Manual Acerto de Viagem Próprio – Avacorp I | Praxio - AvaWiki



Manual Acerto de Viagem Próprio – Avacorp I

      Conceito

O Acerto de Viagem Próprio consiste em pesquisar por documentos que estejam vinculados a um veículo previamente selecionado e que tenham sido emitidos durante um determinado intervalo de tempo.

Através deste processo é possível calcular receitas e despesas deste período que estejam vinculadas ao veículo e por fim realizar o fechamento do acerto com o motorista responsável pela viagem.

     Precondição

  • Caixa previamente cadastrado
  • Empresa/Filial/Unidade previamente cadastrada.
  • Lançamento de receitas/despesas dentro do período.
  • Motorista previamente cadastrado.
  • Tipo de contabilização por documento previamente cadastrado.
  • Veículo previamente cadastrado.

      Objetivo

Configurar os parâmetros necessários para a inclusão de um acerto de viagem próprio e realizar a inclusão manual e fechamento do mesmo.

      Como fazer?

Configuração de Parâmetros do Acerto de Viagem Próprio

1. Em Conteúdo, no menu principal do Avacorp I, acessar: Frota > Parâmetros > Parâmetros do Acerto de Viagem próprio.

1.1 Selecionar a unidade em que deseja realizar a configuração dos parâmetros e pressionar Incluir (+).

1.2 Na tela "Incluindo Parâmetros", marcar os documentos a serem pesquisados e selecionar qual data o filtro deve utilizar para buscá-los. Em seguida, incluir o formulário de impressão, preencher a condição de pagamento e selecionar o tipo de contabilização do acerto de viagem.

Descrição de parâmetros:

  • Data de Corte para Manifestos sem Acerto: Possibilita definir uma data de corte para informar os manifestos que não constam em um acerto de viagem próprio.
  • Pagar diária.
    • Sim:  Os valores das diárias serão calculados no acerto.
    • Na Folha: As diárias somente serão exibidas no acerto, mas não farão parte do cálculo. Na contabilização, será exibido o cálculo com as diárias.

No grupo "Acerto de Viagem Para o Mesmo Período e Motorista", podemos definir o comportamento do sistema ao encontrar acerto em aberto para o mesmo veículo e motorista.

  • Ação:  Definir qual ação o sistema vai tomar quando encontrar um acerto de viagem
    • Ignorar: O sistema irá ignorar o acerto em aberto e será possivel incluir um novo acerto.
    • Avisar: O sistema irá exibir uma mensagem com os acertos em aberto  e será possivel confirmar a inclusão do acerto, porem ficará com semáforo de documento incompleto.
    • Bloquear: O sistema irá exibir uma mensagem com os acertos em aberto e não será possivel confirmar a inclusão do acerto.
  • Abrangência:
    • Não: Irá buscar em todo grupo os acertos pendentes.
    • Filial e Unidade: Ira buscar na filial e unidades acertos pendentes.
    • Empresa: Irá buscar na empresa acertos pendentes.

Aba "2 - Comissão":

Grupo "Comissão".

  • Reduzido: Informar o Reduzido utilizado para Acerto de Viagem Próprio.
  • Histórico: Informar o Histórico utilizado para Acerto de Viagem Próprio.
  • Centro de Custo: Informar o Centro de Custo utilizado para Acerto de Viagem Próprio.
  • % Base Comissão: Informar a porcentagem base para cálculo da comissão do motorista.
  • Calcular Comissão Por: Permite selecionar se a comissão será calculada baseada na Receita ou no Custo de Viagem do Acerto de Viagem Próprio.
  • Buscar Configuração Cálculo Comissão Motorista: Permite informar a origem da configuração das porcentagens para cálculo da comissão. Opções para ser buscada: "Parâmetros da Filial/Unidade do Acerto", "Veículo - Config Tipo Documento / Tipo de Veículo" e "Veículo - Faixa de Consumo".
  • % Comissão: Informar a porcentagem da comissão que será baseada sobre a porcentagem informada na base da comissão.
  • Valor Km Rodado: Informar o valor por quilômetro rodado que será considerado para calcular a comissão em opções de configuração.
  • Verifica se Motorista Comissiona: Aciona a validação de comissionamento do Motorista no cálculo do Acerto de Viagem Próprio.

