Manual de Ordem de Serviço Avacorp I | Praxio - AvaWiki



Manual de Ordem de Serviço Avacorp I

     Conceito

Uma ordem de serviço (OS) é um documento formal emitido no âmbito da empresa, no qual são descritas todas as informações referentes a um serviço prestado.

     Objetivo

  • Inclusão de Objetivo de Ordem de Serviço
  • Inclusão de Ordem de Serviço
  • Inclusão de Solicitação de Material, Requisição de Material e Solicitação de Compra na Ordem de Serviço

      Como fazer?

Parâmetros da Ordem de Serviço

Para realizar a parametrização da Ordem de Serviço acesse o caminho Frota > Parâmetros > Parâmetros da Ordem de Serviço.

 

Grupo Configuração, aba "1 - Gerais".

  • Dif. Nº: Intervalo de 1 a 9.
  • Utilizar Valor Requisição: O campo possui as opções: Médio e Venda.
  • Qtd. Dias Validar Inclusão: O campo valida a quantidade de dias, anteriores ou posteriores a data da emissão, que pode ser informado.
  • Informar Item Documento: O campo possui as opções: Não, Sim (vincular a nota fiscal de entrada) e Sim (gerar a Ordem de Compra).
  • Limite Diferença Marcador: Campo editável.
  • Aplicar Limite Diferença Marcador: Entre ordem de serviço.
  • Permitir Utilizar:
  • Habilitar Requisição Material:
  • Contabilização: Habilitado para selecionar o Tipo de Contabilização.
  • Defeitos próxima O.S.:
  • Qtd. Máx Dias Execução Serviço: Campo editável.
  • Obrigatório informar Motivo na Parada de Serviço: Permite marcar se, ao realizar a parada de um Serviço da Ordem de Serviço, será ou não obrigatório a informação do motivo dessa parada.

 

Grupo Configuração, aba "2 - Ponto da Ordem de Serviço".

  • Permitir Incluir Serviço Pelo Ponto: Opções; "Sim" Inclui qualquer serviço através do ponto, "Não"  Apenas Serviços já existentes na Ordem de Serviço
  • Obrigatório Serviço ao iniciar ponto:  Opções "Sim" e "Não".

Grupo Configuração, aba "3 - Impressão".

Grupo "2 - Filtros".

  • Filtro por Data: Permite definir por qual tipo de data os filtros da tela serão filtrados. Opções: "Emissão" e "Fechamento".
  • Intervalo de Dias: Permite definir o intervalo de dias padrão para aplicação dos filtros.

 

Objetivos da Ordem de Serviço

Para realizar o cadastro do objetivo da Ordem de Serviço acesse o caminho Cadastros Básicos › Frota › Objetivos da Ordem de Serviço.

Configuração do Objetivo da Ordem de Serviço:

  • Descrição: Informe a  descrição do Objetivo da Ordem de Serviço
  • Situação: Opções: "Ativo" e "Inativo", essa configuração definira se o Objetivo será disponibilizado para exibição na inclusão da Ordem de Serviço
  • Descontar Despesas do Agregado: Opções: "Sim" e "Não".
  • Adicionar defeito na Ordem de Serviço: Esse parâmetro permite que os defeitos vinculados a esse objetivo sejam preenchidos automaticamente na Ordem de Serviço, quando informado o Objetivo que estiver com o parâmetro marcado. Caso o parâmetro não esteja marcado, nenhum defeito será levado automaticamente.

"Sim": O valor incluso no serviço realizado, será descontado do Agregado.  O documento pelo qual ocorrerá esse desconto é o Acerto de Viagem Agregado.

"Não": Não ocorrerá vinculação da despesa gerada na Ordem de Serviço no Acerto de Viagem Agregado.

Ao incluir o Acerto de viagem Agregado, será vinculado a despesa gerada a partir da Ordem de Serviço de forma automática com tipo abreviado "OS", conforme o exemplo abaixo:

Ordem de Serviço com Manutenção Preventiva

1. Acesse o Avacorp I - Frota - Manutenção - Ordem de Serviço e clique no botão Incluir para a inclusão do registro. Ao abrir o formulário, no campo Tipo de Manutenção selecione a opção Preventiva.

1.1 Na aba 1 - Principal, informe os seguintes campos: Objetivo, Perfil, Tipo: Interno ou Externo e Veículo.

Ao selecionar o Tipo: Externo, é necessário informar os campos: Fornecedor e Contato.

2. Na aba 2 - Defeitos clique no botão Incluir, ao abrir o formulário preencha os dados conforme a necessidade.

2.1 Clique no botão Confirmar para salvar os dados.

3. Na aba 3 - Manutenção Preventiva, selecione os produtos que deseja autorizar, conforme a previsão de troca estipulada para o veículo informado na aba anterior. Se necessário, utilize a opção Autorizar Todos

4. Na aba 4 - Equipamentos clique no botão Incluir, ao abrir o formulário preencha os dados conforme a necessidade da Empresa.

