Processo de Validação Operacional | Praxio - AvaWiki



Processo de Validação Operacional

     Conceito
O processo Validação Operacional foi desenvolvido para gerenciar o fluxo de emissão da sua Frota. Possibilitando a customização de regras de acordo com a necessidade da empresa, o processo irá exigir justificativas para a situação parametrizada, assim, somente será liberada para emissão novamente após a justificativa ser realizada.
     Precondição
     Objetivo
      Como fazer?
Cadastro de Validação
1.  Acesse o módulo Avacorp I - Operacional - Parâmetro -Validação Operacional Cadastro
2.  Clique no botão
3.  
Será exibida a tela de Cadastro de Validação, na mesma informe uma descrição para fácil identificação da mesma na hora de selecionar.

Esse cadastro pode ser utilizado para mais de uma filial, caso deseje realizar cadastro distinto para filiais distintas terás que fazer mais de um cadastro podendo utilizar exemplo de descrição como: "Validação  Filial 2/ Validação Filial 3".

4.  Após o termino do cadastro, acesse a opção no menu lateral "Regras"  ou caso já possua regras cadastradas e deseje cadastrar um especifico, clique em "Específicos"

Cadastro da Regra

1.  Acesse o módulo Avacorp I - Operacional - Parâmetro -  Validação Operacional Cadastro  - Regra 

2.  Clique no botão 

3.  Será exibida a tela de Cadastro de Regras, na mesma parametrize sua regra conforme a necessidade.

  • Não utilizar tabela – Exigirá justificativa para TODA operação de transporte onde foi definido no frete compra para “Não Utilizar” na opção Utilizar Frete Compra.
  • Ajustar Frete (com tabela) – Se frete ajustado, independente do valor, exigirá justificativa para a operação de transporte.
  • Frete Ajustado > Frete padrão (com tabela) – Quando o valor do frete ajustado é maior que o valor do frete originalmente calculado (valor padrão calculado através da tabela), exigirá justificativa para a operação de transporte.
  • Rentabilidade Frete < Margem de Rentabilidade – Aplicará cálculo para obter margem de rentabilidade do Transporte. Após verifica se o percentual da operação de transporte está dentro da margem definida na regra. Se percentual da operação de transporte é maior que a margem definida, exigirá justificativa para a operação de transporte. No exemplo abaixo NÃO exigiria justificativa.
  • Liberação do Transporte: Ao marcar está opção estará dizendo que, quando, o documento possuir todas as condições da regra, o sistema irá exigir justificativa na emissão do transporte. Para poder seguir o  processo de emissão do Transporte e seus documentos posteriores deverá acessar acessar a tela de Justificativa.
  • Liberação Adiantamento Afretamento: Ao marcar está opção estará dizendo que, quando, o documento possuir todas as condições da regra, o sistema irá exigir justificativa no Adiantamento do gerado através do Afretamento.  Para poder seguir o  processo de emissão de composição ou pagamento do seu adiantamento, deverá acessar a tela de Afretamento - Validação Operacional.
  • Liberação Saldo Afretamento: Ao marcar está opção estará dizendo que, quando, o documento possuir todas as condições da regra, o sistema irá exigir justificativa no Saldo gerado através do Afretamento.  Para poder seguir o  processo de emissão de composição ou pagamento do seu Saldo, deverá acessar a tela de Afretamento - Validação Operacional.

Após realizado os cadastrados das regras, siga para Ações dos Itens.

Ações do Item da Regra

  Aprovar: Aprovação torna uma regra válida para utilização. A regra só será considerada, nos procedimentos que buscam e validam regras, após sua aprovação. A aprovação torna a regra imutável. Ou seja, uma vez aprovada não pode mais ser alterada. Caso o usuário necessite modificar uma regra já provada, deverá utilizar o recurso de “Nova Versão”.

 

Ordenação: Habilita ou desabilita o recurso de alteração da ordem das regras. Por padrão a ordenação é desabilitada na tela, para evitar que o usuário altere a ordenação por engano, quando deseja apenas consultar ou cadastrar regras.

Lembramos que essa funcionalidade somente será atendida quando nos parâmetros da programação de embarque estiverem para buscar "Ordenação de Regra", Caso contrario a ordenação não terás funcionalidade.

Com as setas disponíveis, é possível movimentar a ordem das regras clicando para cima ou para baixo.

Duplicar: Cria uma nova regra idêntica a regra origem, inclusive com os mesmos específicos. A nova regra criada fica pendente de aprovação. Desta forma o usuário poderá alterar a regra conforme sua necessidade para posteriomente aprovar a mesmo.

Nova Versão: Cria uma nova regra idêntica a regra origem, inclusive com os mesmos específicos. A regra origem é automaticamente inativada. A nova regra fica pendente de aprovação. Desta forma o usuário poderá alterar a regra conforme sua necessidade para posteriormente aprovar a mesmo.

Inativar: Inativa a regra selecionada. A inativação é uma ação irreversível e só poderá ser aplicada a regras já aprovadas. Este recurso poderá ser utilizado pelo usuário quando possuir uma regra que não deverá mais ser utilizada. Regras aprovadas não podem ser modificadas nem excluídas. Logo este recurso se faz necessário.

