Como configurar Auditoria de Tabelas e Usuários? | Praxio - AvaWiki



Como configurar Auditoria de Tabelas e Usuários?

   O que é ?

Processo que possibilita configurar auditoria de tabelas para todos os usuários ou para usuários específicos.

   Quando utilizar ?

Deve-se utilizar este processo quando for necessário registrar e gravar logs de auditoria de ações de usuários no sistema.

   Como fazer ?

1. Para começar, acesse o módulo Segurança selecionando Ferramentas Administrativas/Auditoria:

Módulo de Segurança.

Módulo de Segurança.

1.1. Na tela Auditoria de Tabelas do Sistema busque a tabela que deseja configurar, marque a mesma e as ações que deseja gravar. Após, clique com o botão direito selecionando a opção Auditoria Usuário:

Tela de auditoria de tabelas do sistema.

Tela de auditoria de tabelas do sistema.

1.2. Ao abrir a tela Auditoria de Tabelas de Sistema busque o usuário desejado e na parte direita da tela marque as opções que deseja realizar a auditoria (Inclusão, Alteração ou Exclusão):

Só será possível marcar ações que já estejam marcadas na auditoria de tabelas no passo 1.1.
Se nenhum usuário for marcado nesta tela, o sistema irá gerar log de auditoria de todos os usuários para esta tabela.
Auditoria de tabelas do sistema.

Auditoria de tabelas do sistema.

Após, clique em Fechar para sair da tela.

1.3. Após sair da tela, na Auditoria de Tabelas do Sistema, clique em Aplicar para confirmar as configurações da auditoria:

Auditoria de Tabelas do Sistema.

Auditoria de Tabelas do Sistema.

2. Para verificar o relatório  dos logs gerados na auditoria, acesse o módulo Segurança selecionando Ferramentas Administrativas/Relatório de Auditoria do Sistema:

Módulo de Segurança.

Módulo de Segurança.

2.1. Na tela Auditoria de Tabelas do Sistema serão apresentadas todas as tabelas que foram configuradas para gerar auditoria. Clique na tabela desejada e em seguida clique no botão Próximo para prosseguir:

Auditoria de tabelas do sistema.

Auditoria de tabelas do sistema.

2.2. Após serão apresentados os campos da tabela selecionada. Nesta etapa é possível selecionar os campos que apareceram no relatório de auditoria. Clique no campo gerado em seguida nos botões para passá-los de um lado para o outro. Em seguida clique em Próximo para prosseguir. Se for necessário, é possível voltar clicando no botão Voltar:

Relação de ações dos botões:

botao_passar1 Passa um único campo para o lado direito da tela. Os campos do lado direito serão exibidos no relatório.

botao_voltar1 Passa um único campo para o lado esquerdo da tela. Os campos do lado esquerdo não serão exibidos no relatório.

botao_passar2 Passa todos os campos para o lado direito da tela. Os campos do lado direito serão exibidos no relatório.

botao_voltar2 Passa todos os campos para o lado esquerdo da tela. Os campos do lado esquerdo não serão exibidos no relatório.

Campos de auditoria de tabela.

Campos de auditoria de tabela.

2.3. Nesta etapa é possível definir os filtros do relatório. Na parte esquerda da tela selecione um ou mais usuários desejados. No botão direito é possível selecionar a opção Marcar todos e Desmarcar todos. Preencha os campos Data inicial Data final. Preencha também os campos de filtro conforme informações abaixo. Em seguida clique em Gerar Relatório:

Filtrar inclusão: Se estiver preenchido com a opção Sim serão apresentadas as informações de Inclusão (Insert) de registros. Se estiver preenchido com Não estas informações não serão apresentadas.

• Filtrar alteração: Se estiver preenchido com a opção Sim serão apresentadas as informações de Alteração (Update) de registros. Se estiver preenchido com Não estas informações não serão apresentadas. Se o campo estiver como Sim os campos Listar valor anterior Somente registros alterados estarão liberados para preenchimento também.

• Filtrar exclusão: Se estiver preenchido com a opção Sim serão apresentadas as informações de Exclusão (Delete) de registros. Se estiver preenchido com Não estas informações não serão apresentadas.

Relatório de auditoria de tabelas do sistema.

Relatório de auditoria de tabelas do sistema.

2.4. Após será emitido o relatório de acordo com as configurações da auditoria e os filtros inseridos:

Relatório de auditoria do sistema.

Relatório de auditoria do sistema. 

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados


Top