Manual do processo de validação da distância percorrida | Praxio - AvaWiki



Manual do processo de validação da distância percorrida

     Conceito

A validação da distância percorrida permite controlar viagens que tenham ultrapassado a distância programada para a viagem. Possibilitando o bloqueio da emissão de novos documentos quando não justificado o motivo de ter excedido a distância programada.

     Objetivo

  • Bloquear a emissão de novos documentos cujo transporte anterior do veiculo informado tenha ultrapassar o valor estabelecido de distância a percorrer.

      Como fazer?

1. Acesse Avacorp I > Conteúdo > Operacional > Parâmetros > Parâmetros do Transporte.

1.1 Selecione o botão para editar.

1.2 Na aba “Validações” foram criados 2 parâmetros.

  • Bloquear veículo quando transporte fora da tolerância da diferença marcador: Quando marcado irá bloquear a utilização do veiculo para emissão de outros transportes, até que seja informado uma justificativa no transporte que excedeu a distância. Este parâmetro irá atuar conforme as faixas definidas.
  • Faixas de distância: Permite definir faixas em KM em que será aplicado ou não um bloqueio, também é possível definir uma tolerância que será utilizado para definir o bloqueio.

1.2.1 Para cadastrar uma faixa pressione o botão Incluir do grid Faixas de Distância e preencha os campos conforme o necessário.

  • Valor inicial: Informe o em KM qual o valor de inicio da faixa.
  • Valor final:Informe o em KM qual o valor de final da faixa.
  • Distância KM: Informe uma distância de tolerância em KM, este será utilizado para mais e para menos no calculo do bloqueio da faixa.

Exemplo: A faixa inicial em 100km e termina em 150km com tolerância de 5km, o rotograma do transporte é 101 km,  então será enquadrado na faixa cadastrada e ao informar a chegada do veículo será realizado calculo da validação de distância percorrida.

A tolerância será utilizado no calculo, digamos que tenha sido percorrido menos de 96 km(extensão do rotograma-tolerância) ou mais de 106 km(extensão do rotograma+tolerância), o transporte será considerado fora da faixa e será identificado com um semáforo.

2. Realize a emissão dos documentos normalmente.

2.1 Ao informar a chegada do veiculo no transporte, irá verificar as seguintes informações:

  1.  A extensão do rotograma(caso não existe, será a extensão do trajeto) atende alguma faixa cadastrada? Se não, seguirá o processo normal.
  2.  Se sim, será realizado o calculo da distância percorrida.
  3. Calculo: A diferença dos marcadores inicial e final deverá constar no intervalo dos valores:
                   Extensão do rotograma/trajeto + tolerância  E Extensão do rotograma/trajeto – tolerância.
                   Exemplo: diferença dos marcadores é 110 km e o intervalo é 96 km até 106 km.
  4. Caso a diferença dos marcadores esteja fora do intervalo, o transporte será sinalizado com um semáforo de fora da faixa.

  • Está fora da faixa, mas o parâmetro(passo 1.2) está configurado para não bloquear.

  • Está fora da faixa e o parâmetro(passo 1.2) está marcado para bloquear, então será necessário informar uma justificativa. Caso não seja informado a justificativa, não será possível utilizar o veiculo novamente.

2.2 Para informar a justificativa pressione a ação do item Liberação Diferença Marcador e preencha conforme necessário.

2.3 Após confirmar a justificativa, o semáforo do transporte irá mudar, sendo possível prosseguir com as novas emissões para o veiculo.

      Para enviar Dúvidas ou Sugestões preencha as informações abaixo:

Nome (obrigatório):

E-mail (obrigatório):

Informe a sua Empresa (obrigatório):

Telefone para contato:
-

Sua mensagem:

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados


Top