Como realizar a Conferência e Separação de Produtos no processo WALMART WMS ? | Praxio - AvaWiki



Como realizar a Conferência e Separação de Produtos no processo WALMART WMS ?
Parâmetros
Cliente WMS

1.0 Para verificarmos os parâmetros necessários para utilização deste processo, estaremos acessando o cadastro do cliente. O mesmo encontra-se no módulo WMS/Cadastros/Clientes Armazenagem/Manutenção.

Acessando o cadastro dos clientes

Acessando o cadastro dos clientes

 

2.0 Uma vez na tela onde estão listados os clientes WMS, acessaremos o cliente desejado em modo de alteração.

Acessando cliente

Acessando cadastro do cliente

 

3.0. Antes de tudo, é necessário verificar o parâmetro Armazém Geral, na aba "4 - Armazém Geral/Impressão" o mesmo deverá estar definido como Não para que os demais parâmetros possam ser habilitados

Parâmetro de Armazém Geral

Parâmetro de Armazém Geral

 

3.1 Após definir o parâmetro de Armazém Geral como não, estaremos aptos a alterar o parâmetro Permite Repetir Código Auxiliar para a opção Em vários produtos

Definindo parâmetro do Código Auxiliar

Definindo parâmetro do Código Auxiliar

 

3.1.2 Ao definir o parâmetro como Em vários produtos, a validação abaixo passará a não existir, e será possível informar o mesmo código auxiliar para diferentes produtos, isso é necessário pois segundo definição, todo o controle item pelo  Operador Logístico  deve ser através de um código chamado UPC, esse campo Código Auxiliar comportará este UPC, para exemplificar: 2 bananas do mesmo tipo mas de fornecedores diferentes terão o mesmo UPC.

Validação

Validação

 

3.2 Após definir o parâmetro referente ao código Auxiliar como Sim, o parâmetro Conferência Atualiza Nota de Entrada ficará ativo, e este parâmetro é qual é utilizado nas validações em todo este novo processo.

Alterando o parâmetro

Alterando o parâmetro

 

3.3. Ao selecionar a opção Sim neste parâmetro, é exibida uma mensagem, alertando sobre a sua funcionalidade.

Passo11

Descrição do parâmetro

Este parâmetro também altera a Separação, permitindo a digitação de Quantidade(e Peso no caso dos produtos Catch Weight), e os valores Separados também serão atualizados na Nota de Separação

Produto

1.0 Para verificarmos os novos parâmetros criados para atender este processo, se faz necessário acessarmos o cadastro de produtos. O mesmo encontra-se no módulo WMS/Cadastros/Produtos/Manutenção

Acessando o cadastro dos produtos

Acessando o cadastro dos produtos

 

2.0 Na tela de listagem dos produtos WMS, selecionaremos um produto e o acessaremos em modo de alteração.

Acessando produto em modo de alteração

 

3.0 Uma vez no formulário de preenchimento dos produtos, devemos acessar a aba 2, na qual podemos verificar o parâmetro que define o tipo de peso do produto. O parâmetro que vai definir a forma na qual o produto será Conferido e Separado é o parâmetro Peso Diferenciado, no mesmo podem ser selecionadas as seguintes opções:

Peso variávelOpção já existente no sistema anteriormente, se utiliza do cadastro de faixas de peso para limitar a variação de peso. (Novo processo não considera esta opção)

Não utilizar: Definir este parâmetro com essa opção significa dizer que este produto será do tipo Peso Fixo. Esse tipo de produto são as mercadorias cujo peso é padrão e não existe controle da quantidade de quilos em estoque, todo o estoque (bem como os recebimentos, expedições e a conciliação) são controlados em quantidades de caixas (Cx).

Peso Médio: Produtos do tipo Peso Médios são aquelas Mercadorias com diferença de peso relevante entre as unidades, e portanto a informação de peso e a quantidade de caixas são informadas no recebimento, para atualização do peso médio no estoque. Os pedidos de separação são sempre em quantidade de caixas, mas a mercadoria é faturada em quilos, baseada no peso médio das caixas.