Grupo "Dedução da Base de Calculo de Comissão do Motorista".

  • ICMS: Permite definir se o ICMS dos Conhecimentos será acrescido ou não no desconto para cálculo da base. Opções: "Sim" e "Não"

1.3 Para concluir as parametrizações realizadas, clique em Confirmar.

Emissão Manual e Fechamento de um Acerto de Viagem Próprio

2. Em Conteúdo, no menu principal do Avacorp I, acessar: Frota > Acerto de Viagem > Acerto de Viagem.

2.1 Em "Acerto de Viagem", pressionar o botão Incluir.

2.2 No formulário "Incluindo Acerto de Viagem", preencher os campos Veículo  e Motorista,  além dos campos Data e Hora nos grupos Saída e Chegada. Os demais campos serão preenchidos automaticamente e o cálculo dos valores será realizado.

2.3 Caso o botão Calcular seja pressionado, o sistema irá pesquisar novamente por documentos que estejam vinculados ao veículo e motorista dentro do período especificado para realizar novo cálculo. Ao pressionar Confirmar, o acerto será criado.

2.4 Para fechar o acerto de viagem, basta selecioná-lo e pressionar o botão Fechar Acerto.

2.5 Caso seja necessário que o motorista faça uma devolução de valores, na tela "Acerto de Viagem Próprio - Fechamento", basta selecionar como o saldo do motorista será lançado (adiantamento para uma próxima viagem do motorista e/ou no caixa da empresa), preencher os demais campos e pressionar Confirmar.

Lançamento de saldo do motorista

Utilizando Créditos do Motorista

3.  Na aba "3 - Créditos Motorista", pressionar Incluir ou Incluir por Período .

Inclusão de Crédito Motorista

3.1 Selecionar Diária e Data. No caso de uma inclusão por período, selecionar também a Data Final do período das diárias.

Inclusão por período

3.2 Ao pressionar Confirmar, a diária será inclusa como crédito ao motorista no cálculo do acerto.

Dúvidas Frequentes
Adiantamentos

4. Estarão vinculados ao acerto adiantamentos que tenham sido previamente pagos ao motorista informado, desde que estejam vinculados ao mesmo veículo e tenham sido emitidos no mesmo período definido no acerto de viagem.

Aba "2 - Adiantamentos"

Receitas

5. Estarão vinculadas ao acerto todas as receitas provenientes de documentos que tenham sido marcados no grupo pesquisa ao configurar os parâmetros do acerto de viagem próprio, desde que, tenham sido emitidos dentro do período informado no acerto e estejam vinculados ao mesmo veículo e motorista que foram registrados no acerto de viagem.

Aba "4 - Receitas"

Despesas

6. Estarão vinculadas ao acerto quaisquer despesas de notas fiscais de entrada, notas de abastecimento (seja veículo ou refrigeração) e notas fiscais simplificadas desde que tenham sido emitidas dentro do período estipulado e estejam vinculadas ao mesmo veículo e motorista informados no acerto de viagem.

Aba "5 - Despesas"

Parcelas

7. Caso o motorista precise ser ressarcido, é possível acessar a aba "6 - Outros" e selecionar uma condição de pagamento. Em seguida, o sistema irá gerar automaticamente parcelas referente ao valor definido no cálculo do acerto de acordo com a opção escolhida. Ao marcar a opção "Alterar Parcelas Manualmente", é possível alterar a(s) parcela(s) gerada(s) pelo sistema.

Aba "6 - Outros"

      Para enviar dúvidas ou sugestões preencha as informações abaixo:

Nome (obrigatório):

E-mail (obrigatório):

Informe a sua Empresa (obrigatório):

Telefone para contato:
-

Sua mensagem:

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados


Top