Parametrizações de contabilização Nota Fiscal de Entrada Simplificada | Praxio - AvaWiki



Parametrizações de contabilização Nota Fiscal de Entrada Simplificada

   O que é?

Processo que disponibiliza a realizar a parametrização de onde será contabilizada a Nota Fiscal de Entrada simplificada, dando as possibilidades de contabilizar na Nota Fiscal de Entrada, Acerto de Viagem e pela própria nota Fiscal Simples. Todas as configurações são realizadas via parâmetros na tela da nota, parâmetros da empresa e caso possua acesso ao Avacorp I pode ser configurado pelo mesmo em Configurar Fornecedor.

   Como fazer?

Parâmetro Avacorp

Caminho

Frota > Nota Fiscal de Entrada Simplificada > Parâmetros da Empresa > Aba 2 - Continuação.

 1. Para realizar o processo informe o parâmetro sitado acima como Notas a Prazo caso deseja vincular a uma Nota Fiscal de Entrada.

Parâmetro

Vincular a Nota Fiscal de Entrada

1.1. Ao incluir uma Nota Fiscal de Entrada simplificada, podemos ver que o parâmetro Pagamento vai estar como A prazo como definido anteriormente nos parâmetros. Junto a ele vão ser informados automaticamente os parâmetros Gerar Parcelas que ficará igual a Não e o campo Vincular Nota Fiscal Entrada ficará igual Sim.

Caso um desses parâmetros forem alterados o sistema mudará automaticamente as outras opções. Saiba mais nos próximos passos.

Nota

Notas Fiscal de Entrada Simplificada

Parâmetro Avacorp I

Caminho

Conteúdo > Avacorp I > Frota > Nota Fiscal Simples > Configurar Fornecedor

1. Ao entrar na tela de Configurar Fornecedor, clique em incluir

Incluir

Incluir

1.1.Ao incluir configurações deve ser preenchido os campos sitados abaixo:

  • Fornecedor: Selecione o fornecedor que deseja adicionar esse configuração. Lembrando que o mesmo que for configurado deve ser utilizado na inclusão da Nota Fiscal Simples
  • Vincular: Informe se deseja que contabilize na Nota Fiscal de Entrada ou Nota Fiscal Simples.
  • Forma Pagamento: Informe a forma de pagamento. Lembrando que será validado primeiro o Parâmetro Vincular caso estiver Contabilizar na Nota Fiscal de Entrada a opção A vista não irá funcionar, ao incluir a nota o sistema buscará a opção A prazo automaticamente.
  • Radical: Caso selecione Sim para o radical todos os outros CNPJS que possuírem o mesmo radical iram obter a configuração definida para esse fornecedor.

No grupo Fornecedor

  • Reduzido: Informe o reduzido para contabilizar os valores do fornecedor
  • Histórico: Informe o histórico correto desse fornecedor
  • Centro de Custo: Caso o Reduzido possua um centro de custo habilitado preencha esse campo com o centro de custo correto para esse fornecedor.
Configurando Forcedore

Configurando Fornecedores

1.1. Podemos ver que ao incluir no avacorp com os parâmetros definidos no Avacorp I o mesmo puxou os parâmetros definidos.

Inclusão com parâmetro via Avacorp I

Inclusão com parâmetro via Avacorp I

Regra de Negócios dos Campos da aba '3 - Parcelas' da Nota Fiscal de Entrada Simplificada

1. Abaixo podemos ver como funciona a regra dos parâmetros apontados por setas amarelas

  • Gerar Parcelas: Esse campo somente  será informado como Sim quando for contabilizar através da Nota Simples.
  • Pagamento: Esse campo define o tipo de pagamento que será definido, caso esteja Gerar parcelas Sim e o campo for modificado para A Vista  o campo de Gerar parcela vai ser alterado para  Não e a legenda ficará contabilizará no Acerto.
  • Condição de pagamento: Pode ser definido nos parâmetros da unidade ou do Configurações de Faturamento em cadastro do Cliente.
  • Vincular Nota Fiscal Entrada: Quando estiver para vincular os campos a baixos apontados por setas ficarão disponíveis para serem informados, caso estiver como não ficaram desabilitados. Quando estiver como Sim o parâmetro de Gerar parcela ficará como não e a legenda será Contabilizará Através da Nota de Entrada ( Mãe).
Outras Configurações

Outras Configurações

Importação CTF

Ao realizar uma importação de CTF as regras descritas acima também serão validadas.

1. Quando o fornecedor possuir uma configuração por fornecedor no Avacorp I será realizada a configuração de acordo com oque foi parametrizado para o mesmo. Caso não possua configurações via Avacorp I deve ser configurado o parâmetro do Avacorp mostrado no primeiro passo.

Configuração por Avacorp I

Configuração por Avacorp I

1.1. Ao realizar a importação no processo normal, apenas informe o Fornecedor que possua a configuração e confirme a importação

Caminho

Frota > Nota Fiscal de Entrada Simplificada > Menu PoPUp > Importar CTF.

Importação CTF

Importação CTF

1.2. Ao concluir o processo, podemos ver a mensagem de Processo Concluído  e logo após feche a tela e consulte a nota para ver se pegou as informações corretas.

Concluido

Concluído

1.3. Ao consultar podemos ver que está como Contabilizará Através da Nota Simples E tipo de pagamento  A Prazo de acordo com oque foi parametrizado pelo Avacorp I. Caso esteja pelo parâmetro do Avacorp, ele irá respeitar caso deseja vincular a uma Nota Fiscal de Entrada ou não.

Consultando Nota

Consultando Nota

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados


Top