Manual Trajeto Circular | Praxio - AvaWiki



Manual Trajeto Circular

   O que é?

Processo que disponibiliza a utilização de um Trajeto Circular, esse trajeto tem como características determinantes as seguintes premissas: A filial destino, quando utilizado trajeto circular, deve ser a igual a filial de origem e as filiais do percurso desse Trajeto Circular, poderão Manifestar normalmente para a filial de origem(que será a destino) ou para as filiais seguintes do Percurso utilizando o mesmo Trajeto.

   Quando utilizar?

Quando após realizar um descarregamento em alguma filial do percurso, é necessário realizando um carregamento para  a filial de origem.

   Como fazer?

1.0.  O primeiro passo para incluir um Trajeto Circular, é acessar a tela onde encontram-se os Trajetos, para isso, acesse o módulo Operacional/Menu Privado/Cadastros Básicos/Trajetos/Manutentção.

Acessando Trajetos

, Acessando Trajetos

 

1.1. Na tela “Trajetos“,  clique com o botão direito e selecione a opção Incluir, dessa forma, estaremos iniciando a inclusão de um novo Trajeto.

Incluindo Trajeto

Incluindo Trajeto

 

2.0. No formulário de inclusão do Trajeto, existe o novo campo criado, que se chama Trajeto Circular, que pode ser definido como Sim ou Não. Caso seja definido como Sim, será possível informar no Manifesto, filial/unidade Destino equivalente à Filial de Origem. Em seguida, confirme a inclusão do Trajeto.

Definindo Trajeto como Circular

Definindo Trajeto como Circular

Também será necessário incluir um Percurso para o Trajeto, antes de utiliza-lo no Manifesto.

 

2.1. Após terminar a inclusão do percurso, partiremos para a inclusão do Manifesto, para isso acesse o módulo Operacional/Manifesto/Manutenção.

Acessando Manifesto

Acessando Manifesto

 

2.2. Na tela dos Manifestos, selecione a opção Incluir através do botão no lado inferior da tela ou através da opção Incluir no botão direito.

Incluindo Manifesto

Incluindo Manifesto

 

2.3. No formulário de inclusão do Manifesto notem que a filial Destino informada é a mesma que a filial Origem,

Filial Destino igual à Filial Origem

Filial Destino igual à Filial Origem

 

2.3. Sendo assim, será exibida uma mensagem informando que pra esses casos, é necessário incluir um Trajeto Circular nesse Manifesto.

Validação de Trajeto Circular

Validação de Trajeto Circular

 

2.4. Para poder concluir o processo, buscaremos pelo Trajeto que acabamos de incluir, para isso, basta desferir um duplo clique sobre o campo Trajeto ou pressionar a tecla F9 com o campo selecionado, fazendo isso, será aberta a tela abaixo, nela, selecionaremos o Trajeto incluído antes e clicaremos sobre o botão selecionar, posicionado no canto inferior da tela.

Selecionando Trajeto

Selecionando Trajeto

 

Outro ponto, é que é possível incluir mais de uma vez, a mesma filial/unidade no percurso do trajeto

Trajeto com percursos repetidos

Trajeto com percursos repetidos

 

2.5. Após selecionar o Trajeto, o processo de inclusão do Manifesto segue o mesmo, a diferença será no momento de realizar a chegada.

Trajeto selecionado

Trajeto selecionado

 

3.0. Agora, veremos um exemplo da utilização do Trajeto Circular, em viagens entre filiais. Para iniciar esse processo, estaremos incluindo um novo Manifesto através do botão localizado no lado inferior da tela “Manifestos”, através da opção Incluir no botão direito. Essa inclusão será feita na filial 1 (Porto Alegre) pois será nela que daremos início à viagem.

Incluindo novo Manifesto

Incluindo novo Manifesto

 

3.1. Na inclusão do Manifesto, Estaremos utilizando o Trajeto de numero 1196, o ” Circular 2″ que é um Trajeto Circular e, por consequência,  a filial destino também será a filial 1(Porto Alegre). Além desse trajeto, estaremos utilizando nessas viagens o veículo JON1010, o mesmo foi incluído para utilização específica nesses testes.

Trajeto e Veículo utilizados

Trajeto e Veículo utilizados

 

3.1.1. Estaremos consultando os Percursos do Trajeto que estaremos utilizando nesse Manifesto, para fazer isso, basta clicar com o botão direito sobre o Trajeto desejado e selecionar a opção Percursos do Trajeto.

Consultando Percursos do Trajeto Circular

Consultando Percursos do Trajeto Circular

 

3.1.2 Abaixo, segue o Percurso informado no Trajeto que estaremos utilizando, o mesmo passa, respectivamente, nas filiais 1, 13, 4, e 1 novamente.

Percursos do Trajeto

Percursos do Trajeto

 

3.2. Após definir as informações de Trajeto, Veículo, Motorista, etc, estaremos compondo esse Manifesto. Após a realização da Composição, confirmaremos a inclusão do mesmo.