4.1 Clique no botão Confirmar para salvar os dados.

5. Na aba 5 - Observação, descreva a observação conforme a necessidade da Empresa.

Clique em Confirmar, para concluir a inclusão da Ordem de Serviço.

6. Para executar a manutenção preventiva, acesse a tela principal da Ordem de Serviço, o botão Defeitos/Serviços/Horas, aba 2- Manutenção Preventiva.

6.1 Selecione o produto, se necessário utilize a opção: Marcar Todos, clique em Executar Preventiva. E clique em OK na mensagem: "Confirma a execução dos itens selecionados da manutenção preventiva como realizados?" 

7. Finalize a Ordem de Serviço, utilizando o botão Encerrar, que fica na tela principal da Ordem de Serviço. É obrigatório informar a data e a hora. Caso necessário, marque a opção: Lançar defeitos em aberto na próxima OS aberta para este veículo.

7.1 Clique no botão Confirmar para salvar os dados.

Ordem de Serviço com Manutenção Corretiva

1. Acesse o Avacorp I - Frota - Manutenção - Ordem de Serviço, e clique no botão Incluir para a inclusão do registro. Ao abrir o formulário, no campo Tipo de Manutenção selecione a opção Corretiva.

1.1 Na aba 1 - Principal, informe os seguintes campos: Objetivo, Perfil, Solicitante, Tipo: Interno ou Externo e Veículo.

Ao selecionar o Tipo: Externo, é necessário informar os campos: Fornecedor e Contato.

2. Na aba 2 - Defeitos clique no botão Incluir, ao abrir o formulário preencha os dados conforme o defeito que se aplica a Ordem de Serviço que está sendo gerada.

2.1 Clique no botão Confirmar para salvar os dados.

A aba 3- Manutenção Preventiva não aceita autorizar o tipo Manutenção Corretiva.

3. Na aba 4 - Equipamentos clique no botão Incluir, caso se aplique a Ordem de Serviçoao abrir o formulário preencha os dados conforme solicitados.

3.1 Clique no botão Confirmar para salvar os dados.

4. Na aba 5 - Observação, descreva a observação conforme a necessidade da Ordem de Serviço realizada.

Clique em Confirmar, para concluir a inclusão da Ordem de Serviço.

5. Finalize a Ordem de Serviço, utilizando o botão Encerrar, que fica na tela principal da Ordem de Serviço. É obrigatório informar a data e a hora. Caso necessário, marque a opção: Lançar defeitos em aberto na próxima OS aberta para este veículo.

5.1 Clique no botão Confirmar para salvar os dados.

Defeitos/Serviços/Horas

1. Ao incluir uma Ordem de Serviço que possui informações na aba 2 -Defeitos, utilize o botão Defeitos/Serviços/Horas, na tela da Ordem de Serviço. Para informar as horas de serviço para o respectivo defeito.

2. Ao abrir o formulário, selecione o defeito, que carregará automaticamente conforme o preenchimento da Ordem de Serviço. No campo Serviço(s), clique em Incluir. Preencha os campos conforme o serviço prestado.

2.1 Clique no botão Confirmar para salvar os dados.

3. Ao selecionar o serviço informado no campo anterior. No campo Hora(s) clique em Incluir. Preencha os campos conforme as horas prestadas do serviço executado.

3.1 Clique no botão Confirmar para salvar os dados.

4. Para executar a manutenção preventiva, acesse a aba 2- Manutenção Preventiva.

4.1 Selecione o produto, se necessário utilize a opção: Marcar Todos, clique em Executar Preventiva. E clique em OK na mensagem: "Confirma a execução dos itens selecionados da manutenção preventiva como realizados?" 

Solicitação de Material

 

1.  A solicitação de Material pode ser realizada através da ação do Item Requisição/Compra de Material, através do botão Incluir poderá informar o Material necessário para a realização da Ordem de Serviço.

 Através da solicitação de Material, um emissor demonstra a necessidade de determinado(s) materiais necessários para a prestação do Serviço.

 

 

Solicitação de Compra

 

1.  A solicitação de Compra pode ser realizada através da ação do Item Requisição/Compra de Material, através do botão Incluir poderá informar o Produto faltante para a realização da Ordem de Serviço.

2.  Através do campo Fornecedor sem informações, poderá solicitar Orçamentos e a geração da Ordem de Compra.

O Orçamento continuará seu fluxo na tela Orçamentos (Gestão de Compra), e a Ordem de Compra poderá ser gerada na mesma tela.

3.  Através do campo Observação da Ordem de Compra, será possível identificar o número do Orçamento, da Solicitação de Compra e da Ordem de Serviço.

4.  Através do campo Fornecedor, poderá indicar as informações necessárias para a geração da Ordem de Compra, sem a necessidade de Orçamento.

5.  através do botão Gerar Ordem de Compra poderá gerar automaticamente a Ordem de Compra conforme o item informado na Solicitação de Compra.

A Ordem de Compra continuará seu fluxo na tela Manutenção de Ordem de Compra.

6.  Através do campo Origem da Ordem de Compra será possível identificar o número da Ordem de Serviço.

 

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados


Top