Conforme campo – Utilizar pedágio” e “Valor frete contratado coleta”. O padrão do sistema é a primeira opção.

Este campo será utilizado quando o afretamento for gerado automaticamente a partir de coletas, na definição do pedágio. Se este campo estiver definido com a primeira opção, será considerado o que estiver definido no campo “Utilizar pedágio” já existente; se estiver com a segunda opção, será considerado o que foi informado/calculado como frete contratado na coleta.

15

5. Abaixo segue um pequeno exemplo do processo. Lembrando que que este processo funciona apenas com a emissão automática de documentos. Após parametrizar  o sistema, configuramos uma empresa , para utilizar Tabela de Frete, conforme item 2.3 deste manual,e iremos informar ela como Remetente da Coleta.

16

5.1. Para este exemplo iremos automatizar um CTe e um Manifesto, conforme a imagem abaixo.

2

5.2. Como o cliente que foi informado no Remetente esta configurado para utilizar a Tabela de Frete Contratado, item 2.3, então o proprietário do veículo deve possuir uma tabela cadastrada nos vínculos do fornecedor, item 1 deste manual.18

5.3. Na aba 11 da Coleta, será efetuado o calculo utilizando a tabela do Fornecedor, conforme a imagem abaixo. Caso seja inserido um valor maior que zero no campo Valore Frete Contratado Combinado, então esse valor que será levado para o manifesto, anulando o valor da tabela.19

 

5.4. Segue abaixo o Afretamento que foi gerado.

20

5.5. Abaixo mostra os custo do Conhecimento que foi gerado automaticamente.

21

Log

1. Para poder verificar o log dos serviços instalados, acesse o Menu e logo após o Módulo Avacorp-I 

asd

Avacopr-I

1.1. Acesse o caminho Suporte, para poder chegar ao seu destino .

asd

Suporte

1.2. Acesse o Log de Serviço, e logo após selecione o filtro desejado.

asd

Log de Serviços

1.3. Selecione o filtro para ver o logo do serviço, por exemplo: No campo Serviço deve ser selecionado um serviço para que pegue os logs apenas desse serviço.

Selecione o Serviço

Selecione o Serviço

1.3.1.  Ao clicar em Serviço será aberta a tela de Log - Gerenciamento Serviços, na mesma selecione o serviço no qual deseja fazer a busca do log

asd

Serviços instalados

1.4. Nos campos Data Inicial e Data final deve ser definido a data do intervalo de tempo para poder ser feita a busca dos logs.

Consultar

Consultar

1.5. Na tela dos logs, podemos visualizar todos os log do serviço que foi selecionado.

Logs

Logs

Erros Conhecidos
AvaImpressao

"Binário do rpt não consta no Banco de dados":
No cadastro dos parâmetros da unidade para o tipo de documento que está tentando imprimir não está cadastrado o Binário do RPT.
Solução: entrar nos parâmetros da unidade e alterar o RPT para um diferente, SALVAR.

"Relatório não encontrado na pasta do serviço"
No cadastro dos parâmetros da unidade para o tipo de documento que está tentando imprimir não está cadastrado o Binário do RPT.
Solução: entrar nos parâmetros da unidade e alterar o RPT para um diferente, SALVAR.

“Formulário não encontrado para o grupo 0, empresa 0, filial 0, unidade 0, tipo documento 0":
No cadastro dos parâmetros da unidade para o tipo de documento que está tentando imprimir não está cadastrado o Binário do RPT.
Solução: entrar nos parâmetros da unidade e alterar o RPT para um diferente, SALVAR.

"Impressora XXX não encontrado para o grupo 0, empresa 0, filial 0, unidade 0, tipo documento 0":
Verificar se a impressora que foi cadastrada nos parâmetros da unidade está disponível nas impressoras do local onde o serviço foi instalado.
Erros da impressora (São gravados no log do serviço):
Busy: A impressora está ocupada.
DoorOpen: Uma porta da impressora está aberta.
Error: A impressora não é possível imprimir devido a uma condição de erro.
Initializing: A impressora está inicializando.
IOActive: A impressora está trocando dados com o servidor de impressão.
ManualFeed: A impressora está esperando por um usuário colocar a mídia de impressão na bandeja de alimentação manual.
None: Status não for especificado.
NotAvailable:  As informações de status não estão disponíveis.
NoToner: A impressora está sem toner.
Offline: A impressora está off-line.
OutOfMemory: A impressora não tem nenhuma memória disponível.
OutputBinFull: A saída da impressora bin está cheia.
PagePunt: A impressora não consegue imprimir a página atual.
PaperJam: O papel na impressora está obstruído.
PaperOut: A impressora não possui ou está fora do, o tipo de papel necessário para o trabalho de impressão atual.
PaperProblem: O papel na impressora está causando uma condição de erro não especificado.
Paused: A fila de impressão está em pausa.
PendingDeletion: A fila de impressão está excluindo um trabalho de impressão.
PowerSave: A impressora está no modo de economia de energia.
Printing: O dispositivo está imprimindo.
Processing: O dispositivo está fazendo algum tipo de trabalho, que não precisa estar imprimindo se o dispositivo for uma impressora de combinação, aparelho de fax e scanner.
ServerUnknown: A impressora está em estado de erro.
TonerLow: Apenas uma pequena quantidade de toner permanece na impressora.
UserIntervention: A impressora requer ação do usuário para corrigir uma condição de erro.
Waiting: A impressora está aguardando um trabalho de impressão.
WarmingUp: A impressora está aquecendo.

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados

  • Manual Pedido de Coleta
  • Averbação de Documentos – AT&M e Porto Seguro

  • Top