Manual Histórico de Marcadores | Praxio - AvaWiki



Manual Histórico de Marcadores

      Conceito

Hodômetro/Odômetro é o equipamento destinado a medir a distância, em quilômetros, percorrida por um veículo. Normalmente é indicado através de um visor, no painel do veículo, identificado com a palavra “ODO” para a distância total e “DST” para distâncias parciais.

O histórico dos marcadores tem por objetivo gravar todas as informações do Odômetro/Horímetro à partir dos documentos vinculados ao veículo (nota fiscais do transporte, por exemplo).

     Precondição

  • Veículos previamente cadastrados.
  • Empresa/Filial/Unidade previamente cadastrada.

      Objetivo

Definir a configuração para utilizar o histórico de marcadores e realizar a verificação do mesmo.

     Regras do Sistema

Para buscar informações dos marcadores, serão utilizadas as seguintes condições:

  • O marcador anterior sempre será o último marcador informado no sistema para o mesmo tipo do marcador, ou seja, o marcador anterior nunca será de um tipo de marcador diferente do que está sendo incluso. Exemplo: Refrigeração somente irá buscar por marcadores de refrigeração.
  • É possível configurar para validar o número do marcador com todos os tipos de marcadores do sistema.
  • O marcador anterior somente é exibido após a inclusão do documento.
  • Quando um marcador ficar com semáforo de erro, não será exibido o marcador anterior.
  • Quando o marcador exibir o semáforo Ajustado Livremente, este será ignorado na busca dos marcadores.

Lista com todos os tipos de marcadores.

Legenda dos semáforos dos marcadores.

      Como fazer?

Como configurar e utilizar o histórico de marcadores

1. Acesse o caminho: Avacorp I > Cadastros > Estrutura Holding > Empresa.

2. Selecione a empresa para verificar a configuração do histórico de marcador e pressione o botão Frota.

No agrupamento Marcador possuímos os seguintes configurações do histórico de marcadores:

  • Validar Marcador: Define se o marcador a ser incluso será validade de acordo com o mesmo tipo de marcador ou se poderá ser validado com todos os tipos de marcador. Possui as opções: Do mesmo Tipo de marcador ou De Todos os Tipos de marcador.
  • Ação Validação: Permite bloquear a inclusão ou confirmação de um documento caso a mensagem de  validação do marcador não seja solucionada. Possui as opções:
    • Avisar: Permite continuar a inclusão do documento caso corra uma mensagem de validação e a mesma não seja solucionada. Nesta opção o registro do marcador ficará semáforo de erro.
    • Bloquear: Não permite incluir o documento caso ocorra uma mensagem de validação e a mesma não seja solucionada.
  • Validar Marcador X Capacidade do Tanque: Permite validar se o  abastecimento excede o tamanho do tranque do veiculo, conforme registrado no cadastro do veículo.
  • % Tolerância Marcador X Capacidade Tanque: Este campo é habilitado quando o campo anterior está marcado. Neste campo é possível incluir uma tolerância a exceder do tranque ao incluir um abastecimento.
  • Cálculo Média Consumo Refrigeração: Permite definir como será realizado o cálculo da média do consumo dos abastecimentos de refrigeração. Possui as opções: Litros/Horas ou Horas/Litros.
  • Buscar Marcador: Define se será utilizado o histórico de marcadores das outras empresas do grupo ao informar um novo marcador. Possui as opções: Da empresa logada ou de Todas as empresa.
  • Km Rodado Diário: Permite definir um valor de KM rodado por dia pelo veiculo.

 

3. Após as configurações da empresa, é possível incluir um documento e começar a formar o histórico de marcadores do veículo. A inclusão de marcadores seguirá a mesma regra para qualquer documento, abaixo realizamos um exemplo com o Abastecimento Interno (caminho: Avacorp I >Frota › Abastecimento › Abastecimento Interno).

4. Ao incluir o documento, quando informado o odômetro não será realizado a busca do marcador anterior e diferença. Estas informações serão buscados e exibidos após a inclusão do documento.

Ao consultar o documento após a inclusão, é apresentado o marcador anterior e o marcador diferença.

5. Caso não esteja aparecendo os marcadores corretamente no documento, é possível verificar se o marcador ficou com semáforo de erro. Para acessar esta informação selecione o documento e pressione a ação Marcadores.

5.1 Será exibido somente o marcador referente ao documento selecionado. Edite ou consulte o registro e verifique a aba de "2 - Erros" caso necessário.

6. Para visualizar o histórico de marcadores completo, acesse o caminho: Avacorp I > Cadastros › Veículo › Veículo.

7. Selecione o veículo e acesse a ação Histórico de Marcadores.

7.1 Ao acessar a tela serão exibidos todos os marcadores conforme o filtro no topo da tela, sendo possível escolher os tipos que gostaria que fossem exibidos na tela, para isso pressione o botão + no filtro Tipo Marcador.

Como realizar um agrupamento de veículos.

1. Acesse o caminho: Avacorp I > Cadastros › Veículo › Veículo.

2. Selecione o veículo e acesse a ação Histórico de Marcadores.

3. Quando o histórico possuir mais de um abastecimento do mesmo documento e com marcador e data de inclusão iguais, será possível realizar o agrupamento deste abastecimento para que o semáforo de erro não seja apresentado. Casos como este ocorrem quando é emitido mais de uma nota fiscal para o mesmo abastecimento.

Para realizar o agrupamento apenas pressione a ação Agrupar Abastecimentos(não é necessário selecionar um registro para acessar esta opção.)

3. Ao abrir a tela serão apresentados todos os documento que possuem tipo de marcador, documento e marcador iguais. Selecione todos os abastecimento que serão agrupados e pressione o botão Confirmar.

Lembrando que não é possível agrupar documentos ou tipo de marcadores diferentes.

4. Ao retornar para para o histórico dos marcadores, aparecerá um registro de agrupamento de abastecimento e ao pressionar a ação do item Marcadores, será possível visualizar todos os abastecimentos do agrupamento.

      Para enviar dúvidas ou sugestões preencha as informações abaixo:

Nome (obrigatório):

E-mail (obrigatório):

Informe a sua Empresa (obrigatório):

Telefone para contato:
-

Sua mensagem:

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados


Top