Como fazer a importação de pedágios via fácil? | Praxio - AvaWiki



Como fazer a importação de pedágios via fácil?

   O que é?

Sistema de importação do SEM PARAR.

   Quando utilizar?

Quando houver necessidade de importação do Sem Parar.

   Como fazer?

1. O primeiro passo é fazer as configurações de documento para a importação. Para isso, acesse o Módulo Cadastro/ Clientes, Fornecedores, etc…/Manutenção:

Manutenção

Manutenção

 

1.1. Na tela Cadastros, busque pelo fornecedor que deseja configurar, utilizando algum dos parâmetros possíveis, como Nome, CNJP, CPF ou mesmo código:

Cadastro

Cadastro

 

1.1.1. Após a busca feita, clique com o botão direito do mouse sobre o fornecedor desejado e selecione a opção Vínculos:

Vinculo

Vínculo

 

1.1.2. Na tela Vínculos do Cadastro, selecione a opção Fornecedor, clicando sobre ela com o botão direito do mouse. Em seguida, clique em Configurações por Tipo de Documento:

Caso a opção Fornecedor não exista, clique com o botão direito do mouse na lista e selecione a opção Incluir e faça o cadastro da opção de Fornecedor.

Tipo de Documento

Tipo de Documento

 

1.1.3. Na tela Parâmetros por Tipo de Documento, clique com o botão direito na lista e selecione a opção Incluir:

Caso a opção Nota Fiscal Simplificada já exista, selecione a opção Alterar em vez de Incluir e pule para o passo 1.1.5. deste manual.

Incluindo Tipo de Documento

Incluindo Tipo de Documento

 

1.1.4. A tela Escolha o Tipo de Documento vai aparecer. No campo Tipo de Documento, selecione a opção Nota Fiscal Simplificada:

 

Selecionar Nota Fiscal Simplificada

Selecionar Nota Fiscal Simplificada

1.1.4.1. Agora, clique em Confirmar:

 

Selecionando e Confirmando

Selecionando e Confirmando

 

1.1.5. A tela Incluindo Parâmetro por Tipo de Documento irá aparecer. Primeiramente, dê dois cliques no campo Padrão EDI para abrir a tela de Tipo de EDI, ou selecione o campo e aperte F9. Também pode ser definido se vai gerar o conta a pagar na importação do pedágio; cada cliente pode configurar de acordo com seus processos.

Incluindo Parâmetro

Incluindo Parâmetro

 

1.1.5.1. Na tela Tipos de EDI, busque pelo EDI CTF – Pedágio sem parar (Notas Simplificadas) de código 2010. Com o EDI correto selecionado, basta clicar no botão Selecionar:

Selecionando EDI

Selecionando EDI

 

1.1.6. De volta a tela Incluindo Parâmetro por Tipo de Documento, preencha o campo Diretório (Pasta) com o endereço do arquivo a ser importado. Também é possível buscar pela pasta dando dois cliques no campo Diretório (Pasta)  para abrir a tela de Procurar Pasta, ou selecionado o campo e apertando F9. O exemplo abaixo é meramente ilustrativo devendo informar o seu endereço verdadeiro que será usado em sua rede de computadores.

Incluindo Parâmetro

Incluindo Parâmetro

 

1.1.6.1. A tela Procurar Pasta irá abrir. Nela, busque pela pasta onde os arquivos de importação estarão salvos e em seguida clique em OK:

Procura Pasta

Procura Pasta

 

1.1.6.2. Agora, preencha o campo Diretório (Pasta), da sessão Mover Para, com o endereço onde o arquivo será salvo após a importação. Também é possível buscar pela pasta dando dois cliques no campo Diretório (Pasta)  para abrir a tela de Procurar Pasta, ou selecionado o campo e apertando F9:

1.1.6.3. A tela Procurar Pasta irá abrir. Nela, busque pela pasta onde os arquivos serão salvos após a importação e em seguida clique em OK:

Procurando Pasta

Procurando Pasta

 

1.1.6.4. De volta a tela Incluindo Parâmetro por Tipo de Documento, preencha os seguintes campos: Valor mínimo importar: seta o valor mínimo para a importação do documento. Gerar conta a pagar na importação do pedágio: selecione a opção desejada, podendo ser Sim ou NãoForma de pagamento: selecione a forma de pagamento para os documentos importados. Em caso de dúvida, contate o setor financeiro da empresa. Agora, basta clicar em Confirmar:

Incluindo Parâmetro

Incluindo Parâmetro

 

2. Agora acesse: Módulo Almoxarifado/ Produtos/ Manutenção:

Almoxarifado

Almoxarifado

 

2.1. Ache o produto Pedágio, na parte inferior da tela, de um clique com o botão direito do mouse e selecione Agrupamento.