Catch Weight: Mercadorias controladas no peso individual inclusive para expedição em quilos. Para essa modalidade, a própria separação é solicitada em quilos (embora limitada a um número de caixas).

Parâmetro de Peso Diferenciado

Parâmetro de Peso Diferenciado

3.1 Caso sejam selecionadas as opções Peso Médio ou Catch Weight é importante também informar um percentual de variação, este percentual de variação corresponde ao quanto o peso daquele produto poderá variar e ser aceito durante a Conferência. Em termos práticos, caso o peso informado na Nota Fiscal de Entrada de Armazenagem seja equivalente à 150kg, neste exemplo com o percentual definido em 20%, este produto poderia variar em até 30kg para menos, podendo ser conferido com 120kg. (Peso recebido a mais sempre será devolvido, não sendo aplicado o percentual de variação)

Informando percentual de variação

Informando percentual de variação

Vale ressaltar que, para a utilização dessas duas opções de Peso referenciadas, é necessário que um outro novo parâmetro informado no cadastro do cliente WMS esteja definido como Sim, assim como informa a mensagem

Mensagem de parametrização

Mensagem de parametrização

Nesse processo, os produtos são recebidos, armazenados e devolvidos em Caixas(Cx), portanto, é importante conferirmos se as embalagens do produto estão de acordo.

Embalagens

Embalagens

 

 

4.0. Devido a possibilidade de variação do peso dos produtos neste processo, também é importante que o parâmetro Utilizar palletização padrão esteja definido como Não. Pois os processos modificados e criados foram com base nesse parâmetro também.

Parâmetro da palletização padrão

Parâmetro da palletização padrão

 

Entrada(Recebimento)
Nota Fiscal de Armazenagem

1.0 O primeiro passo, para verificarmos o começo do processo, é acessarmos as Notas Fiscais de Entrada Armazenagem(Processo novo não é disponível para Armazém Geral), para isso, basta acessarmos o módulo WMS/Entradas/Notas Fiscais de Entrada - Armazenagem/ Manutenção.

Acessando as Notas de Entrada

Acessando as Notas de Entrada

 

2.0  Em seguida, estremos consultando uma Nota a qual está pendente de Conferência.

Consultando

Consultando

Não estaremos entrando no mérito do processo de inclusão dessas Notas Fiscais de Armazenagem, pois o mesmo se dá através de importação arquivos EDI, portanto, estaremos utilizando estes exemplos já inclusos afim de apenas explanar o processo

3.0. Na consulta, acessaremos a aba "2 - Itens" e nela, podemos constatar que foram inclusos produtos de todos os tipos, Pesos Fixos, Pesos Médios e Catch Weight.

Passo15

 

Conferencia Coletor

1.0. O próximo passo, seria a criação da Conferência dos produtos antes de armazená-los. Para isso, acessaremos o módulo WMS/Entradas/Conferências/Manutenção.

Acessando Conferências

Acessando Conferências

 

1.1. Na tela de Conferências, clicaremos com o botão direito e selecionaremos a opção Criar, para assim então abrirmos uma nova tela com as Notas Fiscais a serem selecionadas.

Criando conferência

Criando conferência

 

1.2. Nessa tela selecionaremos as Notas Fiscais de Armazenagem das quais queremos gerar a Conferência via Coletor.

Confirmando geração para Coletor

Confirmando geração para Coletor

A Conferência Manual (pelo Avacorp) ainda não contempla o novo processo.

 

1.3. Após gerar a Conferência, como estamos utilizando o processo Sem palletização padrão, é necessário gerar as etiquetas de cada de produto, para isso, basta clicar com o botão direito sobre a Conferência e selecionar a opção Gerar etiquetas - Itens sem Palletização.

Gerando etiquetas

Gerando etiquetas

 

1.4. Para imprimir as etiquetas, basta digitar o número de etiquetas diretamente na coluna Número Etiquetas, este processo serve para determinar a quantidade de U.Es que serão geradas para Conferência e posterior armazenamento, por exemplo, neste caso abaixo, teremos 5 U.Es para conferir a quantidade e peso do produto PRODUTO PESO FIXO. Após imprimir a quantidade desejada de etiquetas para todos os produtos da Conferência será gerado o serviço para o Coletor e poderemos iniciar o processo de Conferência de fato.

