Como efetuar leitura de dados específicos em tag do XML? | Praxio - AvaWiki



Como efetuar leitura de dados específicos em tag do XML?

   O que é?

Processo que possibilita informar no conhecimento e suas notas fiscais alguns dados específicos do XML.

   Quando utilizar?

Quando for necessário preencher campos do conhecimento e/ou suas notas fiscais com dados específicos contidos nas tags ObsCont, xObs e InfCpl.

   Como fazer?

1. Para começar é necessário realizar algumas configurações, assim, acesso o módulo Cadastros e selecione a opção Clientes, Fornecedores, etc…/Manutenção:

Módulo de Cadastros Básicos.

Módulo de Cadastros Básicos.

1.1. Na tela  Cadastros busque o cliente remetente do conhecimento e clique com o botão direito sobre ele selecionando a opção Vínculos:

Cadastro do remetente do conhecimento.

Cadastro do remetente do conhecimento.

1.2. Ao abrir a tela Vínculos do Cadastro clique sobre o vinculo 1-Cliente selecionando a opção Configurações por Tipo de Documento:

Vínculos do cadastro.

Vínculos do cadastro.

1.3. Na tela Parâmetros por Tipo de Documento selecione o documento Conhecimento clique com o botão direito selecionando a opção Alterar, ou então, clique no botão Alterar na parte inferior da tela:

Parâmetros por tipo de documento.

Parâmetros por tipo de documento.

1.4. Ao abrir a tela Parâmetro de Conhecimento acesse a aba 9-XML e na grade inferior da tela clique com o botão direito selecionando a opção Incluir, ou então, clique no botão Incluir na parte inferior da tela:

Alterando parâmetros do conhecimento.

Alterando parâmetros do conhecimento.

Para a simulação deste manual será utilizada a informação do XML conforme segue abaixo:

ven_leituraxml_06

1.5. Na tela Incluindo Leitura XML, preencha os campos conforme as seguinte informações:

• Descrição: preencha uma descrição para a leitura;

• Tipo XML: selecione a opção NF-e;

• Local da Informação no XML: selecione a tag de onde será extraída a informação, entre as opções entre ObsCont, xObs, InfCpl;

• Identificador Início: conforme a imagem colocada anteriormente, queremos pegar o valor 95733 que esta entre as palavras “DESPACHO: ” e ” TOTAL DE ITENS”. Neste campo, devemos selecionar o identificador que mostra o início do valor que estamos buscando.

• Identificador Fim: neste campo deve ser informado o identificador que mostra até onde esta o valor que queremos buscar;

• Destino: informe o documento destino onde a informação deve ser gravada. selecione Nota fiscal ou Conhecimento;

• Campo Destino: informe o campo onde deseja gravar a informação extraída. Veja abaixo as opções:

Se for selecionada a opção Número Pedido o valor será buscado do XML conforme configuração e inserido no campo Número Pedido da nota fiscal do conhecimento. Esta opção é exibida ao selecionar Nota Fiscal no campo Destino.

Se for selecionada a opção Número Romaneio o valor será buscado do XML conforme configuração e inserido no campo Número Romaneio da nota fiscal do conhecimento. Esta opção é exibida ao selecionar Nota Fiscal no campo Destino.

Se for selecionada a opção Número Pedido Destinatário o valor será buscado do XML conforme configuração e inserido no campo Número Pedido Destinatário da nota fiscal do conhecimento. Esta opção é exibida ao selecionar Documento no campo Destino.

Se for selecionada a opção Número Instrução de Embarque o valor será buscado do XML conforme configuração e inserido no campo Número Instrução de Embarque da nota fiscal do conhecimento. Esta opção é exibida ao selecionar Nota Fiscal no campo Destino.

Se for selecionada a opção Peso Cubado Cálculo Cliente o sistema irá buscar o valor da cubagem nos parâmetros do cliente ou da unidade e fará o cálculo do peso cubado de acordo com os m3 da nota fiscal e o valor da cubagem encontrado. Esta opção é exibida ao selecionar Nota Fiscal no campo Destino.

Se for selecionada a opção Peso Cubado o valor será buscado do XML conforme configuração e inserido no campo Peso Cubado da nota fiscal do conhecimento. Esta opção é exibida ao selecionar Nota Fiscal no campo Destino.

Se for selecionada a opção Valor Frete o valor será buscado do XML conforme configuração e inserido no campo Frete Peso do conhecimento. Esta opção é exibida ao selecionar Documento no campo Destino.

Se for selecionada a opção Motorista o valor será buscado do XML conforme configuração e inserido no campo Motorista do conhecimento. Esta opção é exibida ao selecionar Documento no campo Destino.

• Regra de Validação: este campo não é obrigatório, mas pode ser preenchido com regras que vão dar condições para que a informação seja gravada no documento.

2. Após realizar as configurações, efetue a leitura da chave de acesso do XML na tela de Conhecimentos:

Efetuando leitura de XML.

Efetuando leitura de XML.

2.1. Ao consultar a nota do conhecimento importado podemos verificar a informação extraída do XML no campo Nº da instrução de embarque:

Nota fiscal do conhecimento.

Nota fiscal do conhecimento.

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados


Top