Produto

Produto

 

2.2. Selecione e clique com o botão direito do mouse e vá em Alterar.

Alterando

Alterando

 

2.3. Na tela de produtos na opção  Alterando Agrupamento, marque a opção Padrão como Sim e clique em Confirmar:

A importação não poderá ser feita com sucesso sem que haja um agrupamento padrão.

Alterando Agrupamento

Alterando Agrupamento

 

3. Agora a importação já pode ser feita. Para isso, acesse o Módulo Frota/ Nota Fiscal de Entrada Simplificada/Manutenção:

Nota Fiscal de Entrada Simplificada

Nota Fiscal de Entrada Simplificada

 

3.1. Na tela Notas Fiscais de Entrada Simplificada, clique com o botão direito na lista e selecione a opção Importar CTF:

Importar CTF

Importar CTF

 

3.2. A tela Importar CTF irá abrir. Nela, dê dois cliques no campo Fornecedor para abrir a tela de Cadastros, ou selecione o campo e aperte F9:

Importação

Importação

 

3.2.1. A tela Cadastros irá abrir. Nela, busque pelo fornecedor que foi configurado no início deste manual:

Fornecedores

Fornecedores

 

3.2.2. Agora selecione o fornecedor desejado na lista e clique no botão Selecionar:

Fornecedor

Fornecedor

 

3.3. De volta a tela Importação de CTF, diversos campos serão preenchidos automaticamente:

O arquivo a ser importado é o .exp

IMportação CTF

IMportação CTF

3.4. Preencha o campo Data de entrada para contabilização e clique em Confirmar:

Para saber qual data deve constar nesse campo, recomenda-se que entre em contato com o setor contábil ou financeiro da empresa.

Importação CTF

Importação CTF

 

3.5. A tela Informar Dados para Importar CTF irá abrir. Nela, preencha o campo Condição de pagamento:

Caso tenha dúvida sobre a forma de pagamento, entre em contato com o setor financeiro ou contábil da empresa.

Informar dados para Importar

Informar dados para Importar

 

3.5.1. Dê dois cliques no campo Produto para abrir a tela de Produtos, ou selecione o campo e aperte F9:

Produto

Produto

 

3.5.2. A tela Produtos vai abrir. Nela, busque pelo produto desejado:

Lembrando que o produto selecionado nesse campo será usado para as notas importadas que não tiverem nenhum tipo de combustível informado.

Selecionando Produtos

Selecionando Produtos

 

3.6. De volta a tela Informar Dados para Importar CTF, preencha o campo Reduzido e clique em Confirmar para iniciar a importação (código utilizado no exemplo é apenas ilustrativo) após clique em Confirmar:

Caso tenha dúvida sobre o tipo de reduzido que deve ser selecionado, entre em contato com o setor contábil ou financeiro da empresa. Os códigos nos exemplos abaixo são meramente ilustrativo.

Informar Dados

Informar Dados

 

3.7. Caso o processo seja concluído com sucesso, a mensagem “Processo concluído” vai aparecer na tela. Após isso clique em Cancelar.

Clicar em Cancelar

Clicar em Cancelar

 

3.8. Na tela Notas Fiscais de Entrada Simplificadas é possível visualizar as importações feitas:

Nota Fiscal

Nota Fiscal

 

3.9. Na tela Notas Fiscais de Entrada Simplificadas é possível consultar dentro da nota simplificada para verificar se a importação está correta, para isso de um clique com o botão direito do mouse e acesse Consultar:

Consultar

Consultar

 

3.10. Consultando o lançamento:

Consultando

Consultando

 

4. A partir desta etapa o pedágio já pode ser incluso no acerto de viagem.

Considerações finais:

Ao implementar este processo, deve ser feito um teste de importação de apenas alguns lançamentos. Sugiro um arquivo com apenas o conteúdo de 1(um) dia. Após fazer os testes referente ao lançamentos financeiros, contábeis, e acerto de viagens ai pode ser colocado em produção.

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados


Top