Gerando etiquetas

Gerando etiquetas

 

1.5. Depois de imprimir as etiquetas, podemos conferir como a Conferência ficou através da opção Resumo Conferência, no botão direito.

Acessando resumo de conferência

Acessando resumo de conferência

 

1.6. No resumo, podemos conferir os itens e suas respectivas posições, essa tela é bastante útil pois durante a conferência, os valores que forem sendo conferidos vão sendo atualizados aqui, então é um ótimo local para consultar o andamento da Conferência.

Resumo de Conferência

Resumo de Conferência

 

1.7. O próximo passo, é realizar a Conferência de fato, para isso, é necessário acessarmos o Coletor, o mesmo encontra-se na pasta onde está instalada a aplicação e é referenciado pelo nome de "WmsColetorNovo".

Acessando o Coletor

Acessando o Coletor

 

1.8.1. No menu principal do Coletor, para realizarmos a conferência, clicaremos no botão "Conferência",

Acessando Conferências

Acessando Conferências

 

1.8.2. Caso a parametrização esteja padrão,  a primeira informação a ser digitada será o Lote U.E, no campo Leitura. A U.E que o sistema espera que seja digitada está é exibida na tela, no canto direito superior. Basta digitar e pressionar TAB.

Digitando U.E

Digitando U.E

 

1.8.3. Em seguida, será solicitado o código do produto, o mesmo também é exibido na tela no canto esquerdo superior, novamente só é preciso digitar o código e pressionar a tecla TAB.

Passo26

Digitando o código do Produto

 

1.8.4.  Após informar o código do produto, será necessário informar a quantidade que está sendo separada para aquela U.E. Aqui temos uma diferenciação para cada produto. Estaremos vendo como funciona para cada um dos tipos de Peso.

Peso Fixo: É digitada somente a quantidade, e o peso é calculado automaticamente de acordo com o peso definido na Embalagem, tal como é feito na Nota.

Informando a quantidade

Informando a quantidade Peso Fixo

 

Peso Médio: Agora, estaremos conferindo o produto do tipo Peso Médio, identificado pelo código 2, no nosso cadastro.

Produto de codigo

Produto de código 2

Neste caso, são digitáveis tanto Quantidade quanto Peso e neste tipo de produto, existe uma mensagem que informa se o Peso digitado, está dentro ou fora do Peso Médio cadastrado para a embalagem com o percentual de variação. Caso seja digitado um Peso de acordo, será exibida a mensagem abaixo. O cálculo que é efetuado aqui é o seguinte: É verificado com o Peso Médio deste produto, que neste caso, de acordo com o cadastro da embalagem é 15. Com esse valor, pegamos a quantidade digitada, que é 4 e multiplicamos um pelo outro, 4x15 = 60. Sobre esses 60, aplicamos o percentual de variação, que neste exemplo é de 15%, portanto, a partir do Peso médio de acordo com a quantidade (60) temos uma possibilidade de variação de 22,5 em peso, ou seja, qualquer peso digitado entre 37,5 e 82,5 seria considerado aceitável para este produto.

Mensagem de OK

Mensagem de OK

 

Entretanto, caso tenha sido digitado um Peso fora do esperado, será exibida a mensagem de alerta, porém, o sistema não impedirá a ação. Caso ocorra alguma divergência, será validado ao final da Conferência.

Mensagem de Alerta

Mensagem de Alerta

Na Conferência, produtos Catch Weight funcionam da mesma forma que produtos Peso Médio, sendo aplicadas as mesmas validações

 

2.0. Após concluir a Conferência, caso tenha ocorrido tudo corretamente, a situação dos produtos na Conferência.

 

 

Onde informar o centro de custo no veículo?
Onde informar o centro de custo no cliente ?
Emissão
Recibo
Conhecimento
Nota Fiscal De Serviço (NFSe)
Print Friendly, PDF & Email

Tutoriais Relacionados


Top