 

Cadastro de Específicos

1.  Acesse o módulo Avacorp I - Operacional - Parâmetro - Cadastro Validação Operacional - Regras - Específicos

2.  Será exibida a tela apresentada abaixo. Na mesma é apresentado as opções de específicos disponíveis para inclusão.

2.1. Para incluir um especifico, basta clicar em um dos botões dentro do grupo "Incluir Por" .

2.2. Abaixo no grupo "Regras com mesmos específicos" apresenta as regras que contém o mesmo especifico já incluso em outras regras.

Atenção: Sempre que incluso um especifico em uma regra, caso o documento de emissão não possua essa condição o mesmo não irá encontrar a regra. 

Vinculando parâmetro

1.  Acesse o módulo Avacorp I - Operacional - Parâmetro - Programação de Embarque

2. Será exibida a tela de parâmetros da programação de embarque, na mesma, clique  na aba " Validações"

4. Após, Informe o código cadastrado anteriormente.

  • Código: Nesse campo informe o código da validação operacional cadastrado anteriormente.
  • Ação regra Não encontrada: Esse campo possui 2 opções( 1 - Bloquear e 2 - Ignorar). Esse campo serve para determinar que ação será tomada quando não encontrar uma regra cadastrada na validação vinculada no campo "Código".
  • Prioridade de Busca por: Esse campo possui 2 opções (1 - Número de Específicos ou Ordenação de Regra);

Monitoramento

1.  Acesse o módulo Avacorp I - Operacional - Robôs - Monitoramento Emissão de Documento Automáticos - Transportes

2. Quando processo de emissão dos documentos caírem em uma regra que exija justificativa no transporte será possível acessar através do botão "Validação Operacional" através da tela de Monitoramento.

3. Será exibida a tela de Validação Operacional - Documento, na mesma clique no botão para incluir uma justificativa.

O restante dos documentos somente serão liberados para emissão após o preenchimento da justificativa.

Validação Operacional

1.  Acesse o módulo Avacorp I - Operacional - Validação Operacional - Justificativa

2. Nessa tela será apresentado os transportes que estão pendentes, liberados automaticamente ou Liberados manualmente.

3. Para realizar informar uma justificativa clique no botão e logo após preencha a mesma.

Afretamento - Validação Operacional

1.  Acesse o módulo Avacorp I - Operacional -  Afretamento -  Afretamento - Validação Operacional

2. Nessa tela será apresentado os saldo e adiantamentos que estão pendentes, liberados automaticamente ou Liberados manualmente.

3. Para realizar informar uma justificativa clique no botão e logo após preencha a mesma.

Lembramos que quando houver integração com Administradora PAMCARY, o PEF/CIOT somente será emitido após informar  a justificativa no saldou e/ou adiantamento. 

 

Como desfazer a parametrização ?

1.  Para desfazer a parametrização acesse o módulo Avacorp I - Operacional - Parâmetro - Programação de Embarque.

2. Apague campo código. E logo após limpar o campo, os botões "Ação regra não encontrada" e "Prioridade de busca por" vão ficar inativos.

 

Dúvidas Frequentes
Onde verificar as Justificativas pendentes ?

As justificativas referentes ao transportes podem ser vistas em dois locais, Avacorp I - Operacional - Validação Operacional - Justificativas através do caminho Avacorp I - Operacional - Robôs - Monitoramento de Documentos Automáticos - Botão Validação Operacional.

Para verificar justificativas de Saldos e Adiantamentos do afretamento, acesse, Avacorp I - Operacional - Afretamento - Afretamento Validação Operacional.

Quando utilizar o processo de Validação Operacional ?

O processo de validação operacional deve ser utilizado quando se há a necessidade de realizar controle de situações especificas de emissões de transportes, saldos ou adiantamentos. Ao iniciar o uso desta funcionalidade quando os documentos atenderem todos requisitos da regra será necessário incluir uma justificativa pra liberar o restante dos documentos para emissão.

É possível incluir específicos em uma regra já aprovada ?

Não é possível incluir específicos em uma regra já aprovada. Deverá criar uma Nova versão da regra ou utilizar a opção Duplicar.

Quando diferenciar quando é liberado "Automaticamente ou Manualmente" e quando é considerado "Automaticamente ou Manualmente"?

É possível identificar através da legenda na tela "Validação Operacional" ou "Afretamento - Validação Operacional". Ambas telas possuem ao lado de cada registro uma legenda avisando sobre o status do mesmo.

Ambas telas possuem 3 status; Pendente, Liberado Automaticamente e Liberado Manualmente.

Pendente: O Registro somente irá ficar nesta situação quando estiver pendente de justificativa.

Liberado Manualmente: O Registro somente irá ficar nesta situação após ser informado uma justificativa.

Liberado Automaticamente: O Registro somente irá ficar nesta situação quando encontrar uma regra e não exigir justificativas.

Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados


Top