Como Integrar o Avacorp com AD? | Praxio - AvaWiki



Como Integrar o Avacorp com AD?

   O que é ?

Processo que possibilita configurar um servidor de AD para autenticar o login de usuários no Avacorp.

   Quando utilizar ?

Deve-se utilizar este processo quando for necessário integrar o Avacorp e autenticar o login de usuários em um Servidor de AD.

   Como fazer ?

1. Para começar acesse o módulo Segurança selecionando a opção Cadastros Básicos/Usuários/Grupos/Manutenção:

Módulo de Segurança.

Módulo de Segurança.

1.1. Na tela Cadastro de Usuários/Grupo de Usuários clique com o botão direito selecionando a opção Configurações/Parâmetros do sistema:

Cadastros de usuários e grupos de usuários.

Cadastros de usuários e grupos de usuários.

1.2. Ao abrir a tela Parâmetros do Sistema, siga para a aba 2-Continuação e preencha os campos conforme as informações abaixo:

• Validar acesso pelo Active Directory: Preencha com a opção Sim para validar o AD.

• Nome do servidor AD: Preencha com o nome do servidor AD.

• Porta servidor AD: Preencha com a porta do servidor AD.

• Domínio: Preencha o domínio do servidor.

• Restrição de acesso por variáveis de ambiente: Este campo não é obrigatório, preencha se for necessário de acordo com as regras especificadas na tela. Se este campo for preenchido, o usuário só conseguirá acessar o sistema se a condição for verdadeira.

Após preencher os campos clique em Confirmar para gravar as alterações.

Parâmetros do Sistema.

Parâmetros do Sistema.

2. É possível inserir algumas configurações para o usuário. Na tela Cadastro de Usuários/Grupo de Usuários selecione o usuário desejado e clique com o botão direito selecionando a opção Alterar, ou então, clique no botão Alterar na parte inferior da tela:

Cadastro de usuários e grupo de usuários.

Cadastro de usuários e grupo de usuários.

2.1. Na tela Alterando Usuário siga para a aba 2-Continuação e preencha os campos conforme as informações abaixo:

• Validar acesso pelo Active Directory: Por padrão, após preencher os parâmetros do sistema, este campo estará preenchido com a opção Padrão sistema e desta forma fará a validação de acordo com o que está configurado nos parâmetros do sistema. Se for preenchido com a opção Não, este usuário não será validado com o servidor AD no momento do login no sistema. Se for preenchido com a opção Servidor Específico alguns campos serão habilitados para inclusão e o sistema utilizará estes dados para validar o usuário no servidor AD.

• Nome servidor AD: Este campo estará habilitado se o campo Validar acesso pelo Active Directory for Servidor específico. Preencha com o nome do servidor AD que o sistema deverá validar este usuário.

• Porta servidor AD: Este campo estará habilitado se o campo Validar acesso pelo Active Directory for Servidor específico. Preencha com a porta do servidor AD que o sistema deverá validar este usuário.

• Domínio: Este campo estará habilitado se o campo Validar acesso pelo Active Directory for Servidor específico. Preencha com domínio do servidor que o sistema deverá validar este usuário.

• Restrição de acesso por variáveis de ambiente: Este campo segue a mesma especificação do passo 1.2.

Quando estiverem preenchidas estas informações no cadastro do usuário, o sistema levará em consideração as informações aqui cadastradas para validar o login.
Alterando usuário.

Alterando usuário.

Após preencher os campos clique em Confirmar para gravar as alterações.

3. Após efetuar estas configurações no sistema, ao tentar efetuar login o sistema irá validar o usuário informado. Se todas as condições forem verdadeiras o login será efetuado com sucesso. Lembrando que, ao utilizar estas validações o usuário e a senha para logar devem ser iguais as cadastradas no servidor AD. Ao logar utilizando usuário e senha do servidor AD, a senha do usuário no Avacorp será alterada para a senha digitada.

O usuário deve estar previamente cadastrado no Avacorp para realizar esta autenticação.
Login no Avacorp.

Login no Avacorp.

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados


Top