Confirmando inclusão

Confirmando inclusão

 

3.3. Após confirmar a inclusão do Manifesto, se faz necessário imprimir o mesmo, para isso, clique com o botão direito sobre o Manifesto incluso e selecione a opção Impressão | Imprimir Manifesto.

Imprimindo Manifesto

Imprimindo Manifesto

 

3.3.1.  Fazendo isso, será aberta uma nova tela de confirmação de impressão, verifique o número do documento e clique no botão Confirmar

Confirmando impressão

Confirmando impressão

 

4.0. Após imprimir o Manifesto, partiremos para o processo de viagem do veículo, inicialmente, é necessário dar saída da filial onde o veículo está. Para isso, clique com o botão direito na tela e selecione a opção Marcador e Datas de Saída/Chegada | Saída por Veículo(Trajeto)

Dando saída no veículo

Dando saída no veículo

Lembrando que, para que essa opção de viagem do veículo esteja habilitada, é necessário que o parâmetro da Unidade dos Manifesto, Utilizar trajeto agrupando em viagem esteja definido para sim.

Parâmetro necessário

Parâmetro necessário

 

4.1. Ao clicar em Saída por Veículo, será aberta uma nova tela, nela será necessário digitar o veículo e o trajeto utilizado, estaremos utilizando as mesmas informações que usamos para incluir o Manifesto anteriormente, veículo JON1010 e Trajeto 1196(Circular), porém, ao somente digitar o veículo e avançar ao próximo campo, não será buscada a informação do trajeto automaticamente, é necessário informar qual será o trajeto utilizado na viagem que o veículo fara, para isso, basta clicar duas vezes sobre o campo Trajeto.

Digitando veículo para saída

Digitando veículo para saída

 

4.1.1. Clicando sobre o campo, será aberta uma tela de seleção, para então definirmos o trajeto a ser utilizado, estaremos selecionando o trajeto incluso no Manifesto anterior, o 1196.

Selecionando Trajeto Circular

Selecionando Trajeto Circular

 

4.1.2. Ao selecionar o Trajeto da viagem, basta Confirmar a saída do veículo.

Confirmando Saída do Veículo

Confirmando Saída do Veículo

Neste exemplo, não estará sendo utilizado MDF-e, porém, o processo é extremamente semelhante, porém, a cada chegada que o veículo desse, seria necessário Encerrar o MDF-e e gerar um novo na saída do veículo.

4.2. Após confirmar a saída do veículo, será exibida uma mensagem informativa, dizendo que não será gerado MDF-e, pois, na composição, não foi informado nenhum documento que gere o mesmo.

Mensagem de aviso

Mensagem de aviso

 

4.3. Uma vez que foi dada a saída no veículo, o mesmo encontra-se em viagem e não será possível incluir novos Manifestos utilizando o veículo até que ele chegue a alguma das filiais de seu percurso. Para realizar esse processo de chegada, é necessário trocarmos de filial no sistema, estaremos acessando a segunda filial do Percurso do Trajeto desse Manifesto, a filial 3 – Rio Grande.

Trocando de filial

Trocando de filial

 

4.4. Na filial de Rio Grande, a primeira coisa a se fazer é realizar a Chegada do veículo. Para fazer isso, basta clicar com o botão direito na tela, e selecionar a opção Marcador e Datas de Chegada/Saída | Chegada por Veículo.

Realizando Chegada do veículo

Realizando Chegada do veículo

 

4.5. Na tela de Chegada, é necessário digitar o veículo.

Digitando o veículo

Digitando o veículo

 

4.5.1. Após digitar o veículo e tentar avançar ao próximo campo, será exibida a mensagem de que não existe nenhum Manifesto com destino àquela filial porém, caso, existisse algum Manifesto com destino à Rio Grande, seria entendido que foi feito o Descarregamento, ou seja, a Entrega da Carga exatamente nesse momento em que for dada a Chegada. Estaremos confirmando a não existência de Manifesto para esse destino.

Confirmando

Confirmando

 

4.5.2. Agora, basta digitar a informação referente ao Odômetro, se desejar, e clicar no botão Confirmar.

Confirmando

Confirmando

Caso estivesse sendo usado MDF-e, nesse momento, ocorreria o Encerramento do mesmo

 

4.6. Após confirmar a Chegada do Veículo na filial 3(Rio Grande), estaremos incluindo um novo Manifesto afim de “carregar” o veículo com uma nova carga.

Incluindo novo Manifesto

Incluindo novo Manifesto

 

4.6.1. Na inclusão desse Manifesto, no momento de selecionar a filial Destino, poderá ser informado qualquer filial existente no Percurso que esteja adiante, ou seja, com uma sequência maior lá no Percurso do Trajeto.

Selecionando filial destino

Selecionando filial destino

 

4.6.2. Neste exemplo estaremos utilizando a filial 4(Novo Hamburgo) como destino, sendo que ela não é a filial “Final” do nosso Percurso, porém, essa situação simula o caso em que, Carregamos algo na filial 3(Rio Grande) e precisamos descarregar na filial 4 (Novo Hamburgo), porém é importante que não selecionarmos nenhum Trajeto nesse processo, pois o mesmo será buscado automaticamente no momento da saída.

Não selecionando Trajeto

Não selecionando Trajeto

 

4.6.3. Agora, basta compor o Manifesto com os documentos referentes à nova carga e Confirmar a inclusão do Manifesto.

Manifesto composto

Manifesto composto

 

4.7. Após terminar de imprimir o Manifesto, estaremos iniciando o processo de saída do veículo da filial que estamos(4 – Novo Hamburgo). Para isso, clique com o botão direito e selecione a opção  Marcador e Datas de Saída/Chegada | Saída por Veículo(Trajeto).

Iniciando saída do veículo

Iniciando saída do veículo

4.8. Na tela de saída do veículo, iremos simplesmente digitar o veículo que queremos dar a saída e avançaremos ao próximo campo.

Digitando veículo

Digitando veículo

 

4.8.1. Automaticamente serão buscados o Trajeto que está sendo utilizado na viagem do veículo e os Manifestos que estão inclusos para aquele veículo, neste exemplo, incluímos apenas um Manifesto, porém, caso fosse incluso diversos Manifestos, seria necessário utilizar um Percurso que contemplasse todos os Destinos de todos os Manifestos. Estaremos confirmando a saída do veículo.

Confirmando Saída do Veículo

Confirmando Saída do Veículo

 

4.9. Após realizarmos a saída do veículo, o próximo passo é acessarmos o sistema na filial destino do Manifesto incluso anteriormente, que é a filial 4 (Novo Novo Hamburgo)

Acessando filial 4

Acessando filial 4

 

5.0. Ao acessar a filial 4, o primeiro passo é realizar a Chegada do Veículo, da mesma forma que foi feito anteriormente, através do botão direito na tela na opção Marcador e Datas de Chegada/Saída | Chegada por Veículo.

Acessando opção de chegada

Acessando opção de chegada

 

6.0. Na tela de chegada, basta digitar o veículo no campo referente e dessa vez, como existe um Manifesto com destino a filial de Novo Hamburgo(que foi incluído na filial de Rio Grande), o mesmo será trazido na tela e, ao Confirmarmos, o Manifesto incluso na filial 3 será considerado entregue.

Confirmando chegada

Confirmando chegada

 

7.0. Em seguida, na filial de Novo Hamburgo além de realizado esse Descarregamento, será incluso um novo Manifesto, afim de realizarmos um carregamento para a filial 1 (Porto Alegre), que é a nossa filial de origem dessa viagem desse veículo.

Incluindo novo Manifesto

Incluindo novo Manifesto

 

7.1. A inclusão desse Manifesto segue o mesmo padrão da realizada anteriormente na filial 3, basta preencher a filial Destino e o veículo a ser utilizado, atentando apenas para a filial destino e não esquecendo de compor o Manifesto.

Confirmando inclusão do Manifesto

Confirmando inclusão do Manifesto

 

 7.2. Após compor e imprimir o Manifesto recém incluso, estaremos realizando a saída do veículo da filial 4.

Realizando a Saída do Veículo

Realizando a Saída do Veículo

 

7.3. Na tela de saída, novamente, só é necessário digitar o veículo, e, caso necessário, o Odômetro de saída, as informações referente ao Trajeto e os Manifestos daquele veículo serão buscadas automaticamente. Estaremos confirmando a saída do veículo.

Realizando Saída do Veículo

Realizando Saída do Veículo

 

8. Agora, estaremos realizando a troca de filial para a filial 1 – Porto Alegre (que foi onde iniciou a viagem).

Alterando Filial

Alterando Filial

 

8.1. Na filial de Porto Alegre, novamente, estaremos realizando a chegada do Veículo através do botão direito na opção Marcador e Datas de Chegada/Saída | Chegada por Veículo.

Realizando chegada do veículo

Realizando chegada do veículo

 

8.2. Na tela de chegada do veículo, é necessário apenas digitar a sua placa e avançar ao próximo campo. Ao fazer isso, será exibida uma mensagem informando que ainda existem Manifestos sem data de chegada para esse veículo, porém, trata-se apenas de um aviso, não impede o processo.

Mensagem de Aviso

Mensagem de Aviso

 

8.3. Na realização da chegada, após digitar o veículo, neste exemplo feito, serão exibidos dois Manifestos destinados à filial que estamos chegando, o primeiro deles é o primeiro Manifesto que foi incluso, de Porto Alegre para Porto Alegre, o segundo, é o que havia sido incluso na filial de Novo Hamburgo para Porto Alegre,

Manifestos com Destino à Porto Alegre

Manifestos com Destino à Porto Alegre

 

8.4. E por fim, o Manifesto que foi recém incluso, recebe o status de entregue(ou Encerrado no caso de uso do MDF-e).

Manifesto entregue

Manifesto entregue

 

 

 

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados


Top